Visão geral de distribuição de empreendedorismo e de uma cultura acadêmica
Resenha: Visão geral de distribuição de empreendedorismo e de uma cultura acadêmica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ClaudioCosta2013 • 26/9/2013 • Resenha • 230 Palavras (1 Páginas) • 343 Visualizações
Resenha
A disseminação do empreendedorismo na cultura acadêmica torna-se cada vez mais imprescindível. Quanto maiores forem os desafios, maior será a importância de uma disseminação cultural empreendedora, capaz de estimular iniciativas, criatividade e inovações. Como foi dito pelo economista Joseph Schumpeter, quando, utilizou a palavra empreendedorismo, em 1950 , como uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
Discorrendo sobre o empreendedorismo, citaremos três autores: Peter Drucker, Fernando Dolabela e Rogério Chér.
Peter Drucker era referenciado por alguns especialistas como o: guru da administração moderna. Entre as décadas de 70 e 80 fez várias observações sobre o empreendedorismo da qual ele chamou de “economia de empreendimentos”.
Segundo Drucker: o empreededorismoé uma questão comportamental, ou seja, uma escolha, porém, inerente a riscos.
Com tudo, tendo em vista de atenuar os riscos uma pessoa que contribuiu para atenuá-los através da disseminação cultural empreendedora foi: Fernando Dolabela.
Sendo o criador dos maiores programas de ensino de empreendedorismo no Brasil na educação básica e universitária, usando a metodologia oficina do empreendedor, utilizados em vários projetos. Rompe paradigmas do “empreendedor nato”, norteando, que qualquer pessoa disposta a desenvolver as características que compõem o perfil do empreendedor e aplicando suas energias na realização de suas aspirações.
Contudo, Rogério Chér, autor do best seller, empreendedorismo na veia. Que enfatiza os empreendedores natos, estimulando a inovação, que todas as pessoas são capazes, que a grande jornada começa com um único passo.
...