Ética e Sustentabilidade
Por: Álvaro Ferreira • 21/10/2016 • Resenha • 452 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
Modelo 7S
O modelo 7s é um modo muito interessante de análise de uma determinada organização. Ele oferece um diagnóstico completo da empresa, demonstrando todas suas características, desde as mais visíveis, ou tangíveis, e até mesmo da intangíveis, referentes a qualidades abstratas, como cultura da empresa e habilidades das pessoas e suas peculiaridades. Essa análise é importantíssima para se obter o conhecimento total sobre a organização, para tomada de decisões e ações que determinarão seu futuro e seu sucesso ou fracasso.
Os 7 pontos deste modelo devem estar em harmonia e relacionados. Com a análise se descobrem pontos fracos que podem promover ações para corrigir o problema diagnosticado e também pontos fortes, que determinam o sucesso da organização.
Partindo para uma análise mais próxima, de uma empresa que trabalhei, podemos definir bem quais são os pontos fracos e o quais são os fortes. A empresa escolhida para análise é a Ferrovia Centro Atlântica, em que trabalhei por um ano e é uma empresa de maior porte.
Observando os 7 pontos, de um modo geral, a empresa tem uma boa gestão, mas há quesitos para melhor. Em relação as estratégias, elas são muito bem definidas, a empresa tem um planejamento de ações para o futuro. Nos sistemas, de um modo geral, era eficiente, porém alguns detalhes simples, como rádios com defeitos ou sem bateria, poderiam gerar atrasos desnecessários. A estrutura e relacionamento entre os departamentos era boa, todos tentavam buscar uma alternativa para o bem comum, apesar de sempre haver, em situações excepcionais algum problema pequeno. Pode-se observar que há uma disseminação dos valores entre os colaboradores, mas poderiam existir maneiras mais criativas de se fazer isso, para gerar uma assimilação menos mecânica. Nessa assimilação dos valores, a maioria dos colaboradores caminham junto com a empresa, buscam o resultado para todos. As equipes estão sempre se atualizando com treinamentos, a capacitação é bem satisfatória. Todos os colaboradores demonstram satisfação em trabalhar na empresa, mesmo que haja alguns problemas, todos compram a ideia de que estar ali é mais do que apenas ter um emprego, é pode ajudar no desenvolvimento do país e consequentemente da sociedade.
Concluindo, a empresa tem majoritariamente uma gestão boa, porém com alguns pontos simples que podem ser melhorados. Falta atentar para os detalhes do dia a dia, que afetam principalmente a maior parte dos trabalhadores, que são os do “chão de fábrica”. Esses que formam a opinião interna sobre a empresa. Se existirem muitos problemas que os afetam, não haverá treinamento, palestra ou coffee-break que mudará esse pensamento. Então deve se atentar para os detalhes em todos os setores, para que a organização siga um caminho único, coerente e que contemple realização para todos as partes interessadas.
...