A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO PARA A ECONOMIA
Relatório de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO PARA A ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kmmo • 11/4/2014 • Relatório de pesquisa • 899 Palavras (4 Páginas) • 397 Visualizações
FACULDADE REGES DE RIBEIRÃO PRETO
REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDORISMO:
PERFIL EMPREENDEDOR
Lourival de Assis
Ribeirão Preto/SP
2013
FACULDADE REGES DE RIBEIRÃO PRETO
REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR
EMPREENDEDORISMO:
PERFIL EMPREENDEDOR
Lourival de Assis
Trabalho como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Elabora de Planos de Negócios II, sob a orientação do Prof. Ms. Leandro Lopes Peguini.
Ribeirão Preto/SP
20
13
1. REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 EMPREENDEDORISMO
De acordo com Dornelas (2001) lê-se que:
[...] primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.
Segundo Dornelas (2001) lê-se que:
[...] o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990, com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).
Apesar do pouco tempo, o Brasil apresenta ações que visam desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo e potencializa o país perante o mundo nesse milênio.
De acordo com os Autores do artigo (p. 10) lê-se que:
[...] o conceito de empreendedorismo não teve grande variação no tempo. Existe, normalmente, uma confusão entre empreendedores e administradores, porém a partir do levantamento bibliográfico realizado percebeu-se que, nem sempre um administrador é empreendedor e vice-versa, mesmo que isso seja desejável. Para um administrador possuir ou desenvolver características empreendedoras pode ser útil para olhar mais longe, ter uma visão de futuro que lhe permita planejar o presente.
1.2 EMPREENDEDOR
Segundo Joseph Schumpeter (1950) lê-se que:
Só no início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Pinchot foi introduzido o conceito de intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora, mas dentro de uma organização.
Na concepção de Dornelas (2001) lê-se que: “Na Idade Média, o empreendedor
...