TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Macroeconomia

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

1) Como funciona uma economia baseada em escambo? Quais as limitações dessa pratica econômica? Explique como o uso da moeda substitui a prática do escambo.

O escambo é uma prática ancestral baseada em troca de mercadorias, não equivale valor, e nem se utiliza de moeda ou algo parecido. Quando a economia se baseia em escambo, se faz através de algumas trocas espaçadas e esporádicas, sendo trocas diretas, sem a atividade produtiva estar direcionada para o mercado. Quanto a limitação, acontece quando não há padronização dos bens de troca, e também pelo fato que só o excedente é usado no escambo, consequentemente não tem extensa variedade de produtos. Assim, a moeda é criada pela necessidade de padronizar, sendo aceita por todos e utilizada com grande frequência.

2) De que maneira um aumento no depósito compulsório influencia o sistema econômico?

Como o depósito compulsório é uma das formas para controlar a quantidade de dinheiro na economia, obrigando os bancos a depositar parte dos recursos captados dos clientes, via depósitos à vista, a prazo ou poupança, numa conta no Banco Central. Quando o deposito compulsório aumenta, o Banco Central demonstra que que quer manter mais dinheiro nessa conta, sobrando menos recursos, para o empréstimo nos bancos.

3) A moeda é a única forma de reserva de valor? Argumente.

A moeda não é a única formar de reserva de valor, ela é uma opção das pessoas que usam para transferir poder de compra do presente para o futuro. Existe também a quase-moeda, que são ativos que, apesar de não serem considerados moeda em sentido literal, possuem algumas características da moeda em seu sentido amplo, pois podem ser transformados em moedas, como por exemplo, depósitos a prazo, bônus Banco Central e caderneta de poupança.

4) Como é composto o sistema financeiro? Explique detalhadamente.

O sistema financeiro é um conjunto de órgãos e instituições responsáveis pela gestão da política monetária do governo. Ele é composto por entidades normativas, que tem como responsabilidade definir as políticas e caminhos gerais do sistema financeiro, são elas:

 Conselho Monetário Nacional – CMN: é o mais importante de todo o sistema, ele envia normas e diretrizes para todo o sistema, já o Copom que é ligado ao Banco Central, ligado ao CMN, determina as diretrizes da política monetária, como a Taxa Selic.

 Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP: é um órgão normativo das atividades de seguros no Brasil, vinculado ao Ministério da Fazenda.

 Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC: é o atual órgão com a função de regular o regime de previdência complementar.

Já as entidades supervisoras possuem diversas funções executivas, como a fiscalização das instituições sob sua responsabilidade, assim como funções normativas, com o intuito de regulamentar as decisões tomadas pelas entidades normativas ou atribuições outorgadas a elas diretamente pela Lei. São elas:

 Banco Central do Brasil – BCB: é uma autarquia federal que tem como principal meta institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional e um sistema financeiro sólido e eficiente.

 Comissão de Valores Mobiliários – CVM: fiscaliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com