A contribuição da administração nas organizações
Trabalho acadêmico: A contribuição da administração nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tha • 13/5/2014 • Trabalho acadêmico • 1.991 Palavras (8 Páginas) • 226 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 4
2.1 ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA 4
2.2 TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕEs 5
3 PATRIMONIO LIQUIDO 6
3.1 EQUAÇÕES, CONTAS E RESULTADOS 6
4 FONTES DE RECURSOS 8
5 EMPRENDEDORISMO NA ECONOMIA 10
6 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O contexto empresarial é um assunto em voga na era atual, onde a disputa pela promoção e a premiação tornam o mercado aquecido e ansioso pelos resultados da lucratividade.
Em meio aos constantes desafios há técnicas de administração que visam o super desenvolvimento, provocando mudanças na gestão e no ambiente organizacional, mudança essa que não é só provocada pelo modo de administrar, mas também pelas exigências de atualização tecnológica que movimenta o quadro produtivo, proporcionando crescimento coletivo seja de forma horizontal e vertical nas organizações.
Neste momento é imprescindível na organização o controle contábil para constatar de fato onde estão sendo aplicados os recursos e se os mesmo estão sendo bem aplicados norteando as decisões que colaboram para o desenvolvimento na economia interna e externa.
2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
A vida hoje gira ao redor das organizações, sem que percebamos dependemos e não ficamos um dia sequer sem a utilização dos seus serviços e ofertas.
Dentro dessa gama de necessidades surgiu o aumento das exigências do que estava sendo ofertado e clientes optando por modelos eficazes e inovadores e a Administração pensando na produtividade foi desenvolveu o conceito de administração holística.
2.1 ADMINISTRAÇÃO HOLÍSTICA
O Conceito de Administração Holística desenvolve a ideia da palavra de origem grega “holos” = todo, como uma visão completa dos sistemas, partindo do geral para o individual.
Isso dentro de uma organização resulta que não há a fragmentação da instituição, extinguindo a concepção que a junção dos setores e departamentos formam a organização, mas é a visão geral, completa e complexa da organização que define o papel e as atribuições das demais partes que a compõe.
A visão holística contribui no desenvolvimento do planejamento dessa empresa que se forma a partir do geral, trabalhando a visão do trabalho em unidade, reforçando o papel exercido pelos membros das equipes e a relação interpessoal e interdisciplinar entre elas criando uma consciência de harmonização dentro dos desafios apresentados, proporcionando sempre que possível um rodizio das pessoas nas funções exercidas “rotation job”.
O método visa em seus objetivos difundir os objetivos organizacionais com os individuais, evitando comportamentos e pessoas com multifuncionais e polivalentes onde se fica dependente de determinada célula do organismo.
Entretanto o processo de transição e finalização da implantação exige uma revisão cuidadosa da visão, missão, cultura, pontos fortes, fracos, meio interno e externo de onde está ambientada desde fornecedores a colaboradores. Pois sua exigência implica na mudança de características que dependem de força de vontade individual e na busca de novas competências e habilidades.
2.2 TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÕES
O comércio, indústrias, prestadores de serviço hoje para se manterem no mercado com pleno crescimento e perspectivas de longevidade, precisaram organizar sua administração e modernizar seus processos, para essa revisão houve elas precisaram se preparar para uma mudança drástica no cenário interno e externo da economia.
Objetivando maior poder econômico, lucratividade, produtividade, controle e eficácia a Tecnologia da Informação proporciona agilidade, concentrando em um ponto central todas as informações relacionadas ao negocio, diminuindo o caminho para a chegada de dados e permitindo uma tomada de decisões precisa em tempo recorde e a tecnologia não só referencia “dados”, mas proporcionando a diminuição do tempo de produção.
A implantação da nova rotina muitas vezes trazem insegurança e insatisfação juntamente com a substituição de equipamentos, processos e disposição de pessoal capacitado para operar, coordenar e gerenciar a nova gestão. Aparentemente é uma ameaça ao emprego antigo, mas cria-se nova demanda de mão de obra especializada, garantindo espaço e aos que compreendem a nova visão se reciclam e crescem junto com esse novo norteamento.
Poder de decisão aumentou devido à diminuição das frentes de gerenciamento, o fácil acesso aos dados e resultados e um posicionamento real dos direitos e obrigações e a produtividade realizada.
3 PATRIMONIO LIQUIDO
O Patrimônio é o conjunto dos bens, direitos e obrigações que as entidades possuem, o patrimônio liquido é o detalhamento que compõe a parte de cada sócios.
3.1 EQUAÇÕES, CONTAS E RESULTADOS.
A composição do Patrimônio Liquido é o ‘Ativo (-) o Passivo’, mas está fórmula pode ter outras variantes de acordo com a situação de cada empresa como por exemplo nos exemplos à baixo:
PL = A – P ; fórmula citada acima.
Nas ocorrências do ativo da entidade ser maior que o passivo a equação pode ter variantes, sendo: Ativo = Passivo – Patrimônio Liquido.
A = P – PL
Existem situações que ocorre do passivo superar o ativo, o patrimônio líquido é denominado como Passivo a Descoberto. Sendo Ativo + Passivo a Descoberto = Passivo. Quando ocorre da aplicação dessa fórmula é que o patrimônio líquido é negativo.
A + P = P
Para a demonstração destes fatos é necessário outros componentes, uma delas são as contas utilizadas. As contas tem sua composição para determinar as origens a aplicações desses valores.
As contas são separadas pelos grupos podem ser do Ativo e vejamos à seguir como estão orquestradas essas contas.
Iniciando as ATIVO
...