A terceirização
Resenha: A terceirização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cadu30 • 30/9/2013 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
A terceirização, levando em consideração apenas a redução dos custos com pessoas, resulta em serviços de baixa qualidade, pessoas não comprometidas com os objetivos da empresa, ausência de identidade entre os trabalhadores e a organização, ausência de comunicação efetiva entre a empresa e os funcionários terceirizados, desconfiança dos funcionários próprios em relação à forma como os terceiros são tratados (um dia eu também posso ser um terceiro), clientes insatisfeitos, riscos trabalhistas e fiscais entre outros.
Como você vê os funcionários terceirizados ? Essa pergunta feita para os funcionários de uma empresa que terceiriza várias atividades teve a seguinte resposta: “Parece um irmão rejeitado pela mãe. É muito triste”. Quando a terceirização envolve áreas não sensíveis para a empresa, que só atendem os funcionários, normalmente, passa despercebida, mas quanto envolve áreas mais críticas, como a logística, rapidamente a empresa percebe o engodo e trata de reverter a situação.
Terceirização precisa ser entendida na sua concepção original, que é retirar da empresa contratante os custos representados pelo esforço gerencial para com atividades que são acessórias ao negócio. Ao focar apenas na redução de custos, a empresa corre o risco de o tiro sair pela culatra, tornando-se mais problemas do que solução. O ideal é que a empresa contrate um terceiro, considerando que os custos diretos sejam praticamente os mesmos existentes, com os empregados terceirizados em condições de igualdade com os funcionários próprios. Isso fará com que eles tenham identidade com a empresa, sejam estáveis e se comprometam com os objetivos operacionais e estratégicos. Sem isso, terceirizar pode se tornar um pesadelo ou apenas a precarização das relações trabalhistas.
...