ANÁLISE ECOLÓGICA (macroeconomia)
Por: Renato Negrao • 12/4/2015 • Relatório de pesquisa • 886 Palavras (4 Páginas) • 204 Visualizações
II. ANÁLISE DO AMBIENTE (macro-ambiente)
Análise do IMPACTO DAS VARIÁVEIS:
Invasão de marcas de motocicletas chinesas, com produtos de baixa qualidade (comparando-se a Honda) porém com preço atrativo aos clientes.
Crescimento dos concorrentes mais tradicionais Yamaha e Suzuki com preços atraentes e campanhas de marketing agressivas.
POLÍTICAS
As questões políticas estão tendo grande poder de influencia, pois as motocicletas estarem com grande evidencia no cenário nacional pois o público vê nesse meio de transporte a salvação para sua mobilidade, devido ao trânsito caótico das grandes capitais da precariedade do sistema de transporte público.
Visando atualizar as leis existentes e estabelecer novas leis para se adaptarem a demanda do uso da motocicleta o governo, recentemente aprovou os seguintes projetos de lei.
Projeto de Lei 2.650/03, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e proíbe os motociclistas de trafegar nos corredores entre veículos.
Esse projeto de lei pode afetar muito o mercado de vendas de motocicletas, uma vez que elas perderam sua essência que é agilidade.
Se aprovada pelo Senado e sancionado pelo presidente Lula, a nova lei será bastante impopular entre os motociclistas. Sinônimo de agilidade, a moto foi incorporada ao modo de vida dos grandes centros. Para muitos motociclistas, circular no corredor é a única solução para escapar do trânsito carregado das metrópoles e conseguir chegar na hora certa ao seu destino.
Congresso aprova mototáxi no País
Projeto, que será sancionado por Lula, deve tirar da informalidade 2,5 milhões de motoboys e mototaxistas Depois de oito anos de tramitação pelas diversas comissões e Casas do Congresso, o Senado aprovou em 08/07/09, numa votação simbólica, o projeto de lei que regulamenta as profissões de motoboy, mototaxista e motofrete. A nova lei, que será sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a idade mínima de 21 anos para o exercício dessas profissões.
Há ainda a exigência de habilitação por, no mínimo, dois anos na categoria de motos. Segundo o relator da proposta, senador Expedito Júnior (PR-RO), existem atualmente no Brasil cerca de 2,5 milhões de motoboys e mototaxistas, que trabalham na completa informalidade. Em São Paulo, o serviço é mais notado no interior do Estado, ao contrário do que ocorre em outras capitais
ECONÔMICAS
Apesar do segmento de motos custom ter um grande volume de vendas a vista, é interessante ter um atrativo como taxas de financiamentos especiais e alguma campanha de parcelamento sem juros.
Campanhas de financiamentos em geral são boas para vender motocicletas de baixa cilindrada, as quais o uso varia como para trabalho e as vezes ser o único veiculo da família.
Recentemente a Caixa Econômica Federal passa a oferecer, em aproximadamente 30 dias, uma linha de crédito de R$ 100 milhões para os motofretistas financiarem a aquisição de uma moto. A quantia foi liberada no mês agosto pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Na última sexta-feira (26), a definição que estabelece o banco como o único a conceder financiamentos com a verba foi anunciada em reunião na Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
"Agora está sendo estudada pelo banco qual a melhor forma de tornar disponíveis os empréstimos para o consumidor final. Após a definição destes detalhes, os motofretistas já poderão comprar seu veículo de trabalho com financiamento de 100% do valor, ou seja, sem ter que dar entrada", afirmou o diretor executivo
...