ANALISE DE PERFIL EMPREENDEDOR - TS CHOCOLATES
Por: Rayane Costa • 9/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
FACULDADE CARAJÁS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
5º PERÍODO - NOTURNO
ANTONIO FERREIRA DA SILVA
CRISTIANA MILHOMEM
ELANE CORDEIRO VARELA
ELIAS GOMES
MYRLLA C. FREITAS RODRIGUES
RAYANE COSTA PEREIRA
TIAGO ALEXANDRE
TS CHOCOLATES: PROCESSO EMPREENDEDOR, GERAÇÃO DE VALOR E INOVAÇÃO[pic 1]
MARABÁ
2019
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso a respeito do empreendimento, desenvolvido por Lucas Reis, aluno do 5º período do curso de Administração da Faculdade Carajás e sua madrasta, Joelma. No decorrer deste exposto, serão abordados pontos como: introdução ao empreendedorismo, categorização do empreendimento, como se deu o processo empreendedor, bem como apresentar propostas que possibilitem a geração de valor, inovação e criatividade.
- ESTUDO DE CASO
Como dito, este trabalho baseia-se na análise de um empreendimento de fabricação e venda de bombons recheados, criado por Lucas Reis, 23 anos, aluno do curso de Administração da Faculdade Carajás, e sua sócia.
Os bombons são fabricados pelos empreendedores, com a ajuda de mais uma pessoa, produzidos em escala semanal, são passados para 8 revendedores, incluindo Lucas Reis, distribuídos em três cidades, sendo a Faculdade Carajás o principal ponto de venda do estudante.
- EMPREENDEDORISMO E O EMPREENDEDOR
O empreendedorismo pode ser entendido como a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos. A palavra é também muitas vezes definida como a habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias a um mercado ou negócio, já empreendedor é quem idealiza e realiza esses projetos. O empreendedorismo pode ser motivado por necessidade ou oportunidade, sendo o primeiro ocasionado por fatores tais como: falta de acesso a oportunidades de trabalho formal; necessidade de recursos financeiros. E o segundo, por oportunidade, pode se dar por ganho de recurso inesperado, decisão planejada, convite ou busca por autonomia.
- CATEGORIZANDO
Existem nove tipos mais comuns de empreendedor:
- Informal: pessoas que vendem seus produtos em bancas improvisadas, de porta em porta, nas ruas, os vendedores ambulantes, por exemplo;
- Cooperado: a exemplo dessa categoria, onde se enquadra o indivíduo que empreende seu pequeno negócio e que se associa a demais empreendedores, temos os artesãos;
- Individual: se trata do antigo empreendedor informal, mas agora legalizado que passa a ter sua empresa e a contratar funcionário;
- Franquia: é o empreendedor que inicia sua empresa a partir de uma marca já existente;
- Social: quando o negócio é desenvolvido com fim de ajudar o próximo, com objetivo social, seja educação, melhoria de qualidade de vida.
- Corporativo: São funcionários de uma organização e que trazem ideias e executam projetos que visem o crescimento da empresa no longo prazo;
- Público: Pessoas comprometidas com o coletivo, que querem melhorar os serviços à população e propõem maneiras de utilizar os recursos públicos com eficiência;
- De conhecimento: profissionais liberais que visem fazer a diferença a partir de suas especialidades;
- Negócio próprio: quando o indivíduo busca autonomia, deseja ser patrão e abre sua empresa.
- EVIDENCIANDO
De acordo com os fatos narrados pelo empreendedor, podemos concluir de que ele se encaixa na categoria de Empreendedor Informal, caracterizados pelos seguintes aspectos:
- Surge da necessidade de ganhar dinheiro para completar renda;
- Possui alto nível de autonomia;
- A dedicação ao trabalho se dá de modo suficiente para garantir o sustento;
- Sua equipe de trabalhe envolve a família;
Como narrado durante a entrevista cedida por Lucas, o negócio de bombons de chocolate surgiu de uma necessidade financeira e também pessoal, devida a uma fobia social desenvolvida pelo rapaz, que viu no contato com os clientes, uma forma de vencer esse obstáculo.
Junto com Joelma e uma outra ajudante, eles começaram testando sabores e dosando os ingredientes, e disponibilizando algumas unidades para degustação, afim de saber se agradaria os consumidores e já garantindo alguns clientes.
- PROCESSO EMPREENDEDOR
- CANVAS: MODELO DE NEGOCIO
[pic 2]
- A ERA DO CONHECIMENTO E GERAÇÃO DE VALOR
- PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE VALOR
Como relatado em sala, a produção dos bombons conta com mais de vinte sabores, desde os mais tradicionais, como brigadeiro, e sabores mais exóticos, como caipirinha e abacaxi com vinho. As vendas realizadas na faculdade são feitas em pequena escala, e diariamente são disponibilizados cerca de cinco a sete sabores, haja vista que o espaço em que são armazenados, uma caixa de isopor em tamanho médio, não possibilita uma maior diversidade.
Regularmente, a instituição de ensino realiza eventos acadêmicos, sejam palestras, semanas acadêmicas entre outros, sendo um deles o Gestão Day, evento voltado principalmente para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, onde a faculdade abre espaço para empreendedores trazerem seus produtos.
...