TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS-Custos E Preços

Artigo: ATPS-Custos E Preços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O conhecimento e o domínio das técnicas de apuração de custos são fundamentais para um gerenciamento eficiente e eficaz visando a perenização de uma empresa. Todas as empresas devem conhecer, administrar e controlar com muita propriedade os custos e despesas gerados para a produção e comercialização de seus produtos ou serviços. A formação do preço de venda do produto ou serviço está ligada diretamente à apuração dos custos e das despesas que por sua vez devem ser muito bem formatados pelo setor de contabilidade de custos da empresa.

O objetivo da Gestão de Custos é fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da empresa; auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações; e fornecer informações para a tomada de decisões.

É possível uma empresa alcançar seus objetivos, identificando e controlando seus custos/despesas através de um planejamento estratégico, incluindo neste todos os custos e sua rentabilidade.

DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE GASTOS, CUSTOS E DESPESAS

Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade. Na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão de obra na produção de um bem.

As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores, entre outros.

Definições

Gasto – é o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

Investimento – é um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex.: Máquinas, ações de empresas etc.

Custo – é o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens ou serviços ou revendido com lucro. Ex.: Matéria-prima de um produto, energia elétrica na produção de bens e serviços etc.

Despesa – são bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. O dinheiro (ativo) é consumido ao se pagar os salários dos empregados. Ex.: comissões sobre vendas, despesas financeiras etc.

Desembolso – é o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço.

Perda – é o bem ou serviço que se consome de modo involuntário e anormal.

Classificações

Custos diretos e indiretos:

Custos diretos – São custos relacionados diretamente com a produção do produto (bem ou serviço), no qual podemos ter uma medida fiel do gasto realizado. Por exemplo, a quantidade de matéria-prima utilizada na produção de um bem é algo mensurável. Podemos determinar o custo da matéria-prima utilizada na produção, mesmo que tenhamos vários produtos. Exemplos de custos diretos: Matéria-prima, embalagens, materiais de consumo, mão-de-obra etc.

Custo indireto – É o custo que não é possível determinar com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado ou alocado com base em algum critério. Por exemplo, não se sabe quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica da fábrica pode, então, ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas ou em outro critério, como número de horas de mão-de-obra, por exemplo. Exemplos de custos indiretos: Energia elétrica da fábrica, água consumida na fábrica, lubrificantes das máquinas, salários dos supervisores ou gerentes da fábrica etc.

Custos fixos e variáveis:

Custos fixos – São os custos incorridos para se fabricar o produto (bem ou serviço), que não têm relação com a quantidade produzida, ou seja, seu valor não varia mesmo que se produza mais ou menos bens ou serviços. Ex.: Aluguel da fábrica, manutenção, limpeza da fábrica etc.

Custos variáveis – São custos que variam conforme a produção. Uma maior quantidade produzida implica em maiores custos, assim como uma menor quantidade produzida implica em uma redução dos custos. Ex.: Matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica da fábrica etc.

COMPONENTES E CONTAS BÁSICAS NO PROCESSO DE CUSTEIO

1. COMPONENTES

1.1 - Matérias-primas ou material direto

Compreende materiais comprados pela empresa com a intenção de incorporá-los fisicamente ao produto final por meio do processo de produção, sendo, assim, parte integrante e essencial do produto.

1.2 - Mão de obra direta

É composta por todo trabalho aplicado diretamente na execução do produto, ou de suas partes e componentes, seja esse trabalho especializado ou não. Por exemplo, o trabalho do tecelão para a fabricação do tecido, o trabalho das costureiras na confecção dos vestuários etc.

1.3 - Custos indiretos de fabricação

Representa todos os demais custos industriais que não podem ser identificados com um produto especifico, devendo ser alocados ou distribuídos aos produtos na base de rateio. Estes custos possuem o caráter de custos comuns ou conjuntos e geralmente incluem todos os outros custos existentes na fabrica necessários para que a mão de obra direta possa modificar, por meio do processo de produção, as matérias-primas e o material direto utilizados.

2. CONTAS BÁSICAS

2.1 - Conta de matérias-primas ou material direto

Nesta conta, registram-se todas as matérias-primas ou materiais diretos utilizados com o objetivo de atender o processo produtivo. Para um melhor controle das operações, é sempre recomendado que este estoque seja dividido por tipos de matérias-primas ou material direto. Quanto maior a divisão, melhor será o controle sobre o nível desses itens em estoque.

2.2 - Conta de produtos em processo de fabricação

Nesta conta, incluí-se o custo do material direto, da mão de obra direta e dos custos indiretos de fabricação, representando o custo de fabricação dos produtos em processo de elaboração. É a conta intermediaria entre a de estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com