ATPS Gestão Da Qualidade
Ensaios: ATPS Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rickyleguli • 4/11/2013 • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 751 Visualizações
INTRODUÇÃO
A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.
Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
A qualidade passou de um método restrito para um mais amplo, o gerenciamento. Mas ainda continuou com seu objetivo principal de prevenir e atacar os problemas, apesar de os instrumentos se expandirem além da estatística, tais como: quantificação dos custos da qualidade, controle da qualidade, engenharia da confiabilidade e zero defeitos.
Segundo Ferreira (1994), a qualidade passa para outra etapa, a Visão Estratégica Global, com o objetivo da sobrevivência da empresa e competitividade em termos mundiais para atender as grandes transformações que vêm ocorrendo no mercado.
Esse estudo vem mostrar a importância das ferramentas da quilidade, as principais ferramentas desenvolvidas para melhorar o desempenho das organizações e como aplica as mesmas para o sucesso da empresa.
ETAPA – 1
QUESTÕES:
1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
A qualidade pode ser defina como:
(JURAN, 1992:9) “A Qualidade é ausência de deficiências", ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.
(FEIGENBAUM, 1994:8) "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."
(CROSBY, 1986:31) "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações."
(DEMING, 1993:56) "Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidades futuras do usuário em características mensuráveis, de forma que o produto possa ser projetado e modificado para dar satisfação por um preço que o usuário possa pagar.
(ISHIKAWA, 1993; 43) "Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."
Conjunto de atributos e características das entidades, para satisfazer necessidades e expectativas das pessoas e da sociedade.
A concepção de qualidade modificou-se ao longo do tempo acarretando mudanças relevantes em sua forma de gestão. Essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência. (GARVIN, 2002; PALADINI, 2008).
2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?
Trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizada possível, sem imprevistos e improvisos. Essas práticas devem ser estabelecidas não só nos processos de produção, mas também em outros processos considerados críticos que fazem interface com a produção, como por exemplo, Vendas, Compras, Treinamento de Funcionários e outros que a organização mapear como de impacto para a Qualidade de seu produto ou serviço.
Fases da Evolução:
1900 – Inspeção
1930 – Controle Estatístico do Processo
1950 – Garantia da Qualidade
1970 – Gestão Integrada da Qualidade Total
1990 – Gestão Estratégica da Qualidade Total
3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?
Foram: W. Edwards Deming, Joseph M. Juran, Philip Crosby, Kaoru Ishikawa, Genichi Taguchi e Vicente Falconi.
4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar.
Princípio 1: Foco no cliente
As organizações dependem de seus clientes e, portanto, devem atender às necessidades atuais e futuras dos clientes, as suas exigências e devem se esforçar para exceder as expectativas dos clientes.
Princípio 2: Liderança
Líderes estabelecem unidade de propósito e a direção da organização. Eles devem criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas na consecução dos objectivos da organização.
Princípio 3: Envolvimento das pessoas
As pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
Princípio 4: Abordagem por processos
Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e recursos relacionados são gerenciados como um processo.
Princípio 5: Abordagem sistêmica para a gestão
Identificar, compreender e gerir processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização na realização dos seus objetivos.
Princípio 6: Melhoria contínua
A melhoria contínua do desempenho global da organização deve ser um objetivo permanente da organização.
Princípio 7: Abordagem factual para tomada de decisão
Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações.
...