ATPS Projetos De Empresas
Artigos Científicos: ATPS Projetos De Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThaisPieri • 24/3/2014 • 1.685 Palavras (7 Páginas) • 836 Visualizações
Sociedade Limitada/EPP
Neste caso, a empresa será constituída por dois ou mais sócios, com atividade comercial, e a responsabilidade de cada um é limitada à importância do capital social, dividido em quotas e distribuído proporcionalmente entre eles.
A personalidade jurídica é adquirida após registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial.
Documentos e informações necessários
Requisitos para a empresa - Informações
-Nome da empresa
-Dados dos Sócios (endereço comercial, RG, CPF, estado Cívil)
-Endereço da empresa
-Número de funcionários que terá
-Três nomes completos em ordem de preferência
-Composição e valor do capital social bem como sua proporção entre os sócios
-Estado Civil com regime de casamento
Requisitos para empresa - Documentos
-Xerox do IPTU onde consta o endereço do logradouro e a inscrição predial
-Identidade e CPF
-Comprovante de residência
Passo-a-passo para abertura:
-Razão Social e verificação de inexistência na praça: é preciso escolher três possíveis nomes para a razão social da empresa, que precisará ser único. Não confundir com a marca, que deve ser registrada individualmente. A consulta do nome deverá ser realizada na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas em algumas cidades pode ser feito online. Outra consulta importante é sobre a possibilidade de utilização do imóvel para as atividades comerciais pretendidas junto à prefeitura local. Por fim, se houver sócios, é necessário verificar a situação cadastral de todos eles junto à Receita Federal, Estadual, Municipal e Junta Comercial. Prazo estimado de 05 dias.
-Definição do objeto da sociedade e elaboração do contrato social: criar o Contrato Social da empresa segundo modelos indicados pelo SEBRAE ou pelo escritório de contabilidade de confiança. Em seguida, registrar junto à Junta Comercial. Prazo estimado de 02 dias.
-Registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp): Necessário ter em mãos o contrato e a documentação exigida. Prazo estimado de 02 dias.
-Inscrição na Receita Federal para obtenção do cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ): O CNPJ é fornecido pela Receita Federal mediante apresentação do contrato social registrado. Prazo estimado de 04 a 10 dias.
-Inscrição na Prefeitura para obtenção do Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM): Na Secretaria de Fazenda do município, registrar-se para obter a inscrição Municipal, que é obrigatória. Prazo estimado de 01 dia útil.
-Inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS): Mesmo que a empresa ainda não tenha funcionários, o registro no INSS é obrigatório e deve ser feito em algum Posto da Previdência Social. Prazo estimado de 03 dias.
-Inscrição na Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda para inscrição Estadual: Dependendo da atividade da empresa, terá que obter uma Inscrição Estadual para a arrecadação de ICMS junto a Secretaria Estadual da Fazenda. Para isso é necessário apresentar o contrato social registrado, CNPJ e outros documentos necessários. Prazo estimado de 07 dias
-Alvará de Funcionamento: Junto à prefeitura da cidade, solicitar o alvará de funcionamento do estabelecimento. Os procedimentos serão diferentes de acordo com cada cidade, mas normalmente inclui uma visita ao local para verificar diversos aspectos sobre o funcionamento do negócio.
-Documentos fiscais: Uma vez que a empresa já esteja registrada, terá que solicitar à Agência da Receita Estadual mais próxima a permissão para emissão de notas e cupons fiscais. Essa operação poderá ser manual ou através de sistemas, mas deverão ser reportados mensalmente.
-Registros adicionais: pode ser necessário ainda cadastrar a empresa em sindicatos de classe, vigilância sanitária, dentre outros.
O tempo estimado para concluir a abertura da empresa é de 30 dias.
A concretização do projeto de criação da empresa tendo por base as opções estratégicas feitas, em termos de produto ou de serviço, de mercado e também de dimensão do empreendimento, implica a reunião de um importante conjunto de meios.
Se verificar um desvio entre os meios necessários para a realização do projeto e aqueles que efetivamente estão disponíveis, haverá que optar por um projeto menos ambicioso ou, em alternativa, procurar encontrar financiamentos suplementares.
Os meios humanos
Num primeiro tempo, coincidente com a fase inicial do processo de criação da empresa, a força de trabalho existente é a do próprio empresário/sócios, eventualmente apoiado por um número reduzido de pessoas/colaboradores.
Os sócios
Dirigir uma empresa implica a existência de um conjunto de conhecimentos e de competências que raramente se encontram numa única pessoa. Daí o interesse de que se reveste a associação com pessoas que, possuindo competências complementares das do mentor do projecto, assegurem a gestão das diversas áreas funcionais da empresa.
Qualquer que seja a proveniência das pessoas dispostas a associar-se (família, círculo de amigos ou outras) existe um conjunto de condições prévias que devem ser verificadas para que essa associação resulte e seja duradoura, podendo-se, à partida, enunciar as seguintes:
-Existir entre os associados uma confiança total, traduzida em relações profissionais francas e autênticas;
-Existir respeito mútuo e reconhecimento das competências específicas;
-Existir consenso quanto aos objetivos a atingir, precisando-os desde o início;
-Repartir as tarefas de acordo com as capacidades de cada um e de tal modo que todas as funções da empresa fiquem asseguradas.
Recurso a colaboradores
Na criação da empresa surgiram inúmeras tarefas que não poderão ser, exclusivamente, desempenhadas pelos associados verificando-se, consequentemente, a necessidade de
...