ATPS TEORIA DE ECONOMIA
Exames: ATPS TEORIA DE ECONOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: otaldorafa • 18/11/2013 • 1.787 Palavras (8 Páginas) • 439 Visualizações
O Surgimento das Teorias
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente. Daí, surgiu a Administração. A Teoria Geral da Administração é, em certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações, ou seja um meio de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.Essa expansão varia enormemente de acordo com as escolas e teorias administrativas e de acordo com os aspectos e variáveis que cada uma delas considerou relevantes na sua época para fundamentar suas conclusões ou para solucionar os problemas mais importantes com os quais se defrontavam.
Os conceitos, princípios e teorias da administração.
A administração é uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de uma organização, diríamos que sem ela seria impossível levarmos um empreendimento adiante, pois ela é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos e competências organizacionais.
Essa idéia foi reforçada com a teoria geral da administração (TGA), que trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular,focando os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista de sua aplicação.(chiavenatto, 2007 p.5)
Todas as teorias administrativas partiram da Teoria Cientifica,que teve seu inicio do século XX pelo engenheiro Frederick W. Taylor.
Sua principal preocupação era em eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A administração cientifica, localizou-se inicialmente no nível do trabalho individual dos operários, tomando isoladamente, ou seja, os operários deixavam de trabalhar focando apenas no que sabia fazer e passou a trabalhar de forma padronizada, planejada e estudada, assim ele se tornava mais eficiente em suas atividades, e esta técnica racional era chamada de tempos e movimentos, onde as atividades mais complexas eram subdivididas em atividades mais simples a fim de facilitar sua racionalização, surgiu então o conceito econômico de que o homem é motivado pela remuneração (Aumento da produção pela eficiência do nível Operacional).
Taylor foi o primeiro homem de que se tem noticia que não aceitou o trabalho como favas contadas, mas o examinou e colocou em pratica aquilo que ele acreditava. A preocupação em criar uma Ciência da Administração
começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com a ênfase nas tarefas e logo após:Ênfase na estrutura organizacional,ênfase nas pessoas,ênfase na tecnologia,ênfase no ambiente e ênfase nas competências e competitividade
Demonstração das ênfases e seus principais enfoques.
Ênfase
Teorias administrativas Principais enfoques
Tarefas Administração Cientifica( Taylor) Racionalização do trabalho no nível operacional
Estrutura Teoria Clássica
Teoria Neoclassica
Teoria Burocrática
Teoria Estruturalista
Organização Formal;
Princípios gerais da administração
Funções do administrador
Organização formal burocrática
Racionalidade Organizacional
Aceitação da formalidade formal e informal
Foco na analise organizacional e analise interorganizacional
Pessoas Teoria das relações humanas
Teoria comportamental
Teoria do desenvolvimento organizacional
Organização informal
Motivação, liderança, comunicações e dinâmicas de grupos
Estilos de administração
Teorias das decisões
Integração dos objetivos organizacionais e individuais
Mudança organizacional planejada
Abordagem do sistema aberto
Ambiente
Teoria Estruturalista
Teoria da contingência
Analise intra-organizacional e analise ambiental
Analise ambiental
Abordagem de sistema aberto
Tecnologia
Teoria dos Sistemas Administração de tecnologia
Fonte: http://www.cfa.org.br/download/RD1605.pdf
OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA:
Princípios da administração científica de Taylor.
Para Taylor, a gerência deve seguir cinco princípios, a saber:
Princípio de planejamento – substituir no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírico-prática, por métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho.
Princípio de preparo – selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.
Princípio do controle – controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos
...