Administração Científica
Monografias: Administração Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fwsilvax • 7/3/2015 • 298 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
RESENHA - ADMINISTARÇÃO CIENTIFICA
A Escola de Administração Científica foi iniciada pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor no começo do século XX. Taylor teve vários seguidores e provocou uma revolução no mundo industrial de sua época. Nasceu na Filadélfia - nos Estados Unidos, educado sob princípios rígidos e forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança.
A abordagem típica dessa Escola é a ênfase nas tarefas do operário e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, mensuração, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial e produzir mais, a custos mais baixos. O planejamento, o preparo, o controle e a execução são princípios da administração científica, base para o modo de trabalhar e são utilizados até os dias de hoje.
Acredito que esta escola foi o marco da teoria da administrativa, existiram muitas falhas, devido à visão dos administradores, com o foco nos lucros e por acreditarem que seus empregados eram apenas peças podendo ser substituídas a qualquer momento. O mecanicismo, a super-especialização, a visão microscopia do homem, o homem como parte da maquina, a ausência de qualquer comprovação cientifica são inúmeras críticas ao modelo de Taylor. Concordo que foram desgastantes e sofridas as circunstâncias vividas pelos trabalhadores, porem só erra quem faz, a administração ao longo dos tempos vem passando por inúmeras mudanças, evoluindo a cada momento com base no aprendizado da história, reconheço que é preciso uma melhoria contínua, para podermos acompanhar a evolução do mundo, as pessoas neste novo contexto não devem ser tratadas como parte de uma maquina e sim como seres vivos, com inteligência, sentimentos e aspirações, equilibrando isso aos lucros. Trabalhando a EMPATIA que a meu ver é o brilhantismo social.
REFERENCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
...