Administração E Monstrons S.A
Pesquisas Acadêmicas: Administração E Monstrons S.A. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diuli.santos • 11/4/2014 • 1.764 Palavras (8 Páginas) • 330 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANTALTO DO DISTRITO FEDERAL – TAGUATINGA DF
PROCESSOS GERENCIAIS – NOTURNO
ALUNOS
ANÁLISE DO FILME MONSTROS S/A
BRASÍLIA – DF
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
TAGUATINGA – DF
PROCESSOS GERENCIAIS – NOTURNO
ALUNOS:
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos de Administração, como requisito parcial para obtenção de nota do primeiro semestre/2014 do curso de PROCESSOS GERENCIAIS.
BRASÍLIA – DF
2014
RESUMO
O presente artigo traz uma análise do filme Monstros S.A, sob a perspectiva das relações humanas no trabalho, tratando de temas referentes às mudanças organizacionais, estrutura administrativa, estratégia empresarial e liderança. O objetivo é mostrar como uma boa administração nas organizações e o poder de inovação das pessoas podem elevar o desenvolvimento individual e o desempenho organizacional através da administração superior.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Os filmes estão sendo utilizados como importante recurso metodológico para a compreensão e apreensão de alguns conceitos e teorias da Administração, bem como as relações humanas no trabalho. Por meio do uso de metáforas e imagens, a realidade vivida no cotidiano organizacional tem sido demonstrada através de ficções e desenhos, reforçando a percepção acerca desse universo. A unidade de análise deste artigo será o filme “Monstros S.A”, produzido pela Pixar filmes, e as diversas variáveis nele existentes que funcionam como mecanismos de identificação do sujeito com a organização. Considera-se esse um filme rico que favorece diferentes “leituras” a respeito de temas relacionados ao comportamento organizacional, tendo em vista uma série de situações vividas pelos personagens dentro de uma fábrica, sob dado contexto político, econômico e social.
1. HISTÓRIA DO FILME
O astro do susto, Sulley, e seu falante assistente, Mike, trabalham na Monstros S.A., a maior fábrica de processamento de gritos da cidade de Monstrópolis. A principal fonte de energia do mundo dos monstros provém da coleta dos gritos das crianças humanas. Os monstros acreditam que as crianças são tóxicas, e entram em pânico quando uma menininha invade seu mundo. Sulley e Mike fazem de tudo para levar a garota de volta para casa, mas enfrentam desafios monstruosos e algumas situações hilárias em suas atrapalhadas aventuras.
2. FUNÇÕES BÁSICAS DA ADMINISTRAÇÃO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Os princípios da administração sempre estiveram presentes nas atividades humanas, isto desde os tempos antigos. Mesmo de forma embrionária seus fundamentos auxiliaram as primeiras civilizações em suas atividades. É certo que a administração atual é bem diferente da mencionada; no entanto, no decorrer do processo histórico seu desenvolvimento acompanhou os avanços da humanidade. Hoje, em plena era do conhecimento e da tecnologia, a administração alcançou elevado padrão de desenvolvimento metodológico e cientifico. Afinal, parece que nem uma atividade da qual se tenha conhecimento nos dias atuais, pode ser efetuada sem o acompanhamento de um profissional da administração ou de formação similar.
No filme “Monstros S.A.”, é possível identificar e refletir alguns aspectos de relevante interesse para o mundo dos negócios. A história mostra uma empresa especializada em produzir um determinado tipo de energia que é de vital importância para a sociedade dos monstros. Essa empresa é rigorosamente organizada: possui hierarquia, metas a serem alcançadas, divisão de trabalho, horários a serem cumpridos, regras, enfim, tudo que uma organização do “mundo real” deve ter.
A energia que é objeto de produção exclusiva da organização Monstros, INC. , era obtida através dos sustos que as criaturas mais mirabolantes pregavam nas crianças. Assim, o grito era acondicionado no estoque da empresa para ser utilizado posteriormente. O grito das crianças representa a principal fonte de energia daquela sociedade.
Quanto às funções básicas da administração, a saber, planejamento, organização,
...