Administração Estratégica
Seminário: Administração Estratégica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dricasoares • 9/9/2014 • Seminário • 885 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
Os executivos que buscam cargos de alta responsabilidade nas organizaçõesmpresas, devem estar preparados para enfrentar desafios e elaborar estratégias eficazes. Com foco no processo de desenvolvimento de estratégias – e não em pacotes prontos, para que se possa elaborar um planejamento estratégico bem-sucedido, partindo da realidade da empresa, aplicando estratégia de maneira diferenciada, pois têm como perspectiva o desempenho da equipe de gestão na condução dos negócios e empreendimentos. Neste aspecto, os fatores que afetam as estratégias incluem: forças sociais, regulatórias e políticas, cidadania, competitividade, oportunidades e ameaças, ambições pessoas e gerenciais e cultura da empresa. São estilos de elaboração de estratégias: auto-instrutivas, de baixo para cima, de ênfase na cadeia média de comando ou de baixo para cima com envolvimento gerencial. A implementação de estratégias envolve: fazer acontecer, estruturação e organização, orçamento, motivação, criação de estruturas de recompensa e ambiente de trabalho, com sistemas de informação e prestação de contas (KLUYVER; PEARCE, 2007) .
Para Certo (2005), visão estratégica está relacionada ao cenário mais amplo de uma organização, que tem como objetivo analisar todo o mercado em que atua, no qual envolvem fornecedores, clientes, mercados, concorrentes. Sendo assim, uma visão estratégica possui duas principais dimensões básicas que são a espacial e a temporal, ou seja, espacial esta relacionada ao ambiente interno e externo de maneira geral e temporal esta relacionada às modificações que a organização sofre ao longo do tempo para se adequar aos novos hábitos e costumes de seus consumidores, no qual há existência de flexibilidade para atender o cliente.
Conforme Kluyver e Pearce (2007), desempenho organizacional tem a ver com a forma pela qual as organizações gerenciam as relações entre funcionários e clientes. É a maneira característica da empresa de usar as relações humanas para criar valor para a organização e seus acionistas. Representa também o quanto a empresa consegue cumprir de seus planos estratégicos. O desempenho organizacional está diretamente ligado as estratégias da empresa.
De forma resumida, estratégias são ligadas ao posicionamento da organização com relação a busca por vantagens competitivas, como escolhas do setor que fará parte, produtos e/ou serviços oferecidos e alocação de recursos com o objetivo de criar valor aos acionistas, clientes internos, clientes externos, fornecedores, bancos, Governo, entre outros.
Para Certo (2005), quanto à estratégia, se deve desenvolver e manter uma estratégia claramente centrada. Na questão da excecução da estratégia, se deve desenvolver e manter uma impecável execução operacional. Considerando a cultura, se deve desenvolver e manter uma cultura orientada para o desempenho e no fator estrutura, se deve construir e manter uma organização ágil, flexível e simples.
Companhias de alto desempenho são aquelas que focam seus esforços de modo estratégico. Para ir ao encontro com a satisfação do cliente e até excedê-la, a equipe de negócios necessita seguir uma estratégia organizacional global. Uma estratégia de sucesso adiciona valor para os clientes de modo contínuo por meio do atendimento consistente das suas necessidades, melhor que os concorrentes. A administração estratégica não é uma tarefa, e sim, melhor dizendo, um conjunto de habilidades gerenciais que deveriam ser usados por toda a organização, em diferentes funções (HARRISON, 2005).
Uma empresa precisa rever suas formas de gestão estratégica de pessoal, a fim de incorporar práticas mais eficazes, no que concerne à formação de uma mentalidade
...