Analise Ambiente Externo Mapfre
Trabalho Universitário: Analise Ambiente Externo Mapfre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aledamin • 7/5/2014 • 432 Palavras (2 Páginas) • 1.232 Visualizações
Analise do Ambiente externo
Ambiente externo
Maximiano (2008) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”.
Esta definição é verdadeira, assim que assume as organizações como sistemas abertos, ou conjunto de partes interdependentes entre si, que sofrem influência do meio esterno.
No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenha da organização.
Oportunidades da empresa.
O grupo tem contribuído para mudar o cenário do mercado de seguros no Brasil, contribuindo para que a cultura do seguro seja expandida e consolidada a cada dia. As novas políticas governamentais fizeram com que o Brasil considerado um país com baixo consumo de seguros, inseriu 45 milhões de brasileiros no universo de consumo desde o plano real, fenômeno que assegurou o aumento de poder de compra das classes C, D, E.
Analisando o cenário agrícola o grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre identificou que a vida no campo requer muito trabalho, dedicação, meses de investimento e cuidado ate o dia de colher os resultados. A perda dos recursos investidos em uma plantação de corrente de eventos climáticos pode agora ser evitada. A Mapfre oferece seguro agrícola para vários produtos e, recentemente o seguro agrícola para cafezais, disponibilizando através dos canais bancários e corretora. Essa proteção é muito importante para o Brasil, que é o maior produtor e exportado de café do mundo, estados como São Paulo e Minas Gerais, respondem por mais de 50% da população brasileira.
Ameaças
Ao contrario das oportunidades as ameaças são forças externas ao ambiente da empresa que influenciam negativamente o negocio. Uma ameaça deve sempre ser tratada com muita cautela, pois pode prejudicar a empresa não somente em sua estratégia, mas diretamente em seu resultado. Um exemplo simples de se entender é a flutuação cambial que no Brasil já sofreu bruscas alterações e colocaram em risco vários negócios.
As ameaças classificam- se em:
A) Naturais: São incorporadas á natureza da empresa.
B) Aceitáveis: São as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar ate o ponto em que a situação é aceitável.
C) Inaceitáveis: São as que a companhia não se permite aceitar devido a sua incapacidade de explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existe.
Ameaças da Empresa.
Concorrência: Multinacionais com políticas e tecnologia de países altamente avançados e desenvolvidos.
Sinistralidade: alto índice, devido à falta de infra estrutura de rodagem e segurança de rodovia de estradas.
Fraude: A simulação de falso sinistro visando à indenização em beneficio próprio de forma ilícita.
Lavagem de Dinheiro: Reversão de renda ilícita na contratação
...