Analise De Investimento
Monografias: Analise De Investimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: VIVIANCOBAIN • 13/11/2014 • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
Analise de Investimento
Avaliar as demonstrações contábeis;
Fazer análise e planejamento financeiros;
Tomar decisões de investimentos;
Tomar decisões de financiamentos. As decisões são analisadas por base nas demonstrações contábeis, que serão tomadas em função dos efeitos das flutuações do fluxo de caixa.
Análise e Planejamento Financeiro visam:
a) Monitorar a condição financeira da empresa;
b) Avaliar a necessidade de aumento ou diminuição da capacidade de produzir;
c) Determinar o financiamento requerido.
Essas decisões se apóiam nos relatórios contábeis baseadas no regime de competência, o objetivo maior é avaliar os fluxos de caixa, para atingir as metas da empresa.
Decisões de Investimento:
Determinam a combinação ou mix do tipo de ativos que a empresa requerer para desenvolvimento de suas atividades, refere-se as unidades monetárias em ativos fixos e circulantes. Dessa forma é possível determinar quando substituir, modificar e liquidar.
Decisões de Financiamento:
Determina a combinação ou mix de busca de recursos de curto ou longo prazo, e qual será a fonte que poderá melhor condições durante aquele período, levando-se em conta os custos e suas implicações tanto no curto quanto no longo prazo.
Nunca esquecer de manter as metas da empresa
Metas:
a) Maximizar Lucros:
Uma das metas sempre aceita é que há necessidade de maximizar lucros, será?
Nas grandes empresas mensuram-se lucros nos termos LPA (lucro por ação), que representa o lucro obtido durante o período contábil sobre cada ação ordinária.
Fracassa por várias razões: 1) o tempo de retorno ignorado; 2) os fluxos de caixa disponíveis p/os acionistas; 3) o risco.
Risco:
A maximização não leva em conta o risco ou seja a chance que os resultados reais obtidos possam diferir dos daqueles esperados. Temos que levar em conta um premissa básica que existe entre o retorno (fluxo de caixa) e o risco.
O retorno e o risco são fatores determinantes-chave do preço das ações, que é a riqueza dos acionistas.
Fluxo de caixa maior geralmente associado maior preço das ações.
- Risco maior preço mais baixo das ações.
Acionistas são avessos a risco.
OBS:
- O retorno (fluxos de caixa) e o risco são as variáveis chave para a tomada de decisões no processo de maximização da riqueza.
Fluxo de caixa maior geralmente associado maior preço das ações.
- Risco maior preço mais baixo das ações.
Acionistas são avessos a risco.
OBS:
- O retorno (fluxos de caixa) e o risco são as variáveis chave para a tomada de decisões no processo de maximização da riqueza.
Fontes de Financiamento: Bancos Comerciais; Cooperativas de Crédito; Factoring; Fundos de Pensão; Fundos Mútuos; Bolsa de Valores; Ações de Tesouraria; Bolsa de Mercadorias e Futuro, etc.
Custos e Riscos: Taxas de juros; Retorno exigido; Inflação;Contingências de mercado; Risco do negócio; Risco de liquidez; Risco de impostos.
Análise:
Análise Cross-Sectional, comparação de índices financeiros de empresas diferentes no mesmo ponto no tempo; envolve a comparação dos índices das empresas com aquelas de outras empresas do setor, ou com as médias setoriais;
Benchmarking, um tipo de análise croos-sectional na qual os valores dos índices da empresa são comparados com aqueles de um competidor chave, ou grupo de competidores, principalmente para identificar áreas com espaço para desenvolver o desempenho.
Análise de Séries Temporais, avaliação de desempenho financeiro da empresa ao longo do tempo, usando análise de índices financeiros.
Análise Combinada, combina as análises cross-sectional e de séries temporais, permite a avaliação de uma tendência no comportamento de um índice em relação à tendência para o setor, p. ex., índice de período médio de recebimento.
Índices Financeiros:
Podem ser divididos por conveniência em quatro categorias: Índices de liquidez; Índices de atividade; Índices de lucratividade; Índices de endividamento
Liquidez:
a) Capital circulante líquido, apesar de não ser realmente um índice, é medida comum da liquidez global da empresa;
b) Corrente: AC/PC
c) Seca: AC – Estoque/PC
Atividade:
a) Giro de Estoque: CPV/estoque
b) Período Médio Recebimento:
DR/Média Vendas Dia
DR/Vendas Anuais/360
c) Período Médio Pagamento:
DPG/Média Compras Dia
DPG/Compras
...