Analise De Investimentos
Exames: Analise De Investimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joiceromualdo • 3/6/2014 • 2.786 Palavras (12 Páginas) • 266 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara
Curso Administração
Disciplina: Análise de Investimentos
Guilherme Felipe Santana Ra: 4340828776
Joice Daiane Aparecida Pereira Romualdo Ra: 3808604051
Marcelo Aparecido Guimarães Thomé Ra: 3883762749
Professor: Me. Jefferson Dias
Santa Bárbara D’Oeste
31 de Março de 2014
Disciplina: Análise de Investimentos
Trabalho apresentado como avaliação parcial da Disciplina Análise de Investimentos - Curso de Administração da Faculdade Anhanguera Educacional, unidade de Santa Bárbara D' Oeste, orientado pelo Professor: Me. Jefferson Dias.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 5
3 - FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 6
4 - TAXA SELIC 8
5 - INFLAÇÃO E SEU EFEITO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTO 10
6 - IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO 10
7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1 - INTRODUÇÃO
Trabalho desenvolvido pelo grupo com o intuito de criar um projeto viável e com boa rentabilidade financeira.
Após o estabelecimento da atividade e dos produtos comercializados as ideias começaram a serem colocadas de uma forma mais direta, simulando o que ocorre em uma situação real de abertura de um novo negócio.
Esse projeto é bastante simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.
Para realização do trabalho escolhemos poucos produtos a serem comercializados com grande potencial de ganhos, optando pela tributação do Simples Nacional, que simplifica a forma de tributação da empresa e com custos fixos baixos, simplificando com o objetivo de demonstrar com precisão a importância das analises realizadas no decorrer do projeto.
Apesar de fictícios, foram utilizados valores próximos à realidade, que podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.
2 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Ao abrir uma empresa, guardar dinheiro em uma caderneta de poupança ou cursar uma faculdade, podemos afirmar que estes são casos em que estamos tratando de investimentos.
O conceito de investimento é diretamente ligado a economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro.
Os exemplos dados a seguir, mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem uma mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.
A forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro” (PLT- Analise de Investimento). Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:
1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não tem finalidade de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como por exemplo, a construção de escolas e hospitais públicos ao cidadão.
2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.
3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.
Os investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e em pelo menos dois aspectos nas organizações que são a expansão e reposição de capital.
São muitas as opções para se investir, com alguns tipos de investimento oferecendo mais riscos e outros menos riscos. Cabe ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:
1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.
2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.
3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.
Dados do negocio escolhido pelo grupo:
Comercialização de Pneus automobilísticos
Produto a ser comercializado: Pneus de carros
Nome fantasia: Pneu redondo.
Razão Social: Pneu Redondo Comércio de Pneus LTDA.
Endereço da empresa: Avenida Pneuzinho Bom, 12. Bairro Centro. Volta Redonda-SP
3
...