Analise Vertical E Horizontal
Dissertações: Analise Vertical E Horizontal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davidterra • 26/11/2013 • 659 Palavras (3 Páginas) • 858 Visualizações
Analise Vertical e Horizontal
Os métodos usados de analise vertical e horizontal são de estrema importância e contribuição na interpretação da estrutura e da tendência dos números de uma empresa. De certa forma, analise vertical (vertical analysis ou common-size analysis) e analise horizontal (horizontal analysis ou percent change analysis) completam-se e ate sobrepõem-se. Os diversos métodos de analise para descobrirmos a dimensão dos seus riscos e potencia de retorno isso pode ser visto como uma forma de analisarmos a empresa, entre outros objetivos. Para isso é necessário o uso de varias ferramentas disponíveis. Conforme aprendemos com o BP e a DRE a analise vertical e horizontal devem ser entendidas como parte dos instrumentos de trabalho do analista e não como instrumentos únicos. Na maioria das vezes, os métodos de analise horizontal e vertical, em vez de esclarecer os fatores que afetaram a saúde financeira da empresa, indicam a necessidade de mais pesquisa de buscar outras fontes de informações que posam explicar as mudanças nas tendências dos números. Como diz o autor Jose Pereira da Silva “Em vez de oferecer as respostas, ajuda a levantar questões”.
Analise Vertical
A analise vertical (AV) tem o propósito de mostrar a participação relativa de cada item de uma demonstração contábil em relação a determinado referencial. No balanço, por exemplo, é comum determinarmos quanto por cento representa cada item (e grupo de itens) em relação ao ativo total. Podemos fazer essa verificação com um calculo simples para acharmos o percentual da coluna da analise vertical de cada ano e dividimos o valor do item que queremos calcular pelo valor base e multiplicamos o resultado por cem. O valor base no balanço patrimonial é o ativo total da demonstração do resultado é a receita liquida de vendas.
AV= Item x 100
Base
Sem a analise vertical, isto é, somente com os números absolutos seria difícil visualizar a contribuição do impacto de cada item no resultado da empresa podendo ser analisado detalhadamente o comportamento dos demais itens.
Analise Horizontal
A analise horizontal (AH) tem o propósito de permitir o exame da evolução histórica de cada uma das contas que compõem as demonstrações contábeis. Tradicionalmente, na analise horizontal tomamos o primeiro exercício como base 100 e estabelecemos a evolução dos demais exercícios comparativamente a essa base inicial.
Uma simples identificação da representatividade de um item do ativo ou do passivo em relação à determinada referencial pode não ser suficiente para o analista tirar uma conclusão certa sobre a situação da empresa e sim para observar as tendências da representatividade de um ou mais itens ao longo de dois ou mais exercícios é o processo que ajuda o analista a visualizar mudanças ocorridas na estrutura do demonstrativo que esteja sendo analisado. Corresponde ao estudo das variações ocorridas, em períodos de tempos consecutivos, nos itens que compõem esses demonstrativos.
Adota-se o índice 100 (cem) como representativo dos valores monetários do ano que serve para confronto com os valores dos demais períodos. Pela regra de três simples, calculam-se
...