Arte e Cultura
Por: Isabely Rodrigues • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 348 Palavras (2 Páginas) • 205 Visualizações
Pinacoteca
A Pinacoteca é o museu mais antigo de São Paulo, com as suas portas abertas desde 1905 ela é considerada um dos museus mais importantes do Brasil. O museu é totalmente voltado para a pintura, e para outras artes, ainda abre espaço para esculturas. Na semana em que tivemos a oportunidade de visitar a Pinacoteca ela estava com a exposição Arte no Brasil onde continha quadros retratando a realidade brasileira em ordem cronológica.
Durante as horas em que estivemos dentro da Pinacoteca sentimos a impressão de viajar no tempo, parece que por algumas horas estávamos em outros países e séculos.
Gostamos bastante da possibilidade de interagir com algumas salas e exposições da pinacoteca, como a exposição Monte a Sua Coleção, com certeza isso foi o que mais nos ganhou.
Entre os quadros da exposição Arte no Brasil que mais gostamos estão presentes o quadro No Cafezal de Georgina de Albuquerque, onde mostra uma realidade vivida por muitos imigrantes de São Paulo e que nos fez lembrar muito do movimento realista.
Há também o quadro de um índio que representa o movimento indianista que aconteceu apenas no Brasil e que de todos os assuntos discutidos em aula foi o que mais gostamos.
E o retrato de D. Pedro II que nos remeteu ao período Neoclássico.
Também conseguimos associar as outras exposições à matéria e percebemos isso analisando o quadro Aos pés da Cruz
Nesta obra podemos perceber algumas figuras humanas, apesar de ela ser construída principalmente pela combinação de cores e formas geométricas, em especial triângulos.
O título, Aos pé da cruz, refere-se a uma conhecida cena bíblica. Se compararmos esta obra com outras, parece ser mais difícil reconhecer a cena de imediato. Isso se dá, em parte, porque, mesmo, geometrizadas, as figuras remetem á realidade, enquanto o fundo é construído, sem a intenção de representar diretamente real.
Após a visita à Pinacoteca pudemos concluir que este exercício nos ajudou a fixar todo o conteúdo visto em sala de aula e ter certeza do que realmente aprendemos. Gostamos muito da visita, da possibilidade ver de perto a genialidade e delicadeza dos artistas. É um universo totalmente diferente
...