Assessoria Executiva
Trabalho Universitário: Assessoria Executiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: belinhaDEpaula • 16/10/2014 • 3.378 Palavras (14 Páginas) • 361 Visualizações
Assessoria Executiva de Multinacionais
“O papel fundamental da assessoria executiva é minimizar o trabalho de dirigentes de uma organização. Justamente pelo fato do executivo posicionar-se ao topo de um sistema hierárquico, ele se torna o centro de tomada de decisões e é de suma importância que este chefe tenha um coadjutor para o qual delegar tarefas.” (Wikipédia)
A busca por excelência está presente não só em multinacionais, mas também em empresas de pequeno e médio porte. Tanto um assessor executivo de uma pequena empresa quanto aquele de uma multinacional são dotados de grande carga de responsabilidade. O que implica dizer que as funções delegadas a um assessor de uma multinacional se assemelham às funções de um assessor de uma empresa de menor porte. Contudo, um assessor executivo de uma empresa multinacional tende a ser mais pressionado, pois a empresa a qual ele assessora apresenta-se muito vulnerável às variações do mercado mundial e, portanto, as decisões devem ser extremamente cautelosas.
O assessor executivo necessita ter o mesmo grau de conhecimento, tanto de mundo quanto da empresa na qual se trabalha, que seu chefe – o executivo. Para que uma assessoria seja de fato atuante, deve-se saber tudo acerca das atividades empresariais. Nota-se que o trabalho dos executivos mescla-se ao dos assessores, uma vez que ambos executam atividades em resposta a demandas cotidianas, mas também necessitam realizar planejamentos que exigem análise, organizar métodos específicos e apresentar habilidades gerenciais.
A competência técnica voltada para o controle das atividades torna o assessor portador de mecanismos
para gerir uma equipe e respaldar o executivo nas decisões empresariais. Tal competência é possibilitada por meio da realização do planejamento administrativo (que envolve o controle das ações próprias e as do dirigente), da organização e do domínio da informática.
Os profissionais de secretariado são um elo entre os superiores e os subordinados e, portanto, devem desenvolver muito bem a habilidade de comunicação dentro da empresa. No processo comunicativo, o feedback possibilita o prosseguimento do fluxo de mensagens, uma vez que torna possível a análise dos resultados obtidos em relação aos planos iniciais.
As funções atribuídas a um secretário executivo atuando como assessor em uma multinacional são muitas e serão, a seguir, explanadas.
Planejamento estratégico: estabelecimento de metas e de cronograma para cumprimento das tarefas.
Recepcionar: a recepção da alta administração é, de fato, realizada pelo secretário executivo, este que é a ponte entre a chefia a as demais áreas da empresa.
Organização e controle da agenda: A agenda é uma importante ferramenta de trabalho para o assessor executivo, pois através dela ele controla os compromissos dele próprio e de seu chefe.
Redigir textos empresariais/cartas comerciais: elaborar atas, cartas de convocação, cartas comerciais, etc. A redação desses pode ser também em idioma estrangeiro. O assessor pode ainda traduzir textos de um idioma para outro.
Organizar arquivos: visa rápida recuperação de documentos .
Agendamento de reuniões: agendar reuniões bem como providenciar recursos audiovisuais, local e suprimentos para realização das mesmas.
Organização de eventos:
é imprescindível verificar com antecedência toda a infra-estrutura disponível para a realização do evento e checar os serviços e pessoas contratadas para que se evite imprevistos.
Organizar viagens: encarregado de prestar suporte total no que diz respeito a itinerários, reservas e até esclarecimentos sobre a cultura do lugar de destino do chefe.
Administrar o fluxo de caixa e os materiais necessários ao trabalho também são funções atribuídas a quem está a cargo da assessoria executiva de uma empresa.
Todas as funções acima citadas permitem ao assessor operar a logística organizacional.
Secretariado executivo
Ser Secretário Executivo é assessorar, secretariar e gerenciar. O secretário executivo é o assessor imediato de dirigentes e gerentes de uma organização. Ele gerencia, por exemplo, processos administrativos, informações, equipes e comunicações internas e externas. Tem poder de decisão sobre a rotina do departamento ou setor em que trabalha, fazendo a ponte com as demais áreas da empresa.
O curso tecnológico é focado em automação de escritório, que inclui armazenamento de dados, transferências eletrônicas e gerenciamento de informações de negócios, e na assessoria para diretores e executivos, com o atendimento de telefonemas, marcação de reuniões e até assessoramento para assuntos particulares. A base teórica traz disciplinas ligadas à administração (financeira e de recursos humanos, por exemplo). No primeiro ano, aprendem-se técnicas de secretariado, cerimonial, protocolo e etiqueta, ética profissional e relações públicas. Também fazem parte do currículo disciplinas voltadas para a contabilidade,
documentação e arquivo. Aulas de inglês técnico e redação comercial em português ocupam mais de um terço da carga horária, mas o aprendizado de línguas têm um peso menor se comparado a um curso de bacharelado. Para se formar é necessário realizar estágio e fazer um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: dois anos
Outros nomes: Autom. de Escritórios e Sec.; Sec. Exec.).
O que você pode fazer
Assessoria e consultoria
Atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.
Secretariado
Assessorar executivos em reuniões e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos.
Gerenciar
Processos administrativos, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.
Tradução e Interpretação
Escrever textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões, debates e seminários.
-
...