TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade

Exames: Atps Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

1- O conflito na Irlanda do Norte (também conhecido em inglês como The Troubles ou o problema) foi um conflito de grande violência pelo estatuto político da Irlanda do Norte, que causou grande perda de vidas durante a segunda metade do século XX. Tratava-se, em primeiro lugar, da população protestante (maioria), em favor de preservar os laços com a Grã-Bretanha, e do outro lado a população católica (menoria), em favor da independência ou a integração da província com a República da Irlanda, ao sul, país predominantemente católico. Ambas as partes recorreram às armas, e a província mergulhou em uma espiral de violência que durou desde o final da década de 1960 até a assinatura do Acordo de Belfast ou Acordo de Sexta-Feira Santa em 10 de Abril de 1998, que estabeleceu as bases para um novo governo, em que católicos e protestantes compartilhassem o poder.No entanto, a violência continuou após essa data e ainda continua de forma ocasional e em pequena escala.

The Troubles têm sido repetidamente descrito como o terrorismo, conflito étnico, guerra de guerrilha, conflito de baixa intensidade e até mesmo guerra civil. A violência do conflito muitas vezes ultrapassou as fronteiras da Irlanda do Norte, estendendo-se à República da Irlanda e ao Reino Unido. The Troubles tinha tanto dimensões políticas e militares (ou paramilitares). Seus participantes incluíam políticos e ativistas políticos de ambos os lados, republicanos e lealistas paramilitares, e as forças de segurança do Reino Unido e da República da Irlanda. Enquanto que o conflito nunca foi uma guerra declarada, o grande número de baixas sofridas pelas forças britânicas (725 mortos e milhares de feridos), os recursos utilizados pelo governo britânico por mais de 25 anos, a destruição causada em muitas cidades e ao povo da Irlanda do Norte e a Inglaterra e o complexo arsenal utilizado pelos grupos paramilitares sugerem que o conflito foi uma guerra de facto.

Data 1968–1998

Local: Irlanda do Norte.

Violência estendida para a Inglaterra, a República da Irlanda e a Europa continental.

Desfecho: impasse militar e cessar-fogo dos paramilitares.

2- Domingo sangrento de 1972 foi uma chacina que ocorreu na irlanda do norte,que acabou matando a tiro doze jovens com cerca de vinte anos, quando o exércitopritônico procurava dissolver uma manifestação de católicos militantes contra o governo da irlanda do norte.

Os manifestantes protestavam contra a política do governo Irlandês de prender sumariamente pessoas suspeitasb de atos terrorista. Essa política era dirigida contra o exercito republicano Irlandês(JRA), uma organização clandestina que luta pela superação da irlanda do norte e posterior união com a república da Firlanda.

A banda irlandeza de rock U2, lançou uma música sobre o tema em 28 de fevereiro de 1983 no álbum Wai. a primeira faixa é Sunday Bloody Sunday, ou domigo sagrento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com