Atps Contabilidade
Exames: Atps Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Macy • 15/3/2014 • 2.178 Palavras (9 Páginas) • 350 Visualizações
Etapa 2, passo 4
As Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir).
Composição das Demonstrações Contábeis:
Balanço Patrimonial
É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.
As três classes do Balanço Patrimonial são: o Ativo, o Passivo e o Patrimônio Líquido. O Balanço Patrimônio resume de forma clara e objetiva os acontecimentos financeiros ocorrido em uma empresa em certo período de tempo.Seus componentes são: os bens, os direitos e as obrigações. Os bens e os direitos ficam na parte esquerda, que é o ativo, já as obrigações e o patrimônio líquido, no lado direito, que é o do passivo.
O Ativo fica a esquerda e tem como classes o Circulante, o Realizável a Longo Prazo e o Permanente contendo suas subclasses:
*Circulante: Caixa, Banco, Estoques.
*Realizável a Longo Prazo: Contas a receber a longo prazo.
*Permanente: Imóveis, Automóveis.
O Passivo fica a direita e tem como classes o Circulante, o Realizável a Longo Prazo e o Patrimônio Líquido contendo suas subclasses:
*Circulante: fornecedores, aluguel a pagar.
*Realizável a Longo Prazo: Financiamentos.
O que vem a ser Patrimônio Líquido? É o estado financeiro real da empresa, onde somam bens e direitos e subtrai as obrigações. Patrimônio Líquido: Capital Social, Reserva de Capital, Ajustes de Avaliação de Patrimonial, Reserva de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
Ativo
Ativo, se compõe de bens e direito que fica a disposição dos sócios, gerentes, administrador de uma empresa, no ativo são aplicados os recursos indispensáveis para o desenvolvimento da entidade, e estão disponíveis para o gestor aplicar no desenvolvimento das atividades .O ativo tem a utilização dos bens e direitos de forma maximizada e ordenada de uma entidade pois ela nasce para não morrer, a entidade que leva á sério esses tópicos com certeza terão seus bens e direitos em crescimento com isso facilita a uma entidade atingir suas metas com sucesso (com certeza a entidade tem que ter também uma equipe em harmonia o tempo todo).A partir da lei 11.638/07 toda a empresa tem que ter controle do bem arrendado para boa saúde de sua empresa e que o mesmo deverá sempre aumentar seus bens e nunca ficar no vermelho
O Ativo se divide em três grandes grupos: ativo circulante, ativo realizável a longo prazo e ativo permanente. As contas, em cada grupo, são expostas em ordem decrescente de liquidez.
Ativo Circulante:
Neste grupo entram o dinheiro (item mais líquido de todos) e os itens que são transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos no curto prazo, como estoques, aplicações, duplicatas a receber, investimentos temporários entre outros.
Ativo Realizável a Longo Prazo:
Os ativos deste grupo transformam-se em dinheiro com menor velocidade que o Circulante. Alguns exemplos de ativo realizável a longo prazo são empréstimos concedidos a acionistas, diretores, coligadas etc.
Ativo Permanente:
No Permanente se encontram certos investimentos e itens utilizados por muito tempo pela empresa e de lenta reposição. Por exemplo, fazem parte do ativo permanente os prédios, móveis, veículos, máquinas, equipamentos e similares da empresa.
O Permanente se divide em três grupos:
1) Investimentos:são participações em outras sociedades, que não se destinam à venda. Neste subgrupo entram ainda os investimentos em aplicações permanentes sem vínculo com a atividade-fim da empresa, como obras de arte, terrenos etc.
2) Imobilizado:aqui se encontram aplicações relacionadas à atividade operacional da companhia, como marcas e patentes, veículos, equipamentos, imóvel (onde a empresa está localizada) etc.
3) Diferido:neste subgrupo se incluem despesas e aplicações de recursos realizadas em um exercício que afetarão (um ou mais) exercícios futuros. Como exemplo de ativo diferido pode-se citar gastos pré-operacionais para constituição da sociedade, despesas com pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, entre outras.
Passivo
Passivo é conjunto de obrigações (parte negativa para que o ativo possa aumentar), ou- seja capital de terceiros, a importância do passivo é tão importante como o ativo uma fatia da entidade complicada de se lhe dar pois esta mexendo no caixa de uma entidade.Se os gastos de uma entidade não for controlado com muita atenção, a entidade pode até mesmo fechar as portas por esse motivo que o passivo é uma chave importante e tem que ser controlado com muita responsabilidade.
O Passivo se divide em dois grupos, que são o Circulante (de curto prazo) e o Exigível a Longo Prazo.
Passivo Circulante:
Neste grupo se encontram as obrigações da empresa que são pagas dentro de um ano, como por exemplo contas a pagar, salários, impostos, dívidas com fornecedores de matéria prima, financiamentos com prazo de até um ano etc.
Exigível a Longo Prazo:
Aqui são expostas as dívidas da companhia com vencimento superior a um ano, tais como títulos a pagar, financiamentos de longo prazo, fornecedores etc.
Patrimônio Líquido:
Valor que os proprietários têm aplicado, contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide-se em capital social, reservas de capital, reservas
...