Atps Contabilidade De Custos
Artigos Científicos: Atps Contabilidade De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agdafer • 31/3/2014 • 1.554 Palavras (7 Páginas) • 337 Visualizações
Sumário
Introdução 2
Conceito de Custos 2
Conceito de Despesa 2
Custo x Despesa 3
Diferença Conceitual de Custos Diretos, indiretos, fixos e variáveis 3
Custos Diretos 3
Custos Indiretos 3
Custos Fixos 4
Custos Variáveis 4
Conceito, objetivos e estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 4
DRE 5
Contabilidade de custos, financeira e gerencial. 7
Passo 1 – Informações do objeto de estudo 7
Passo 2 8
Tabela 1 – Lista de matéria-prima e embalagens 8
Tabela 2 – Desenvolvimento Gestão de Custos 9
Passo 3 10
Tabela 3 – Gestão de Custos 10
Etapa 2 11
Passo 1 11
Tabela 4 – Gestão de custos 11
Passo 2 11
Tabela 5 – Gestão de custos (Rateio) 11
Passo 3 12
Tabela 6 – Gestão de custos 12
Bibliográfia 13
Introdução
Esta atividade tem por objetivo prático calcular o custo de produção de dois distintos produtos fabricados por uma empresa fictícia no seguimento alimentício denominada Indústria Alimentícia Showdog Ltda., que tem por objeto de produção os produtos hot-dog e hot-chicken, para que seja feita a elaboração da atividade serão apresentados os conceitos dos custos e despesas apropriados por uma empresa e a sua Demonstração de Resultados do Exercício, consequentemente a apresentação da tabela de cálculos especifica para estes dois produtos.
Conceito de Custos
Custo caracteriza todo bem ou serviço utilizado para produção e/ou elaboração de um produto ou serviço, pode abranger matéria-prima, mão de obra, combustíveis da maquina de produção, aluguel, seguros do prédio da fábrica, e tudo que estiver relacionado a produção ou a prestação do serviço. Para o custo real é necessário considerar todos os custos incorridos no período determinado para a transformação do produto, estando ou não inteiramente acabado.
Dentre os custos relacionados a produção pode-se dividir o custo em três partes, sendo elas:
• Custo da produção acabada: Este abrange o total de custos da produção acabada no período e os produtos em elaboração no inicio do período e foram terminados dentro do período.
• Custos primários: Considera os custos diretos da produção, como mão de obra e material direto da fabricação.
• Custo da transformação: Exceto matéria-prima, material secundário e de embalagem, este totaliza produtos e serviços necessários utilizados para a transformação do produto, resumindo-se em mão de obra indireta, material de consumo, energia elétrica, combustível, etc.
Conceito de Despesa
Define-se como o gasto de bem ou serviço que são consumidos direta ou indiretamente para gerar uma receita. São saídas de recursos financeiros (dinheiro que é despendido), em oposição as entradas e não constituem gastos que afetam perdas ou ganhos.
Diferente de custo de produção a despesa está relacionada aos itens que reduzem o Patrimônio Líquido representando sacrifícios no processo de obtenções de receitas, engloba gastos administrativos, financeiros, comercial e marketing. Esta abrange o salário de funcionários, manutenção dos aparelhos de escritório, materiais de limpeza do prédio, serviços de comunicação da empresa, enfim são alguns gastos habituais que fazem parte das despesas das empresas.
Custo x Despesa
Para diferenciar estes dois gastos é necessário identificar o seguimento da empresa, pois o que é custo para uma pode ser despesa para a outra. Exemplo:
O combustível dos veículos de uma empresa transportadora é custo, já o combustível dos veículos de uma empresa de produção, como o de carros de vendedores são gerados como despesa.
Diferença Conceitual de Custos Diretos, indiretos, fixos e variáveis
Custos Diretos
Estão associados diretamente ao produto, bem ou função atribuído direto a um produto, linha de produção, centro de custos ou departamento, no qual não há necessidade de se efetuar o rateio, incluídos diretamente no calculo dos produtos com a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, mantendo uma correspondência proporcional e individual a cada produto ou serviço.
São custos diretos a matéria-prima utilizada na fabricação do produto, mão de obra direta, serviços subconcentrados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços. No seguimento de empresas prestadoras de serviços ele é apropriado na mão de obra, materiais aplicados e serviços subconcentrados.
Custos Indiretos
Este custo necessita de rateio, pois, não estão relacionados diretamente ao produto, mas estão apropriados aos portadores finais, como a mão de obra indireta, rateada por horas/homens da mão de obra direta, gastos com energia, baseada em horas/maquinas utilizadas.
Exemplos:
• Mão de obra indireta: representa o trabalho nos departamentos auxiliares ou prestadores de serviços os quais não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.
• Materiais indiretos: são materiais envolvidos nas atividades que auxiliam a produção seu relacionamento com o produto é irrelevante, graxa, lixas, lubrificantes, etc.
• Outros custos indiretos: são representados pela existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como a depreciação, seguros, manutenção dos equipamentos, etc.
Custos Fixos
São considerados custos que não sofrem
...