Atps Contabilidade básica
Artigos Científicos: Atps Contabilidade básica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lalyph • 21/4/2014 • 973 Palavras (4 Páginas) • 517 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais
Larissa Silva da Mata / RA: 6942012365
Rita de Cássia / RA: 6747336298
CONTABILIDADE BÁSICA
Campinas-SP
Abril/ 2014
Larissa Silva da Mata / RA: 6942012365
Rita de Cássia / RA: 6747336298
CONTABILIDADE BÁSICA
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Contabilidade Básica no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da universidade Anhanguera Educacional - Uniderp, 3° semestre, sob a orientação do (a) Prof.(a) Luiz Alberto.
Campinas-SP
Abril / 2014
Sumário
1.0 Introdução______________________________________________________¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______1
2.0 Conceitos básicos da Contabilidade________________________________________2
3.0 Conceitos da Contabilidade envolvendo o Patrimônio_________________________4
4.0 Estrutura de um Balanço Patrimonial_____________________________________6
5.0 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)____________________________7
6.0. Referências bibliográficas_______________________________________________8
1. Introdução
Este trabalho tem o intuito à aprendizagem sobre os conceitos básicos da Contabilidade tendo como eles: o sistema de acumulação de custos, o controle de estoque, a estrutura correta de um Balanço Patrimonial e entender como funciona a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
Nas próximas páginas, esse trabalho será desenvolvido de acordo com cada etapa exigida conforme a ATPS de Contabilidade Básica.
2.0 Conceitos básicos da Contabilidade
Contabilidade designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos em valor e quantidade, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, então , as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e aumentará importância da demonstração contábil.
Os objetivos da contabilidade devem ser também aderentes, de alguma forma explícita ou indireta, aquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não tem sentido ou razão de ser a contabilidade, como uma disciplina neutra, que se contenta em seguir uma verdade ou beleza. A verdade da contabilidade reside em ser um instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade.
Segundo o escritor Osni Moura Ribeiro, [contabilidade básica. 27] a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa. O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como União, os Estados, as Autarquias.
A contabilidade é um grande instrumento que auxilia o administrador a tomar decisões, a coletar dados econômicos, mensurando-os monitoriamente, finalidade para as quais se utiliza informação contábil.
A empresa deve inicialmente, com a assessoria de um escritório de contabilidade, organizar e manter seu sistema contábil, com o objetivo de controlar e registrar variações econômicas, financeiras e patrimoniais do empreendimento, obtendo a partir desse registro, todas as informações gerenciais úteis para a análise e tomada de decisão.
A contabilidade tem grande importância na empresa, pois através dela, é possível controlar os valores de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade de negócio, produtividade da mão de obra onde através disso, pode realizar um bom planejamento tributário.
A partir das informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir algumas despesas ou fazer novos investimentos. É importante o papel da contabilidade, pois a maior parte dos seus relatórios é técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem um papel fundamental, de auxiliar a alta direção no entendimento e no rumo do processo decisório.
3.0 Conceitos da Contabilidade envolvendo o Patrimônio
Conjunto de bens,
...