Auditar Sistemas de Informação
Tese: Auditar Sistemas de Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatiteixeira • 19/6/2013 • Tese • 683 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Nota-se que Auditoria não se limita simplesmente em auditar Sistemas de Informação.
A mesma utiliza um conjunto de procedimentos que formam um conjunto de verificações e averiguações que permitem obter e analisar as informações necessárias à formulação da opinião do auditor. Geralmente em listas de pontos a serem verificados durante a Auditoria. Porém, a grande quantidade de sistemas e ambientes existentes nas empresas aliada ao número reduzido de funcionários para realizar os trabalhos de auditoria, demanda a utilização de critérios para eleição dos sistemas a serem auditados, aproveitando melhor os recursos humanos disponíveis na empresa.
Também é fundamental a utilização de uma ferramenta de apoio que vise automatizar o trabalho dos auditores e auxiliar no gerenciamento das recomendações efetuadas, uma vez que o controle manual das recomendações gera re-trabalho e fragilidades ao processo, visto que não há um controle automatizado do mesmo.
Neste trabalho são abordados assuntos relacionados à Auditoria de TI, tais como: informação, controle interno, auditoria em geral, etc., com utilização de uma empresa para estudo de caso, verificando as dificuldades encontradas na realização de suas auditorias.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
. Maria Goreth M. A. Paula, no livro Auditoria Interna: embasamento conceitual e suporte tecnológico, define auditoria como a:
“atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e para a avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle e da qualidade do desempenho das áreas, em relação às atribuições e aos planos, metas objetivos e políticas definidas para elas”. (PAULA, 1999, p.31).
Segundo as entidades pesquisadas, a missão da AI é:
• Assessorar a administração, por meio do exame da adequação e eficácia dos controles internos da entidade;
• Assessorar, mediante ação integrada de sua equipe de trabalho, todos os níveis da administração, contribuindo de forma efetiva para o desempenho de suas atribuições e responsabilidades, visando cumprir a missão da entidade;
• Certificar aos acionistas o grau de gerenciamento e da condução do negocio por parte dos responsáveis pela entidade.
A norma 300. 03. 06 dispõe que é parte essencial do trabalho do auditor a verificação do grau de utilização dos instrumentos utilizados pela administração, assim como da existência de uma mentalidade voltada para o controle, dentro da organização.
Para o CFC, a Auditoria Interna é de competência exclusiva de contador registrado no CRC, o contador na função de auditor interno deve manter o seu nível de competência profissional pelo conhecimento atualizado das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria.
Visando instrumentalizar o auditor interno para que execute melhor o seu papel, e diante da evolução tecnológica, o auditor deve manter-se atualizado utilizando-se do sistema informatizado de suporte a auditoria.
3. RESULTADOS
...