Ausência de ética leva à perda de empresas
Resenha: Ausência de ética leva à perda de empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maedina • 4/10/2014 • Resenha • 328 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
A falta de ética gera prejuízos ás empresas
Os empresários das organizações que deixaram a Ética de lado, e só focaram o lucro, a competitividade muitas vezes agressiva e a falta de Educação e Ética. Deixaram de lado o que realmente tinha que ser feito - Ser Éticos em relação a Organização e as pessoas ali envolvidas. Para serem verdadeiros predadores, atrás de recompensas e eliminação dos concorrentes. Mas a maioria das empresas, que foram regidas com esse intuito de ser predador á qualquer custo, foram liquidadas uma á uma conforme o tempo.
Não adianta apenas, aparentar ser ético e na verdade não ser. Nós temos o exemplo dessas empresas (Enron, Parmalat, Arthur Andersen) que apenas pareciam que eram empresas sérias e sem sujeiras, mas a realidade era outra. Eram difarçadas pela "meia-ética" e não agiam como seres verdadeiramente éticos.
O filme Enron - Os melhores da sala, se refere ao grande fiasco da entidade Enron nos Estados Unidos. Era um sucesso, e todos queriam investir em suas ações, pois era certo de retorno mutuo. Inovando a cada mês, mas a historia mudou, quando descobriram a falta de ética da empresa. Desviando dinheiro, fraudes na parte contabil da empresa, e outros inúmeros erros. Cegos pelo poder os administradores da Enron, fugiram com bilhões de dólares e deixaram para trás investidores e empregados sem dinheiro. Sendo assim, o caso da empresa Enron é um dos maiores fracassos empresariais de todos os tempos.
Todos sabemos que ter uma postura ética, é imprescindível tanto na vida profissional quanto na pessoal. Procurar respeitar um ao outro, é uma questão de ética. Saber separar o que é ruim do que é bom, é essêncial. Agir de forma correta, sem disfarces, sem falsa simpatia. Ser verdadeiro no que faz. Ser Ético, é indispensável em uma empresa. Por isso, a ética tem que ser desenvolvida nas organizações, estudadas e aprendidas. E não serem "meio-éticas", dando a impressão de ética mas só na superficialidade. Tem que verdadeiramente buscar ser.
...