Avatar: Análise Socioantropológica
Por: Mari Ribeiro. • 7/10/2016 • Relatório de pesquisa • 987 Palavras (4 Páginas) • 597 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE JOAQUIM NABUCO
FUNDAMENTOS SÓCIOS- ANTROPOLÓGICOS
E EDUCAÇÃO
DOCENTE: MICHELA CAROLINE MACEDO
PEDAGOGIA - 1º PERÍODO - 1 MA
ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DO FILME AVATAR
ELENA CABRAL
FERNANDA LUZ
KASSIA GUEDES
MARIANA RIBEIRO
RECIFE 2012.2
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será mostrada uma análise antropológica do Filme Avatar (2009) que foi solicitado como trabalho pela Mestra Michela Caroline Macedo na matéria de Fundamentos Sócios-Antropológicos e Educação no 1º período do curso de Pedagogia da Faculdade Joaquim Nabuco – Recife no qual fomos convidados a desenvolver uma série de observações para com o povo Na‘vi e apartir daí elaborar respostas para as perguntas que nos foram solicitadas.
Nesta análise será mostrada um pouco sobre o modo de vida do povo Na'vi, sua organização social, as tecnologias usadas em seu tempo (2154 d.C) e suas crenças.
FICHA TÉCNICA DO FILME AVATAR
- TÍTULO: Avatar
- TÍTULO ORIGINAL: Avatar
- ANO: 2009
- DIRETOR: James Cameron
- CLASSIFICAÇÃO: Longa metragem
- DURAÇÃO: 166 minutos (2 horas e 46 minutos)
- ATORES: Sam Worthington (Jake Sully), Sigourney Weaver (Dr. Grace Augustine), Michelle Rodriguez (Trudy Chacon), Zoe Saldana (Neytiri), Giovanni Ribisi (Selfridge), Dileep Rao (Dr. Max Patel), Laz Alonso (Tsu\'Tey), Stephen Lang (Col. Quaritch), CCH Pounder (Moha), Peter Mensah (Akwey), Matt Gerald (Lyle Wainfleet) e James Pitt (Shuttle Pilot)
MODO DE VIDA DO POVO NA'VI
O povo Na'vi são humanóides que medem cerca de 3 metros de altura (o dobro da altura dos humanos da Terra), tem cauda ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono e pelo bioluminescente com cor da pele azul que vivem em um planeta isolado chamado Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três planetas gasosos fictícios que orbitam o sistema Alpha Centauri a 4,4 anos-luz da Terra. Adoram a natureza e seus elementos. São leais com o clã deles chamado de Omaticaya, e tem uma organização social matriarcal, uma própria língua e cultura.
Há uma Árvore das Almas que eles consideram-na mágica e os Na'vis fazem suas orações, pedidos e cerimônias nela.
Eles adoram a deusa chamada de EYWA, e suas religiões são anímicas e panteístas.
Diante da Árvore das Almas é que eles realizam o seu acasalamento pois se comunicam com ela e recebem aconselhamentos.
Os Na'vis convivem com monstros e animais bem maiores e bem mais ferozes que o normal visto aqui na terra atualmente.
São representados por um líder espiritual mais forte que domina o clã e suas armas são semelhantes a dos índios apesar de muitas tecnologias que eles já usam. Se alimentam do que extraem da mata (exceto da Árvore da Vida) e as suas casas são todas construídas com elementos da natureza.
Em sua cultura enquanto os homens cuidam do clã, caçam, pescam e aprendem a lutar, as mulheres cuidam das casas e das crianças (ensinando-as a cultura).
JAKE, SEU PAPEL DE ANTROPÓLO E AS
MUDANÇAS DE SUA PERSONALIDADE
Jake Sully no filme é um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Ele foi selecionado para o programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo morto por terem genoma idêntico e, consequentemente, uma compatibilidade genética com o Avatar já produzido para o irmão. Dra. Augustine não fica contente com a substituição, pois o irmão de Jake era um cientista com anos de treinamento para participar do programa. Jake, por sua vez, nunca usou um Avatar e não tem nenhum conhecimento sobre a cultura Na'vi. A equipe de pesquisa deixa que ele participe do programa, tendo-o mais como um segurança do que como um cientista.
...