Balanço Patrimonial
Exames: Balanço Patrimonial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayannenl • 6/4/2014 • 632 Palavras (3 Páginas) • 2.731 Visualizações
Introdução
O Balanço Patrimonial é o principal demonstrativo contábil. Sua interpretação e análise dependem, em grande parte, da ordem em que as contas são agrupadas. Dessa forma, para facilitar a leitura e analise das informações, contidas nesse demonstrativo, é que devemos agrupar as contas de mesma natureza.
O Balanço Patrimonial possui dois grupos de contas do lado do ativo e três grupos de contas do lado do passivo conforme quadro abaixo:
ATIVO
PASSIVO E PL
AC – Ativo circulante
ANC – Ativo Não Circulante
PC - Passivo Circulante
PNC – Passivo Não circulante
PL – Patrimônio Líquido
Curto e Longo Prazo
A contabilidade considera curto prazo o período de um ano. Dessa forma, todos os valores a receber e a pagar dentro do período de um ano (365 dias) devem ser classificados no curto prazo.
Já os valores a pagar e a receber com prazo superior a 365 dias, ou seja, um ano, devem ser classificados no longo prazo.
Cabe salientar que determinados ramos de negócios possuem ciclo operacional superior a um ano (365) dias e nesses casos, os períodos de curto e longo prazo, devem respeitar esse ciclo.
ATIVO:
• AC – Ativo Circulante
Neste grupamento encontramos valores que serão convertidos em dinheiro no curto prazo. Neste grupo de contas temos os seguintes exemplos: Caixa, bancos, duplicatas a receber estoques e outros. Trata-se de valores responsáveis pela formação do capital de giro da empresa, o qual tem a função de suportar os compromissos assumidos pela organização. Neste grupamento são classificadas as contas de maior dinamismo das empresas e que estão em constante renovação, ou seja, compreende as contas que estão constantemente em giro/movimento e sua conversão em dinheiro ocorrerá no curto prazo (365 dias).
• ANC – Ativo Não Circulante
Compreende todas as contas do ativo que não tenham seus recebimentos marcados até o próximo exercício social ou que não estão a venda. Este item está subdividido em: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.
o ANC – Ativo Não Circulante (realizável a longo prazo)
Neste grupamento teremos os itens que serão transformados em dinheiro a longo prazo, ou seja, em período superior a um ano. A exceção ocorre para aquela empresa que atua em um ramo de negócios cujo ciclo operacional seja superior a um ano.
o ANC – Ativo circulante (Investimentos)
Incluem-se neste item as aplicações de caráter permanente que geram
...