Bibliotecário Empreendedor
Ensaios: Bibliotecário Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/1/2015 • 10.213 Palavras (41 Páginas) • 389 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O ideal de todo o empreendedor é ver seu negócio bem sucedido e com isso a concretização de seus sonhos. Mas para isso acontecer, além de muito entusiasmo e determinação são necessárias a organização, ideias, estratégias e atitudes. Desse modo o plano de negócios entra como uma peça fundamental na gestão. Por meio dele, o gestor pode medir as incertezas e riscos que irá enfrentar, poderá fazer previsões, projeções e identificar as melhores oportunidades e saber como aproveitá-las.
Assim, o presente trabalho pretende esboçar um plano de negócios, cuja idéia central é estruturar o mesmo pra a implantação de uma loja de cosméticos e perfumaria, onde o gestor é levado a pensar bem sobre os vários fatores que envolvem o seu negócio, realizando um planejamento bem detalhado antes de iniciar a atividade.
Inicialmente, este trabalho, apresenta a contextualização do estudo, onde consta a definição do tema, do problema e dos objetivos, tendo como objetivo geral desenvolver um plano de negócios que proporcione informações contábeis e econômicas na implantação de uma loja de cosméticos e perfumaria, dispondo assim de informações para o gestor, qualificando o gerenciamento e desenvolvimento do negócio, seguido dos objetivos específicos e da justificativa. Também a metodologia utilizada durante a realização do estudo proposto.
Apresenta-se a revisão bibliográfica, baseada na pesquisa em livros, sites, artigos e publicações de que trata o tema dando embasamento teórico ao estudo. Apresenta-se a elaboração detalhada do plano de negócios para a implantação da loja, ou seja, o estudo aplicado, como funcionará na prática a empresa, os produtos, o mercado potencial, os objetivos, enfim, todo detalhamento, bem como os cálculos realizados e as projeções para os negócios, demonstrando a viabilidade econômica financeira do mesmo.
E por fim, apresenta-se a conclusão do estudo seguido da bibliografia utilizada no desenvolvimento do mesmo.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO
O capítulo um deste estudo apresenta a definição do tema, problema, caracterização da empresa que foi desenvolvido o plano de negócios, objetivos e justificativa, as quais estão relacionadas na seqüência.
2.1 Definição do Tema
Frente às várias opções do exercício do profissional da administração, saber elaborar projetos, projeções, planos de viabilidade para si ou para seus clientes é muito importante e desafiador, pois precisa buscar outros conhecimentos, tais como, vendas, mercado, preços, marketing, análises de viabilidade. Neste sentido, o estudo tem como tema, desenvolver um plano de negócios para a implantação de uma loja de cosméticos e perfumaria.
2.2 Caracterização da Organização
A loja de cosméticos e perfumaria Bless Cosmetics vai ser montada em um prédio próprio, rua F7 Qdra 111 Lt 40 Bairro: centro – Parauapebas – Pará - Cep:68515000, onde há bastante circulação de pessoas, ou seja, pessoas que trabalham no comércio, estudantes, famílias, enfim, poderão também encontrar um espaço para descontração. A empresa terá capacidade para atender aproximadamente 100 pessoas ao dia, que irá ter o expediente das 8:00 hs até às 18:hs, de segunda a sexta-feira e no sábado das 8:00 às 13:00 hs.
2.3 Problematização do Tema de Estudo
Muitos são os caminhos que podem nos levar ao sucesso, ou muitas vezes, a possibilidades de falhas. Para que isso não aconteça é de fundamental importância identificar nas empresas os aspectos relevantes no ramo e de que forma atuam no mercado.
O plano de negócios entra como peça de fundamental importância neste, e como em tantos outros ramos de negócio, que não podem mais ser simplesmente abertos ou montados, e sim, precisam ser bem estruturados quanto à forma a operar, suas estratégias, seu plano de conquistar uma fatia do mercado, e também, as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.
Baseado nesta estrutura de plano de negócios pretende-se montar uma loja de cosméticos e perfumaria com capacidade de atender até 100 clientes no dia, com o diferencial na qualidade do produto e nos serviços prestados.
Neste sentido, questiona-se: De que forma a elaboração de um plano de negócios pode contribuir na prevenção e redução dos riscos e incertezas inerentes a implantação de uma loja de cosméticos e perfumaria?
2.4 Objetivos
Os objetivos do presente trabalho dividem-se em: geral com o desenvolvimento de um plano de negócios para a implantação de uma loja de cosméticos e perfumaria, e específicos apresentando os passos de como se desenvolve o mesmo.
2.4.1 Objetivo Geral
O objetivo geral deste estudo é desenvolver um plano de negócios que proporcione informações contábeis e econômicas referente à implantação de uma loja de cosméticos e perfumaria.
2.4.2 Objetivos Específicos
• Revisar a literatura sobre plano de negócios;
• Caracterizar o negócio a ser implantado;
• Elaborar o plano de vendas, marketing;
• Calcular os gastos para implantação do negócio;
• Avaliar a viabilidade contábil, econômica;
• Analisar os riscos e incertezas da implantação da empresa.
2.5 Justificativa
Quando se inicia os estudos para a implantação de qualquer negócio, torna-se de fundamental importância a elaboração de um plano que nos remeta a um planejamento, visando identificar todas as variáveis que possam interferir na futura atividade de que se pretende.
A importância de estudar plano de negócios tem o objetivo de fornecer aos sócios informações para a gestão do negócio por meio dos dados implantados e analisados.
Um plano de negócios é um resumo escrito do que você espera conseguir em seu negócio e como pretende atingir este objetivo. Ele deve conter metas e objetivos claros, com uma explicação de como você pretende administrar seus recursos, ou seja, suas instalações, equipamentos e funcionários, bem como, suas finanças, para atingir estas metas e objetivos (STONE, 2001, p. 03).
Cada vez mais nota-se que não é mais possível trabalhar de forma sonhadora envolvendo valores que em qualquer atividade são expressivos e não permitem que sejam mal utilizados, para tanto se torna necessário os empresários ou sócios estarem acompanhando as transformações que ocorrem no mercado, para identificar o que o cliente quer e se o fornecedor está correspondendo, além de melhor desenvolver a atividade. Desse modo, identificou-se que o plano de negócios deve ser visto como uma parte do processo do planejamento, pois ele nunca se completa, ou seja, uma série de fatores pode torná-lo desatualizado causando inadimplência dos clientes, custos aumentados ou inesperados.
Assim, na implantação da loja de cosméticos e perfumaria, o desenvolvimento deste estudo pode se transformar em uma importante ferramenta para minimizar e reduzir riscos e incertezas neste mercado de atual concorrência, e pode transformar uma simples oportunidade em um grande sucesso.
3 METODOLOGIA
Quanto aos procedimentos, no estudo em questão, classifica-se como pesquisa bibliográfica, pois parte de referenciais teóricos e levantamento.
A pesquisa bibliográfica serve de marco para qualquer pesquisa. Elucida Martins e Theóphilo (2009, p. 54) que esta “procura explicar e discutir um assunto, tema ou problema com base em referências publicadas em livros, periódicos, revistas, enciclopédias, dicionários, sites, CDs, anais de congresso etc.” Complementando, Lakatos e Marconi (1995, p.183), enfatizam que “a pesquisa bibliográfica não é uma mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras.” No estudo em questão esta pesquisa bibliográfica, é verificada no momento da elaboração do referencial teórico, onde são utilizados livros, artigos, e ainda consultas em sites do assunto abordado.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
Neste tópico será apresentado o referencial teórico do assunto abordado, buscando descrever o termo empreendedorismo, o perfil de um empreendedor de sucesso, o plano de negócios e sua estrutura, para então ter um conhecimento das variáveis que contemplam a implantação de uma empresa.
4.1 Empreendedorismo
O tema empreendedorismo é bastante antigo. As primeiras manifestações empreendedoras foram visualizadas desde as primitivas invenções e negociações. Dolabela (2006, p. 25), enfatiza que o “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo, existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza.”
O autor salienta que o empreendedorismo além de ser uma das manifestações da liberdade humana, é a melhor arma contra o desemprego. Podendo ser considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento econômico do país, que por meio da inovação, dinamiza a economia.
De acordo com Aidar (2007, p. 2), o empreendedorismo está associado:
Ao processo pelo qual os produtos e serviços são substituídos no mercado, à substituição de produtos existentes por outros, mais baratos ou mais eficazes para a mesma função ou, simplesmente, à ação de tornar a função de um produto ou serviço obsoleta pela introdução de inovações tecnológicas.
Contudo, Dolabela (2006, p. 31) relata que o empreendedorismo não nasce na pessoa, e sim “é um fenômeno natural, fruto de hábitos, práticas e valores de pessoas.” Os empreendedores não nascem prontos, são modulados por vínculos e afinidades de familiares, amigos, uma atividade afim, cursos, viagens e congressos, que formam fatores importantes na geração do perfil empreendedor.
4.2 Plano de Negócios
Para se obter sucesso na vida empresarial, não basta apenas ter as características empreendedoras. Faz-se necessário um bom planejamento que auxilie na implantação e gestão do empreendimento. Enfatiza Bernardi (2003, p. 70), que “uma preparação não adequada e superficial é pré-requisito a um provável insucesso.”
Desta forma, ter conhecimento das variáveis que abordam o processo de inserção de uma nova empresa no mercado é essencial. Para tanto, o plano de negócios torna-se um instrumento valioso.
No entendimento de Salim et al (2003, p. 3) o plano de negócios “é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesa, receita e resultados financeiros.”
Colaborando com o assunto, Dornelas (2003, p. 95) enfatiza que o plano de negócios é uma ferramenta que se aplica “para o empreendedor expor sua idéia em uma linguagem que os leitores do plano de negócios entendam, e principalmente que mostre a viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado.” Podendo este, ser aplicado tanto para a implantação de novas empresas quanto para o planejamento de empresas já existentes.
Dornelas (2005, p. 98) menciona ainda que a elaboração do plano envolva “um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.”
Enfatiza Bernardi (2006, p. 3) que a elaboração de um plano de negócios justifica-se não só pelo fato de auxiliar ao iniciar um negócio, mas também:
como uma boa prática de gestão no desenvolvimento da empresa, seja para revisar periodicamente o atual modelo de negócios, seja para projetos estratégicos específicos ou para estabelecer e avaliar as premissas fundamentais ao desenvolvimento do negócio.
Desta forma, verifica-se a importância do plano de negócios que além de proporcionar uma visão ampla de todo o empreendimento estabelece estratégias para melhorar o atual modelo de gestão.
Contribuindo Aidar (2007, p. 73) destaca que “o plano de negócios é um documento que explica a oportunidade de negócios, identifica o mercado a ser atendido e fornece detalhes de como os planos serão presididos.”
No entanto, para a realização de tal levantamento, o planejamento deve ser elaborado a partir de uma sequencia lógica, que responda aos principais aspectos e questões inerentes ao projeto, onde, ao final obtêm-se o entendimento completo do empreendimento.
4.3 Estrutura do Plano de Negócios
A estrutura do plano de negócios não segue um padrão, varia de acordo com os interesses do empreendedor e segmento de cada empreendimento.
Segundo Dornelas (2005, p. 100):
não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão de plano de negócios que seja universal e aplicado a qualquer negócio. [...] Mas, qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de seções as quais proporcionarão um entendimento completo do negócio.
Desta forma, estas seções devem ser elaboradas de maneira que o leitor do plano de negócios possa ter um entendimento das variáveis que abordam o empreendimento.
Independente do seu segmento de mercado, Dornelas (2005), sugere que o plano de negócios seja elaborado contendo uma estrutura mínima, seguida dos seguintes tópicos:
1. Capa
2. Sumário
3. Sumário Executivo
4. Produtos e Serviços
5. Análise de Mercado
6. Plano de Marketing
7. Plano Operacional
8. Estrutura da Empresa
9. Plano Financeiro
No entendimento de Chiavenato (2005), o plano de negócios deve demonstrar o passo a passo para a constituição de empresa, deve enfatizar pontos como: o que será produzido/vendido, para quem, quando, onde, dentre outras questões. A figura 1 demonstra o passo a passo para a preparação de um plano de negócios.
Figura 1 – Preparação do plano de negócios.
Fonte: Chiavenato (2005, p. 130).
A partir desta seqüência é possível verificar que a estrutura de um plano de negócios deve ser redigida de forma lógica, partindo do conhecimento do setor, análise de mercado, estratégias, marketing, sistema operacional e financeiro. Obtendo desta forma uma ampla compreensão do negócio.
5 SUMÁRIO EXECUTIVO
A Bless é genuinamente uma marca brasileira, está presente em todos os estados do país, avançando com grande aceitação também no mercado internacional, chancelando assim a qualidade Bless, seja por sua equipe técnica, administrativa e executiva de excelente desempenho, como também pela constante pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos.
Os produtos Bless são fabricados nos maiores laboratórios da América Latina. Tudo conceituado e certificado pelo Ministério da Saúde e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgãos responsáveis pela regulamentação do setor. São centenas de itens extraídos da natureza e desenvolvidos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, chegando ao mercado com preços justos e competitivos. A Bless tem grandes parcerias com fornecedores, como Faber-Castell, Schwan e Feminich, todos com grande credibilidade e influência na cosmética mundial por sua famosa tecnologia de ponta. Seus principais produtos e serviços são: Perfumaria, Maquiagens, Linha corporal, Linha facial, Acessórios. Nossos principais clientes serão homens e mulheres, porém, o público alvo será o feminino. A empresa está localizada na rua F7 Qdra 111 Lt 40 Bairro: centro – Parauapebas – Pará - Cep:68515000. O montante do capital a ser investido será de R$ 27.342,50.
Os empreendedores que farão parte da empresa Bless Cosmetics serão: Priscylla Roballo, Rafael Guedes, Marcelo Souza Robalo, Simone Sales e Francisco Felipe da Silva. Em princípio a microempresa terá um gestor para cada função gerencial.
A sócia Priscylla Roballo, graduada em Administração pela UNISA, atuará como administradora e sócia proprietária da Empresa Bless Cosmetics, e irá administrar as atividades nos setores de compra, negociação com fornecedores, controle de estoque onde a empresa terá implantado um software para o controle do estoque, onde a mesma cadastrará não só os fornecedores, como também os clientes e suas necessidades.
O sócio Rafael Guedes, já atua no ramo de administração é graduando em Administração pela UNISA, será responsável pelo setor financeiro, onde desempenhara suas atividades no fluxo do caixa, pagamentos dos fornecedores e folha de pagamento.
O sócio Marcelo Souza Robalo, também graduada em Administração, será responsável pelo setor de vendas, onde treinará as vendedoras, trabalhará com a implantação de designer nos setores, buscando inovação e ousadia nos produtos.
A sócia Simone Sales, também graduada em Administração pela UNISA, trabalhará no setor de Marketing da empresa, onde confeccionará folhetos, mala direta, também será responsável pela divulgação da loja no que diz respeito a propagando em vinculação nas rádios da cidade e na TV local e também com mídia em carros de som.
O sócio Francisco Felipe da Silva, também graduado em Administração pela UNISA, trabalhará no setor de Recursos Humanos, onde o mesmo será responsável pela equipe de pessoal, trabalhando também com motivação dos mesmos.
Atribuições desempenhadas na sociedade:
NOME: Priscylla Roballo
FUNÇÃO: Administradora
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Administrar todas as atividades principais da empresa, como exemplo: setor de compras, negociação com os fornecedores e controle de estoque.
NOME: Rafael Guedes
FUNÇÃO: Financeiro
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Gerir setor financeiro como: fluxo de caixa, pagamentos de fornecedores, prazo pra pagamento de fornecedores, pagamento de funcionários, enfim todo movimento de caixa.
NOME: Marcelo Souza Robalo
FUNÇÃO: Administrador
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Gerir o setor de supervisão da loja, cadastramento dos clientes e fornecedores e o treinamento das vendedoras.
NOME: Simone Sales
FUNÇÃO: Marketing
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Gerir o setor de propaganda da empresa: propaganda em meios de comunicação, como rádio e TV; panfletagens e carro de som.
NOME: Francisco Felipe da Silva
FUNÇÃO: Recursos Humanos
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: responsável pela equipe de pessoal, treinamento, etc.
6 DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA
6.1 Apresentação da empresa
6.1.1 Dados do empreendimento
Razão Social: Bless Cosméticos
CNPJ:123538490001-28
Atuação: Administração de Vendas
Endereço: rua F7 Qdra 111 Lt 40 Bairro: centro – Parauapebas – Pará - Cep:685150002.
6.1.2 Setor de atividades
Loja de cosméticos e perfumes.
6.1.3 Forma jurídica
A forma jurídica da empresa será limitada. Na sociedade por quotas com responsabilidade limitada, em Direito, no Brasil, refere-se à natureza jurídica de uma empresa constituída como sociedade, é quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária, através de um contrato social, onde constarão seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.
6.1.4 Capital social
O capital social será de R$ 50.000,00 (SESSENTA MIL REAIS) divididos em 05 (CINCO) quotas no valor nominal R$ 10.000,00 (VINTE MIL REAIS), totalmente integralizadas neste ato em moeda corrente do País, pelos sócios:
NOME DO SÓCIO QUANTIDADE DE QUOTAS VALOR EM R$ %
Priscylla Roballo 01 10.000,00 20
Rafael Guedes 01 10.000,00 20
Marcelo Souza Robalo
01
10.000,00
20
Simone Sales
01
10.000,00
20
Francisco Felipe da Silva
01
10.000,00
20
6.2 Modelo de negócio
Fundada com o objetivo de fazer a diferença no ramo dos cosméticos, a marca iniciou suas atividades em meados de 2004. Desde então, vem conquistando o território nacional e já começa a dar seus primeiros passos no mercado internacional, levando para mais longe o conceito de marca genuinamente brasileira. Por contar com uma excelente equipe técnica, administrativa e executiva, todos os produtos da empresa têm alto padrão de qualidade e obedecem as rigorosas normas do Ministério da Saúde e ANVISA. A marca também dá prioridade ao relacionamento com seus parceiros e distribuidores, mantendo-os sempre em dia com as últimas tendências do mercado, além de capacitá-los e gratificá-los com o reconhecimento por um bom trabalho.
A Bless faz fusão de modelos gerenciais promissores do mercado e une as estratégias comerciais do Varejo e da Venda Direta. A combinação oferece baixo custo operacional e alta rentabilidade. O Distribuidor tanto deve vender para o consumidor final em seu ponto de venda, como deverá captar e motivar uma equipe de vendas. São os conhecidos consultores, profissionais autônomos que compram o produto com desconto diferenciado a partir de 30% e os comercializam através de catálogos e Kits Demonstrativos.
A Bless amadurece como empresa a cada dia e segue sofisticando-se e fazendo parcerias com grandes nomes que assinam algumas das linhas Bless, atualmente a linha de maquiagem é assinada por Adriane Galisteu, apresentadora que desponta como revelação no cenário nacional.
Aliando funcionalidade e bom gosto, a linha tem produtos incríveis inspirados nos glamour irresistível das maiores marcas internacionais, sendo composta por um mix de produtos totalmente diferenciados em design e qualidade.
Nossa visão é Estar presente em todos os estados e principais cidades do Brasil, através de um modelo gerencial de qualidade capaz de auto sustentar-se, em parceria com esforços de seus colaboradores, fornecedores e clientes, posicionando-se entre as 10 empresas de perfumaria e cosméticos mais bem conceituadas do país.
Nossa missão é Garantir e realçar a beleza, o bem estar e auto-estima daqueles que apreciam nossos produtos. Como também criar condições para que mais brasileiros tenham a oportunidade de montar o seu próprio negócio e assim desfrutar de uma qualidade de vida melhor, mais digna e feliz, seja consumindo, revendendo ou distribuindo os produtos BLESS COSMETICS.
Nossos valores são os princípios cristãos, as relações éticas e transparentes, a valorização das pessoas, a responsabilidade social e o crescimento auto-sustentável. Sua localização abrange o centro da cidade de Parauapebas onde o fluxo de pessoas é intenso e proporciona maior viabilidade e visibilidade da empresa. A empresa se enquadra fiscalmente como micro empresa, pois o faturamento será inferior a R$ 2,4 milhões da sua receita operacional bruta anual.
7 PLANO DE MARKETING
7.1 Descrição dos principais produtos e serviços
Perfumes e águas perfumadas
Toda a Linha de Perfumaria (100 ml), Águas Perfumadas (120 ml) e BodySplash (200 ml), são desenvolvidas tanto com fragrâncias exclusivas Bless, como também essências das mesmas famílias olfativas internacionalmente famosas. Tudo com excelente fixação e design inovador. A empresa investe constantemente no lançamento de novas fragrâncias que ocupam o cenário das tendências, atingindo seu público em datas específicas e sempre oferecendo novidades especiais para seus clientes.
Maquiagens
A Bless possui várias linhas que deixam a pele da mulher brasileira pronta para enfrentar as suas múltiplas funções. Uma verdadeira aquarela de cores para todos os gostos, estilos, idades e tons de peles. Tudo dentro do mais alto padrão de qualidade. Essa inovação mostra a sensibilidade da BlessCosmetics em atender as preferências femininas, em todos os produtos.
Linha corporal
A Bless reconhece a importância do cuidado com o corpo e principalmente com a pele saudável, bonita e protegida. Sendo assim, desenvolveu excelentes linhas de tratamento corporal, como a Linha Sensuality, Ervas e Flores e Amazônia com hidratantes, hidro loções, óleos bifásicos, sabonetes líquidos sem sal e em barra com massa 100% vegetal. Todos com fragrâncias deliciosas florais e frutais afrodisíacas, com ricas composições que hidratam e nutrem a pele. Um verdadeiro Spa em casa.
7.2 Públicos alvo
A empresa terá como público-alvo, homens e mulheres de classe A, B e C, que estarão em busca de produtos de qualidade, conforto e exuberância, pagando por elas um preço acessível.
7.2.1 Mercado Consumidor
A loja visa se consolidar no ramo de Cosméticos, e a demanda de médio poder aquisitivo da área comercial de Parauapebas, em relação a uma loja de Cosméticos, com qualidade, buscando a lucratividade operacional positiva utilizando-se de estratégias de marketing, promoções, como forma de conquista de seus clientes.
7.2.2 Qualificação
Necessidades: as expectativas principais dos consumidores podem ser resumidas a:
* Encantamento com a mercadoria;
* Atendimento especializado;
* Ambiente agradável;
* Variedades disponíveis;
* Quantidade de produtos atendendo as expectativas.
* Ambos os sexos incluindo o público infantil.
* Renda: de acordo com os preços acessíveis, as mercadorias, serão consumidas por todas as classes sociais.
7.2.3 Segmentação
A Bless Cosmectics decidiu atuar no segmento de mercado na venda de cosméticos, perfumaria e acessórios de um modo geral, pela carência de algumas empresas a dar ao público um conforto, exuberância e qualidade em seus produtos.
Entre as principais ameaças à Bless Cosmetics está: grande dispersão do público-alvo, concorrência com produtos de baixos preços e sem altas taxas de juros, etc.
7.2.4 Tamanho e Potencial
A expectativa da empresa é atingir uma participação no mercado de vendas de cosméticos 30% até o final do segundo ano de sua implantação e 80% até o quinto ano. Esta expectativa se deve ao fato de que será uma empresa especializada, com atendimento de exclusividade; em parceria com os fornecedores próximos que poderão acelerar na entrega das mercadorias. Apesar de existir concorrentes diretos significativos, acredita-se no potencial de diferenciação da empresa que ira proporcionar uma mercadoria de qualidade a uma clientela específica.
7.3 Estudo dos concorrentes
No centro da cidade de Parauapebas existem 03 lojas de cosméticos e perfumaria, oferecendo seus produtos há muitos anos. Algumas dessas lojas são tradicionais e contam com seus clientes fiéis, e também, adotam estratégias de preços baixos.
Observa-se que nessas lojas, estão faltando mercadorias que a nossa loja vai oferecer, chegando de forma ética, com força, no que diz respeito à qualidade, ousadia, diversidade e acessórios nunca vistos nesta cidade.
Os concorrentes que existem no centro da cidade são: Bazar Vitória; A Bela Rafaela e Lúcio Cosméticos, todos eles possuem produtos de cosméticos e perfumaria.
Apesar de serem concorrentes já estabelecidos, não existem barreiras para que outras empresas possam ingressar no mercado, pois as lojas existentes possuem consideráveis fragilidades, como por exemplo, não seguem as tendências. Dessa forma, à Bless Cosmectics, buscará um posicionamento de alto nível, nos aspectos de qualidade e gestão do negócio como um todo.
E a diferença dessas lojas para a Bless Cosmectics, é justamente a questão da exclusividade, bom gosto, modernidade, qualidade e preço digno.
7.4 Estudo dos fornecedores
Os fornecedores serão escolhidos de forma especial, buscando principalmente o prazo de entrega (para dar subsídio ao estoque, ou seja, a mercadoria não poderá atrasar), no que diz respeito ao menor custo e também sobre o prazo de pagamento das duplicatas, pois é através desses recursos, que a empresa Bless Cosmectics, poderá ter como diferencial dos seus concorrentes, por facilitar aos seus clientes, preços accessíveis, prazo no pagamento e estoque satisfatório.
Esses fornecedores, serão dos estados de São Paulo e Goiás, por ser onde a grife Bless Cosmectics tem sua matriz e o outro por ser mais próximo de Parauapebas, agilizando assim as entregas. Sendo assim, os fornecedores desses estados serão os principais e exclusivos para nossa empresa.
7.5 Estratégias promocionais
7.5.1 Estratégias
As parcerias com os fornecedores são essenciais para o empreendimento. A importância desta aliança é o fato da empresa, que irá nos fornecer os produtos, ter a mesma filosofia da organização deste projeto.
O ponto importante da parceria é a facilidade de acesso aos produtos e a flexibilidade nas trocas das mercadorias não vendidas. Em contrapartida, o fornecedor pode esperar da empresa a fidelização aos produtos e, até mesmo, exclusividade da marca.
As estratégias para atingir nossos clientes, além de uma mercadoria de qualidade, os preços serão acessíveis, a exclusividade e trabalhar sempre com propagandas voltada para brindes, como exemplo, comprou 01 Kit da perfumaria e ganhou um batom, etc.
7.5.2 Plano Promocional
A divulgação dos produtos e o lançamento da coleção serão feita através de mala-direta para todos os clientes, em outdoor nos principais pontos da cidade, em sites sempre atualizados, em folhetos distribuídos na cidade onde será implantada a loja e também nas cidades vizinhas.
7.6 Estrutura de comercialização
7.6.1 Estratégia de Vendas
Implantaremos no site da loja, informações sobre nossa loja, nossos produtos e também o cliente encontrará opções de compra através da internet. E a entrega da mercadoria através de sedex se for fora da cidade. É um meio cômodo pra ver os lançamentos como também à vantagem da compra. Assim, lançaremos as seguintes estratégias:
* Cartão fidelidade, acumulando pontos;
* Informativos através de e-mails, para os clientes já cadastrados na empresa;
* Plotagem nos veículos dos sócios;
* Divulgação nas mídias: rádio, jornais, TV, revistas e carro de som;
* Panfletagem
* Embalagens personalizadas;
* Outdoors em locais estratégicos da cidade e regiões circunvizinhas;
* Promoções nas datas comemorativas como: dia das mães, dia dos namorados, dia internacional da mulher e aniversários, que será oferecido bom desconto para os clientes, e a mercadoria comprada será entregue brindes.
7.6.2 Diferencial Competitivo do Produto
O objetivo da nossa loja será acima de tudo, agradar aos clientes que preferem adquirir mercadorias de marca e com qualidade, mas também sem deixar faltar as marcas que circulam pelo comércio e com bastantes variedades.
Com tanta variedade estocada da nossa loja, em relação aos produtos, teremos condições de atender as mais diversas necessidades, e tornar essas mercadorias chamariz de vendas.
Um dos diferenciais competitivos da nossa empresa estará no fato de ser a única loja de cosméticos com acessórios. Na loja, o cliente encontrará de tudo, além de fornecer um atendimento de alta qualidade e um ambiente confortável, refrigerado e espaçoso.
7.6.3 Distribuição
A distribuição física da loja será trabalhada com o sistema de gerenciamento por categoria, onde cada espaço na loja terá um universo de produtos direcionados, terá um espaço de perfumaria, onde só haverá produtos utilizados para homens e mulheres, um espaço com os produtos da linha corporal e de maquiagem, com: hidratantes, sabonete, óleos, hidro loção e as maquiagens para boca, rosto e olhos tudo feito e decorado com muito carinho e capricho e assim para homens e mulheres.
Sendo assim, também trabalharemos com a prestação de serviço ao cliente, agregando valor ao negócio, será disponibilizado um serviço de moto-boy terceirizado pela empresa para entregas das mercadorias sem a cobrança de taxa, mas para valores pré-estabelecidos e dentro da cidade, e a compra efetuada pelos clientes, pela internet, no site da loja, será através de sedex, desde quando esses clientes forem de outras cidades.
7.6.4 Política de Preços
A expectativa da empresa será para atender a todos os clientes, pensando nisso, a localização da loja foi estudada e analisada, visando abranger todo público que por ali passará. Observa-se que neste mercado encontra-se carente de mercadorias deste tipo e os consumidores possuem condições financeiras estáveis e estão mais preocupados em encontrar produtos adequados para as necessidades deles.
Quanto ao preço baixo, e a qualidades dos produtos, será uma política da empresa, visto que principalmente as mulheres preocupam-se sempre com a questão da qualidade, marca e modernidades das mercadorias.
8. PLANO OPERACIONAL
A elaboração do plano operacional tem por função obter um maior controle e qualidade nas operações relacionadas ao processo de vendas, produto e atendimento ao cliente. Dornelas (2003, p. 100) elucida que esta seção deve conter “informações operacionais atuais e previstas de fatores como lead time do produto ou serviço, percentual de entrega a tempo, rotatividade do inventário, índice de refugo, lead time de desenvolvimento de produto ou serviço etc.”
De acordo com Chiavenato (2005, p. 192) o processo operacional de uma empresa:
refere-se ao fazer, realizar, produzir com materiais, com informações, com máquinas e equipamentos, com métodos e processos de trabalho. Também se relaciona com a maneira com os produtos/serviços serão produzidos e/ou comercializados e com a capacidade de oferta do seu empreendimento.
8.1 Localização do negócio
A empresa será localizada na rua F7 Qdra 111 Lt 40 Bairro: centro – Parauapebas – Pará - Cep:68515000. É onde se concentra a maioria do comércio da cidade, um lugar muito movimentado.
8.2 Layout
8.3 Capacidade de produção/comercial
Dentro do nosso objetivo de trabalho, as nossas instalações estarão em conformidade com as necessidades de agilidade, pois estaremos bem localizados, e nosso espaço, será amplo, arejado, proporcionando aos nossos clientes conforto. O espaço será alugado e o valor viável pro tamanho do imóvel.
8.4 Processo de produção/comercialização
O processo de venda de comercialização na Bless Cosmetics, será feito da seguinte forma: O cliente ao entrar na loja será recepcionado pelo vendedor onde o mesmo mostrará o produto que o cliente deseja (perfume, linha corporal, linha facial ou acessório). Após a escolha da mercadoria, o vendedor emitirá a nota de pedido e em seguida encaminhará ao caixa onde o cliente efetuará o pagamento.
Ao termino do processo o caixa enviará uma nota para o setor de embalagens, o mesmo após receber a confirmação do pagamento embalará a mercadoria. Dessa forma a operação será prática e o cliente não precisará esperar.
As vendas efetuadas pela internet, após o recebimento do deposito, a empresa Bless Cosmetics embalará a mercadoria e o cliente poderá escolher entre duas opções: ou o mesmo vem até a loja ou poderá solicitar a entrega pelo serviço de Moto-boy.
8.5 Plano de RH
Seguindo diretrizes do mercado de cosméticos e perfumaria envolveremos a população local no projeto, fazendo com que esses habitantes aceitem e prestigiem a nossa empresa.
Em contrapartida, faz-se necessário incluir esta mesma população (através de currículo) no quadro de funcionários. Dessa forma, será necessário, selecionar os currículos recebidos, treinar e avaliar o pessoal.
Primeiramente conscientizaremos o pessoal, sobre a importância no atendimento. As pessoas selecionadas para o setor de vendas, por sua vez serão encaminhados para uma empresa prestadora de cursos profissionalizantes como exemplo o SENAC, onde irão fazer cursos sobre: Telemarketing, Relações Humanas, que são cursos, voltados ao atendimento, de que forma e como atender bem o cliente.
Para um melhor desempenho dos funcionários, definiremos um plano de incentivo, com premiações que demonstrará reconhecimento pelos esforços empreendidos.
Todos os funcionários usarão uniformes, receberão alimentação e treinamento, terão plano de carreira, principalmente quando a empresa expandir-se, e todos os benefícios previstos nas Leis Trabalhistas.
8.5.1 Estrutura de pessoal
A estrutura funcional da empresa terá como dirigentes os sócios – proprietários (Priscylla Roballo, Rafael Guedes, Marcelo Souza Robalo, Simone Sales e Francisco Felipe da Silva) que receberão pró – labore de igual valor, sendo que os sócios serão responsáveis por todas as tomadas do processo decisório e organizacional, sendo também a empresa composta de 02 colaboradores vendedores.
8.5.2 Qualificações
Os sócios têm qualificação superior em administração, dessa forma são capacitados.
Os vendedores terão treinamentos de relações humanas, e cursos que envolvem moda, além claro de terem pelo menos o curso do segundo grau completo.
O grupo tem que ser voltado e direcionado ao atendimento especializado, isso também fará o diferencial em relação aos concorrentes.
8.5.3 Modelo de cargos e salários
Tabela 01: Modelo de cargos e salários do quadro estrutural de pessoal da empresa
NOME | FUNÇÃO | SALÁRIO |
Priscylla Roballo | Administradora | R$ 1.500,00 |
Rafael Guedes | Financeiro | R$ 1.500,00 |
Marcelo Souza Robalo | Administrador | R$ 1.500,00 |
Simone Sales | Setor Marketing | R$ 1.500,00 |
Francisco Felipe da Silva | Recursos Humanos | R$ 1.500,00 |
Dayllane Sodre | Vendedora e Consultora de vendas | R$ 800,00 |
Marcos Souza Silva | Vendedor | R$ 800,00 |
Os sócios retiraram um pró-labore mensal no valor de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais), devido a sua quota no capital de investimento ter sido maior do que os demais sócios.
Estes valores na verdade, serão no início de suas atividades, sendo que com o andar e o aumento da demanda da empresa, consequentemente esses valores sofrerão aumento.
8.5.4 Plano de carreira e benefícios
Quanto ao plano de carreira, isso será com o tempo, pois assim que a empresa se estabilizar no mercado, teremos planos para novas filiais.
No momento, iremos iniciar as atividades com os benefícios de plano de saúde, vale transporte, vale refeição e consequentemente uma perspectiva de um abono salarial de 2% (dois por cento), no final de cada ano, dos lucros da empresa. Será um acréscimo que dará um incentivo maior aos seus colaboradores no que diz respeito ao desempenho dentro da organização.
8.5.5 Planos de desenvolvimento e Motivação da equipe
A realidade que interessa para as empresas hoje é a venda, e para os clientes o atendimento de suas necessidades. Dessa forma, podemos dizer que para alcançar o sucesso no mercado é preciso que a equipe seja bem escolhida, que sejam bons profissionais, que sejam bem treinados, motivados, bem gerenciados e remunerados adequadamente.
Os fatores que influenciam a motivação da equipe de vendas serão: remuneração e a avaliação de ambos, promover o rodízio entre os profissionais, fazendo com que todos conheçam todas as áreas evitando o acomodamento que é tão comum no ser humano.
9 PLANO FINANCEIRO
9.1 Estimativa do investimento total
Tabela 1 – Reforma do prédio e aparelhos.
DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT. R$ VALOR TOTAL R$
Reforma do prédio
01
2.800,00
2.800,00
Impressora 01 500,00 500,00
Aparelho de fax
01 450,00 450,00
Aparelho telefônico 02 70,00 140,00
Computador 01 1.700,00 1.700,00
Central de ar de 30.000 BTUS 01 3.000,00 3.000,00
TOTAL R$
8.590,00
Fonte: Dados primários 2013.
Tabela 2 – Móveis e utensílios.
DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNIT.
R$ VALOR TOTAL R$
Mostruário linha corporal 05 60,00 300,00
Mostruário linha facial e maquiagens 05 35,00 175,00
Mostruário perfumaria e acessórios 08 25,00 200,00
Cadeiras inox 04 135,00 540,00
Balcão de vidro 01 900,00 900,00
Mesa de escritório 01 150,00 150,00
Cadeira giratória 01 135,00 135,00
Bancos (pufs) 04 25,00 100,00
Acessórios (diversos) 500,00 500,00
TOTAL R$
3.000,00
Fonte: Dados primários 2013.
Tabela 3 – Despesas pré-operacionais.
DESCRIÇÃO VALOR UNIT. R$ VALOR TOTAL R$
Prefeitura 120,00 120,00
Alvará de funcionamento 265,00 265,00
Junta comercial 100,00 100,00
Receita federal 80,00 80,00
Contador 500,00 500,00
Cartório 30,00 30,00
Construção do site 1.000,00 1.000,00
Elaboração logomarca 300,00 300,00
TOTAL R$ 2.395,00
Fonte: Dados primários 2013.
Tabela 4 – Compras iniciais.
DESCRIÇÃO QUANT. VALOR UNT. R$ VALOR TOTAL R$
Perfumes femininos 150 24,95 3.742,50
Perfumes masculinos 150 15,00 2.250,00
Linha corporal 100 14,95 1.495,00
Águas de colônia 100 9,95 995,00
Acessório 100 4,00 400,00
Linha facial 150 7,50 1.125,00
Maquiagens em geral (boca, olhos, rosto) 200 12,50 2.500,00
Software - SIG 01 850,00 850,00
TOTAL R$ 13.357,50
Fonte: Dados primários 2013.
TOTAL DOS INVESTIMENTOS: R$ 27.342,50
9.1.1 Estimativa dos investimentos fixos
Os investimentos fixos serão: impressora multifuncional, computador, mostruários, aparelho de fax, aparelho telefônico, balcão de vidro, mesa de escritório, cadeira giratória, bancos pufs, acessórios diversos (lápis, canetas, etc.).
Tabela 5 – Estimativa de investimentos fixos.
QUANT. DESCRIÇÃO VALOR UNIT. R$ VALOR TOTAL R$
02 Computadores 850,00 1.700,00
02 Impressoras multifuncionais 250,00 500,00
05 Mostruários de linha corporal 60,00 300,00
05 Mostruários de linha facial e maquiagens 35,00 175,00
08 Mostruários de perfumaria e acessórios 25,00 200,00
04 Cadeiras inox 135,00 540,00
01 Aparelho de fax 450,00 450,00
02 Aparelhos telefônicos s/ fio 70,00 140,00
01 Balcão de vidro 900,00 900,00
01 Cadeira giratória 135,00 135,00
04 Bancos pufs 25,00 100,00
Acessórios diversos (canetas, borrachas, calculadoras, blocos de anotações, etc.) 500,00 500,00
TOTAL 5.790,00
Fonte: Dados primários 2013.
9.1.2 Estimativa dos investimentos financeiros
Os investimentos financeiros são aqueles destinados à formação de capital de giro para o negócio. A reserva de caixa, ou capital de giro, é um valor em dinheiro que toda empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber comecem a entrar no caixa.
CAPITAL DE GIRO INICIAL
Estoque complementar: R$ 10.000,00
Estoque inicial mínimo: R$ 5.000,00
Reserva: R$ 10.000,00
TOTAL GERAL: R$ 25.000,00
9.1.3 Estimativa dos investimentos pré-operacionais
Estão incluídos aqui todos os gastos realizados antes que o negócio abra as portas e comece a faturar. Podem ser considerados investimentos pré-operacionais: despesas com reforma do imóvel e as taxas de registro da empresa.
Tabela 6 – Estimativa dos investimentos pré-operacionais.
DESCRIÇÃO VALOR UNIT. R$ VALOR TOTAL R$
Reforma do prédio 2.800,00 2.800,00
Prefeitura 120,00 120,00
Alvará de funcionamento 265,00 265,00
Junta comercial 100,00 100,00
Receita federal 80,00 80,00
Contador 500,00 500,00
Cartório 30,00 30,00
Construção do site 1.000,00 1.000,00
Elaboração logomarca 300,00 300,00
TOTAL R$ 5.195,00
Fonte: Dados primários 2013.
9.1.4 Estimativa do investimento total
Por sua vez, o total do investimento é a soma dos investimentos fixos, mais o financeiro mais o pré-operacional, sendo assim teremos:
Total do investimento fixo: R$ 5.790,00
Total do investimento financeiro: R$ 25.000,00
Total do investimento pré-operacional: R$ 5.195,00
TOTAL GERAL: R$ 35.985,00
9.2 Estimativa do faturamento mensal da empresa
ESTIMATIVA DE VENDA MENSAL
PRODUTO:
PERFUMARIA: FEMININO | MASCULINO |
Quantidade: | 150 | 150 |
( x ) Preço unitário de venda: | R$ 49,90 | R$ 30,00 |
( = ) Valor de venda: | R$ 7.485,00 | R$ 4.500,00 |
PRODUTO:
LINHA CORPORAL: | FEMININO | MASCULINO |
Quantidade: | 50 | 50 |
( x ) Preço unitário de venda: | R$ 29,90 | R$ 29,90 |
( = ) Valor de venda: | R$ 1.495,00 | R$ 1.495,00 |
PRODUTO:
LINHA FACIAL: | FEMININO | MASCULINO|
Quantidade: | 50 | 50 |
( x ) Preço unitário de venda: | R$ 19,90 | R$ 19,90 |
( = ) Valor de venda: | R$ 995,00 | R$ 995,00 |
PRODUTO:
MAQUIAGENS | ACESSÓRIOS | ÁGUAS DE COLÔNIA|
Quantidade: | 100 | 150 | 200 |
( x ) Preço unitário de venda | R$ 8,00 | R$ 15,50 | R$ 25,00 |
( = ) Valor de venda | R$ 800,00 | R$ 2.325,00 | R$ 5.000,00 |
TOTAL GERAL | R$ 25.090,00 |
A Bless Cosmetics venderá também todo tipo de acessórios, tipo: pulseiras, colares, chapéus, bonés, sandálias femininas, masculinas e infantis, tiaras para cabelo, argolas, enfim tudo confeccionado para dar aquele toque final na beleza junto com seus produtos.
9.3 Estimativa dos custos materiais/insumos
Tabela 7 – Estimativa dos custos dos materiais/insumos em 5 anos.
DESCRIÇÃO
TOTAL ANO I
TOTAL ANO II
TOTAL ANO III
TOTAL ANO IV
TOTAL ANO V
TOTAL
Perfumaria feminina R$ 44.910,00 R$ 49.401,00 R$ 54.341,00 | R$ 59.775,00 R$ 65.752,00 R$ 274.179,00
Perfumaria masculina R$ 27.000,00 R$ 29.700,00 R$ 32.670,00 R$ 35.937,00 R$ 39.530,00 R$ 164.837,00
Linha corporal R$ 17.940,00 R$ 19.734,00 R$ 21.707,00 R$ 23.877,00 R$ 26.264,00 R$ 109.522,00
Linha facial R$ 11.940,00 R$ 13.134,00 R$ 14.447,00 R$ 15.891,00 R$ 17.480,00 R$ 72.892,00
Maquiagens R$ 4.800,00 R$ 5.280,00 R$ 5.808,00 R$ 6.388,00 R$ 7.026,00 R$ 29.302,00 |
Acessórios R$ 14.400,00 R$ 14.544,00 R$ 14.689,00 R$ 14.835,00 R$ 16.318,00 R$ 74.786,00
Água de colônia R$ 30.000,00 R$ 30.300,00 R$ 30.603,00 R$ 30.909,00 R$ 31.218,00 R$ 153.030,00
Total R$ 150.990,00 R$ 162.093,00 R$ 174.265,00 R$ 187.612,00 R$ 203.588,00 R$ 878.548,00
Fonte: Dados primários 2013.
9.4 Apuração do custo dos materiais/ mercadorias/ serviços vendidos
Tabela 8 – Valores de mercadorias compradas.
PRODUTO QUANT. CUSTO UNITÁRIO DE MATERIAIS (R$) CMD (R$)
Perfumes femininos 150 24,95 3.742,50
Perfumes masculinos 150 15,00 2.250,00
Linha corporal 100 14,95 1.495,00
Linha facial 100 9.95 995,00
Maquiagens 100 4,00 400,00
Acessórios 150 7,50 1.125,00
Água de colônia 200 12,50 2.500,00
TOTAL GERAL 12.507,50
Fonte: Dados primários 2013.
9.5 Estimativa dos custos de comercialização
Tabela 9 – Valores de mercadorias para venda.
PRODUTO QUANT. CUSTO UNITÁRIO DE MATERIAIS (R$) CMV (R$)
Perfumes femininos 150 R$ 49,90 R$ 7.485,00
Perfumes masculinos 150 R$ 30,00 R$ 4.500,00
Linha corporal 100 R$ 29,90 R$ 2.990,00
Linha facial 100 R$ 19,90 R$ 1.990,00
Maquiagens 100 R$ 8,00 R$ 800,00
Acessórios 150 R$ 15,50 R$ 2.325,00
Água de colônia 200 R$ 25,00 R$ 5.000,00
TOTAL R$ 25.090,00
Fonte: Dados primários 2013.
Valor total de vendas | R$ 25.090,00 |
Comissão de venda | 5% | R$ 1.254,50 |
Imposto ICMS | 17% | R$ 4.265,30 |
Imposto ISS | 3% | R$ 752,70 |
TOTAL | R$ 6.272,50 |
TOTAL GERAL | R$ 18.817,50 | (Total do CMV – (menos) Total de impostos e comissão de vendas).
9.6 Estimativa dos custos de mão de obra
Em relação ao custo de mão de obra, nós estabeleceremos toda a necessidade de profissionais por cargo/função, quantidade e valor de salário a ser pago. As funções, bem como quantitativo dos profissionais estão expostas no quadro a seguir:
CARGO/FUNÇÃO | Nº FUNCIONÁRIO | SALÁRIO | SALÁRIO TOTAL |
Vendedora | 02 | R$ 800,00 | R$ 1.600,00 |
Moto Boy | 02 | R$ 500,00 | R$ 1.000,00 |
TOTAL GERAL | R$ 1.300,00 | R$ 2.600,00 |
9.7 Estimativa do custo com depreciação
Tabela 10 – Custo com depreciação em 5 anos.
DESCRIÇÃO VALOR INICIAL
R$ TAXA ANO I R$ ANO II
R$ ANO III
R$ ANO IV
R$ ANO V
R$ TOTAL
R$
Reforma do prédio 2.800,00 10 % 280,00 280,00 280,00 280,00 280,00 1.400,00
Equipamentos 5.790,00 20 % 1.158,00 1.158,00 1.158,00 1.158,00 1.158,00 5.790,00
Móveis e Utensílios 3.000,00 10 % 300,00 300,00 300,00 300,00 300,00 1.500,00-
Estoque Inicial 12.507,50 0 % - - - - - -
Software 850,00 25 % 212,50 212,50 212,50 212,50 - 850,00
Fonte: Dados primários 2013.
9.8 Estimativa dos custos fixos mensais
(+)
DESPESAS FIXAS | VALOR $ |
Retirada dos Sócios (Pró-labore) | R$ 6.500,00 |
Água | R$ 80,00 |
Luz | R$ 200,00 |
Telefone | R$ 300,00 |
Contador | R$ 600,00 |
Material de limpeza | R$ 50,00 |
Material de expediente e consumo | R$ 100,00 |
Aluguel | R$ 800,00 |
Combustível | R$ 300,00 |
Seguro da loja | R$ 550,00 |
Mensalidade da máquina de cartão de crédito | R$ 250,00 |
Propaganda e publicidade | R$ 1.000,00 |
Assinatura de revista (CARAS) | R$ 125,00 |
Depreciação | R$ 1.350,50 |
Manutenção | R$ 500,00 |
Folha de Pagamento (vendedores) | R$ 1.600,00 |
Pagamento Moto-Boy (terceirizado) | R$ 1.000,00 |
Despesas diversas | R$ 1.000,00 |
TOTAL GERAL | R$ 16.305,50 |
9.9 Fluxo de caixa
Fluxo de Caixa – mensal
DESCRIÇÃO | VALOR |
(+)
SALDO INICIAL DE CAIXA | R$ 10.000,00 |
Dinheiro | R$ 10.000,00 |
Cheque pré-datado | R$ 5.000,00 |
Duplicata a receber | R$ 15.000,00 |
Cartão de crédito | R$ 5.015,00 |
Outros recebimentos | 0 |
TOTAL DE ENTRADA: | R$ 45.015,00 |
(-)
Imposto sobre vendas 3% | R$ 752,70 |
Pagamentos a fornecedores | R$ 12.507,50 |
Pró-Labore | R$ 6.500,00 |
Salários | R$ 1.800,00 |
Encargos | R$ 475,00 |
Água | R$ 80,00 |
Luz | R$ 200,00 |
Telefone | R$ 300,00 |
Propaganda e Marketing | R$ 1.000,00 |
Comissões a vend. 5% (mercadorias vendidas) | R$ 1.254,50 |
Honorários contábeis | R$ 600,00 |
Combustíveis | R$ 400,00 |
Despesas com veículos | R$ 300,00 |
Materiais de Escritório | R$ 500,00 |
Compra de equipamentos | R$ 2.790,00 |
Pag. de financiamentos | 0 |
Outras despesas (Moto-boy) | R$ 1.000,00 |
TOTAL DE SAÍDAS | R$ 30.459,70 |
SALDO OPERACIONAL | R$ 14.555,30 |
SALDO FINAL | R$ 24.555,30 | (Saldo operacional + R$ 10.000,00 Caixa fixo).
9.10 Demonstrativo do resultado – DRE
RECEITA OPERACIONAL BRUTA | | 301.080,00 |
Receita de vendas | | 301.080,00 |
( - )
DEDUÇÕES E ABATIMENTOS | | (60.212,40) |
ICMS 17% | | 51.180,00 |
ISS 3% | | 9.032,40 |
( = ) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA | | 240.867,60 |
Custo das mercadorias | | (150.090,00) |
Custo dos serviços prestados (moto-boy) | | (12.000,00) |
( = )LUCRO BRUTO OPERACIONAL | | 138.090,00 |
Salários | | 19.200,00 |
Água | | 960,00 |
Luz | | 2.400,00 |
Telefone | | 3.600,00 |
Marketing/Propaganda | | 12.000,00 |
( - ) DESPESAS OPERACIONAIS | | (38.160,00) |
( = ) LUCRO LÍQUIDO ANTES DO IR e CSLL | 64.617,60 |
Provisão do IR | 16.853,45 |
Provisão do CSLL | 9.692,64 |
( = )LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO | 38.071,61 |
9.11 Cálculo do retorno sobre o investimento (Playback)
= 01 ano
R$ 27.342,50
R$ 38.071,61
Isso significa que, em 01 ano, após o início das atividades da empresa, o empreendedor terá recuperado, sob a forma de lucro, tudo o que gastou com a montagem.
10 PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO
10.1 CRONOGRAMA
Tabela 11 – Cronograma de implementação.
EMPREENDIMENTO
JAN
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Abertura da empresa
X
X
Locação de salas X X
Compra de equip. e mobília X X
Contratação de profissionais X X X X X X X X
Montagem do site X X X
Compra de software X
Lançamento do site X
Fonte: Dados primários 2013.
11 DOCUMENTAÇÃO DE APOIO
Cópia CPF. Autenticada de todos os sócios.
Cópia do R.G. autenticada de todos os sócios.
Cópia autenticada da Certidão de emancipação no caso de menor de 18 e maior de 16.
Cópia do IPTU do imóvel.
Cópia do comprovante de endereço da empresa e de todos os sócios.
Laudo do Corpo de Bombeiros.
11.1 Logomarca da empresa
11.2 Fotos dos principais produtos
11.3 Layout do estabelecimento
REFERÊNCIAS
AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo: Thomson, 2007.
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.
__________. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação.
São Paulo: Atlas, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luíza. São Paulo: Cultura, 2006.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
__________. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2005.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SALIM, César Simões et al. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
STONE, Phil. O plano de negócios definitivo. São Paulo: Market Books, 2001.
...