Bic - Informações Gerenciais
Artigos Científicos: Bic - Informações Gerenciais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolrssp • 20/8/2013 • 870 Palavras (4 Páginas) • 1.294 Visualizações
(1) Questões e Estratégias de Pesquisa
Neste estudo, trataremos dos processos transfuncionais e interorganizacionais envolvidos na operação da Filial BIC de Uberlândia, situada no operador logístico MARBO pertencente ao grupo MARTINS.
Para tanto, analisaremos o Fluxograma que nos ajudará a organizar e entender os processos. Como estratégias de pesquisas pesquisa-se um tópico especifico em livros da biblioteca da PUC Campinas, e pudessem aprimorá-los consultando também a internet.
(2) Conceitos Relevantes
Processos Transfuncionais: Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação, recursos humanos / agrupa funcionários de diversas especialidades funcionais para completar a determinada tarefa
Exemplo: Processamento de pedidos
Fluxograma genérico referente ao processamento de pedidos :
O diagrama acima mostra a transfuncionalidade do processamento de pedido
Fluxograma do processo de vendas:
Processos Interorganizacionais: São os processos que ocorrem entre empresas para, de forma sinérgica, aumentar a eficiência dos processos que as envolvem.
De forma geral as áreas que fazem parte do processo, na BIC, são:
(a) produção – na matriz;(b) vendas – na matriz;(c) faturamento – tanto na matriz quanto na filial;(d) logística – realizada por empresa terceirizada.
A BIC FILIAL, especificamente, trata da recepção de mercadoria oriunda da Matriz, da conferência dessa mercadoria contra o pedido que foi recebido do cliente, da emissão de nota fiscal para o cliente e liberação da mercadoria para transporte pelo parceiro de logística.
Os principais processos de negócios presentes nas transações de cada uma das empresas envolvidas no estudo são: (a) Produção – BIC matriz; (b) Vendas – BIC matriz; (c) Faturamento (BIC matriz e BIC filial); (d) Logística (BIC, Martins e Marbo); (e) Gerenciamento compartilhado de estoque – Kalunga, Martins e BIC; (f) Compras – Kalunga e Martins; (g) Reposição no ponto-de-venda – Kalunga.
Os processos específicos da BIC FILIAL, faturamento e interface com logística, tratam da fase final do processo, em que os pedidos são separados, conferidos e encaminhados para entrega.
As transações entre as empresas objeto deste estudo abrangem os seguintes processos transfuncionais: (a) Análise de dados de venda / estoque – efetuado pela BIC, com base em dados recebidos da Kalunga através de EDI; (b) Pedido de reposição de estoque – também feito pela BIC com base nos dados recebidos da Kalunga; (c) Geração de pedido de compra – feito pela BIC após a Kalunga ter aprovado a sugestão de pedido de reposição feita pela BIC.
No caso da BIC FILIAL, sua participação no modelo VMI é apenas como coadjuvante, posto não participar diretamente do processo de gerenciamento remoto do estoque da Kalunga, que é feito pela BIC Matriz.
As tecnologias de informação e comunicação que podem ser adotadas neste tipo de estrutura são:
(a) EDI (electronic data interchange): troca eletrônica de dados, através da qual o cliente – Kalunga – transmite ao seu fornecedor – BIC – suas informações de venda e estoque para que a produção para reposição de seu estoque possa ser planejada e concluída a tempo, de forma que um nível mínimo de estoque previamente acordado possa ser mantido.
(b) ERP (enterprise resource planning): planejamento de recursos empresariais, através do qual as diferentes áreas dentro – por exemplo – da BIC conseguem desempenhar suas funções de forma integrada e sinérgica, permitindo maior eficiência tanto na operação
...