Briefing Completo Make B
Por: Gilson2069 • 8/5/2016 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 768 Visualizações
Indicadores de marketing
Histórico
A marca Make B. nasceu do reposicionamento de uma antiga marca, O Boticário de Maquiagem. A Make B. de acordo com Gisele Domingues, diretora geral de vendas direta de Brasília, durante entrevista em janeiro de 2013, marca mais elaborada de maquiagem. Para transmitir isso, foi feita uma parceria com a marca Swarovski. Ela é uma marca de cristais da Áustria que está no Brasil desde 1998. Já fez parceria com outras marcas, como a Havaianas. As embalagens da maioria dos produtos acompanham um cristal da marca no ponto-final da logomarca e ele é destacado pelo contraste com o preto. O investimento em uma maquiagem mais sofisticada do que as existentes no portfólio de O Boticário, como Capricho, partiu de analisar os ambientes e perceber que o mercado de cosméticos no Brasil cresce cada vez mais.
Atributos
A linha é composta por uma grande variedade de produtos que trazem as cores da moda e se adaptam a todos os tons de pele, oferecendo uma beleza natural, descansada, disfarçando imperfeições e destacando o que cada mulher tem de mais bonito. Outra novidade fica por conta das embalagens Make B, com design inovador que simbolizam a sofisticação e a tecnologia. As embalagens da maioria dos produtos acompanham um cristal da marca no ponto-final da logomarca e ele é destacado pelo contraste com o preto.
• Participação de mercado;
De acordo com os dados disponíveis no site da marca, O Boticário está em presente em mais de 1.600 municípios espalhados pelo país. A cobertura da marca é nacional e internacional, estando presente em mais de cinco países com diversas lojas. As estruturas da marca são quiosques, lojas próprias e lojas de venda direta. O Boticário pode ser encontrado em aeroporto, shopping centers, edifícios comerciais, comércios, hipermercados entre outros.
• Preço;
Uma das estratégias utilizadas é garantir comissão às vendedoras que alcançam metas de vendas. O Boticário não tem o objetivo ser líder de preço, mas comunica que são acessíveis ao seu público-alvo. A estratégia de preço da empresa leva em conta pesquisa de mercado e concorrência. De acordo com Cândida Morais, multiplicadora da marca de uma das franquias de Brasília, o preço é baseado em duas concorrentes: Natura e Avon. A empresa estipula o preço no sentido de fazer com que fique entre as duas, não fixa preços tão altos quanto à Natura, e nem menores do que o da Avon. Make B. Os preços dessa linha variam entre R$ 13,99 e R$ 250,00. Para cada ciclo, são escolhidas linhas para oferecer descontos, uma dessas linhas pode ser a Make B. Em alguns produtos o site oferece desconto de 20%.
• Distribuição;
Armazéns e centros de distribuição:
A organização conta, com um centro de distribuição em Registro (SP) e um em São Gonçalo dos Campos (BA), que armazena e distribui seus produtos paras as lojas e quiosques.
Modal: Todos os produtos são distribuídos por meios rodoviários.
Frota: São transportes terceirizados, a empresa adere esse meio porque o custo e beneficio é maior, eles pagam para levar a carga e não tem despesas com frotas próprias nem com motoristas e ajudantes para levar e descarregar os produtos.
• Diferencial de produto;
Como a nova coleção “Universe Collection” foi inspirada em galáxias todos os produtos contém muito mais brilho e com cores fortes, além da fixação mais duradoura na pele. Também conta com o designer inovador que contém em cada produto com pedras de Swarovski, e todos os produtos se adaptarem em todos os tipos de peles.
• Estágio do ciclo de vida;
A Make B nasceu em 2010 para substituir a linha de maquiagens O Boticário, a linha ficou famosa em 2011 com o lançamento da coleção Tropical Colors em 2011 ela foi destaque no SPFW e RIOFW assinado as maquiagens de
...