TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COCA-COLA "CASE NEW COKE

Pesquisas Acadêmicas: COCA-COLA "CASE NEW COKE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  2.795 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo analisar o comportamento do consumidor com relação a uma determinada marca. A seguir, serão apresentados e analisados alguns erros de marketing da empresa Coca- Cola uma das maiores empresas de indústrias de refrigerantes do mundo. E sua estratégia de sobrevivência no mercado e para conquista do consumidor, já que foi queimada pela concorrência devido alterar a sua fórmula original, o que ocasionou a revolta de seus consumidores diretos.

2) OS LÍDERES TAMBÉM ERRAM: COCA-COLA “CASE NEW COKE

2.1) HISTÓRIA

Em 1985: reação equivocada da Coca-Cola à concorrente Pepsi desencadeou uma crise para a marca. Rio de Janeiro - Quando a Coca-Cola anuncia um lançamento, o mercado agita até a bolsa de valores. A expectativa é grande e o sucesso é quase certo. Sim, quase... Não foi bem isto o que aconteceu em 1985 quando a multinacional conheceu o seu maior fracasso: New Coke. O refrigerante tradicional sofreu alterações em sua fórmula com o objetivo de superar sua concorrente em vendas já que a promoção “Desafio Pepsi” ameaçava a preferência dos jovens por Coca-Cola.

2.2) PÚBLICO-ALVO

O seu público-alvo é muito abrangente e diversificado, atinge “todos os consumidores”, sem distinção de classe social e/ou idade.

2.3) ERROS DE MARKETING

* Em 1985, a COCA-COLA, então presidida por Roberto Goizueta, um cubano naturalizado americano, cometeu “o maior erro de marketing do século” ao fazer o impensável: alterar a fórmula tradicional da COCA-COLA. Em uma tentativa de recuperar participação de mercado que havia perdido para a rival Pepsi, a empresa colocou em produção o refrigerante com uma nova fórmula, com um gosto mais doce e suave, que passou a ser conhecida como New Coke.

* A empresa anunciou o novo sabor com uma verdadeira festa de propaganda e publicidade.

* A princípio, em meio a fanfarra de apresentação, a New Coke vendeu bem. Mas as vendas logo caíram, a medida que um público antigo reagia.

* A Coca-Cola começou a receber grandes quantidades de cartas e mais de 1.500 telefonemas diários de consumidores revoltados. * Após apenas três meses, a Coca-Cola trouxe a antiga coca de volta. Agora denominada "Coke Classic", ela era vendida lado a lado com a New Coke nas prateleiras dos supermercados.

2.4) ESTRATÉGIAS UTILIZADAS – COCA-COLA

* Uma reação rápida salvou a empresa de um desastre em potencial. Ela aumentou seus esforços em favor da Coke Classic e reduziu a New Coke a um papel secundário, de apoio. Em 1987, a Coke Classic era novamente a sua principal marca e o líder dentre os refrigerantes dos EUA. A New Coke tornou-se a "marca de ataque" da empresa - sua arma contra avanços da Pepsi.

* Os anúncios da empresa ousadamente comparavam o gosto da New Coke com o da Pepsi. Ainda assim, a New Coke conseguiu urna parcela de apenas 2% do mercado. Em 1989, a Coke Classic vendia mais do que a New Coke em uma proporção de 10 para 1. Na primavera de 1990, a empresa mudou a embalagem da New Coke e a relançou com um novo nome: Coke II para melhorar sua imagem perante ao mercado.

2.5) ESTRATÉGIA UTILIZADA PELO GRUPO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com