COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiobr100 • 17/3/2014 • 953 Palavras (4 Páginas) • 396 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERGUNTA 1
Executivos da indústria de cigarros mudaram em relação a respeito do hábito de fumar. Durante anos, argumentaram que o cigarro não viciava e desafiaram evidências científicas dos riscos à saúde causados por este comportamento. Processos movidos contra a indústria do tabaco trouxeram à tona documentos que atestavam que essas empresas sabiam dos riscos e intencionalmente vendiam seus produtos, principalmente a menores de idade. Os executivos acabaram admitindo que o hábito de fumar é uma das causas do câncer, e que os esforços de marketing que faziam, era justamente pesquisar e estimular o fumo entre os adolescentes. Um dos executivos declarou na época: “É imoral, antiético e ilegal vender tais produtos a menores de idade”. Este caso, em relação aos executivos, ilustra:
A - As emoções de medo e de culpa
B - A mudança de atitude.
C - A motivação segundo a Psicanálise.
D - A motivação segundo Herzberg.
E - O discurso de uma personalidade rígida.
Resposta correta: B-Mudança de Atitude
PERGUNTA 2
Uma das habilidades necessárias na vida corporativa é aquela que envolve a capacidade mental para a tomada de decisões, sabendo localizar problemas, identificando alternativas, avaliando alternativas, selecionando sempre as melhores. É uma habilidade que envolve a capacidade de processar e interpretar racionalmente as informações. Estas idéias correspondem ao conceito de
A - Habilidades técnicas.
B - Habilidades humanas.
C - Habilidades conceituais.
D - Habilidades participativas.
E - Habilidades espaciais.
Resposta correta: C-Habilidades conceituais.
PERGUNTA 3
No mundo incerto e caótico em que vivemos atualmente, o modelo organizacional que melhor pode funcionar é a “estrutura orgânica”. Toda e qualquer empresa na contemporaneidade, enfrenta inúmeras inseguranças referentes às mudanças ambientais, tecnológicas, políticas, comportamentais e econômicas. O mundo se tornou um lugar de inseguranças. Sabemos que os administradores nunca foram capazes de prever o futuro, mas nos últimos tempos as mudanças vêm ocorrendo em uma velocidade espantosa. Por isso, o tipo de estrutura que funcionava nas décadas de 60 e 70 não funciona mais. As organizações flexíveis são capazes de se reposicionarem no mercado, mudar as regras de seus jogos e refazer suas estratégias atuais. A estrutura orgânica possui uma ampla rede de informações, envolve grande participação no processo decisório, tem baixa formalização e utiliza equipes multifuncionais.
A - Não Concordo, pois acredito que a estrutura mecanicista ainda têm seu enorme e eficiente espaço no mercado organizacional, pois a alta especialização, formalização e rígida hierarquia de processo decisório tornam as empresas em “cases”de sucesso. A estrutura mecanicista é a alternativa para tempos incertos, pois permite que as empresas produzam a preços mais baixos e repassem esta economia para a redução de preços.
B - Concordo, pois realmente a estrutura orgânica responde melhor aos tempos incertos, onde todos e tudo sofrem readaptações o tempo todo.A estrutura orgânica solicita flexibilidade, e esta flexibilidade que pode gerar a capacidade de uma empresa absorver, causar ou responder rapidamente às mudanças estratégicas. As organizações flexíveis são capazes de se reposicionarem no mercado, mudar as regras de seu jogo e refazer as suas estratégias atuais, movimentando-se com velocidade.
C - Não concordo, pois a flexibilidade de uma estrutura orgânica gera custos altos e desnecessários. Gera confusão entre os funcionários e em nada agrega no sentido do atravessamento das incertezas mundiais.
D - Concordo em parte, pois tanto a estrutura orgânica como a estrutura mecanicista podem bem atender a demanda das empresas frente às turbulências da contemporaneidade. A estrutura mecanicista maximiza a eficiência, permitindo que as empresas produzam a custos mais baixos e repassem essa economia para a redução de preços. Enquanto houver consumidores que prefiram preços baixos em vez
...