COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Exames: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandofabregas • 31/3/2014 • 2.393 Palavras (10 Páginas) • 242 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CAPÍTULO 1 4
3. CAPÍTULO 2 5
4. CAPÍTULO 3 8
5. CAPÍTULO 4 9
6. CONCLUSÃO 11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
Eficiência : Forma de obter bons produtos e tarefas da melhor forma possível. Utilizando a menor quantidade de recursos, mão de obra e baixo custo.
Eficácia : Capacidade de fazer algo com determinado objetivo e produzir um produto adequado ao mercado.
Eficiência e Eficácia, são considerada iguais, mas completamente distintas.Uma atividade pode ter duas coisas mas muita vezes os resultados não será apropriado.
Devemos fazer tudo com a melhor definição para obter eficiência e eficácia.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
“Quando você vê um negocio bem sucedido é porque alguém, algum dia tomou uma decisão corajosa.” Peter Druker
Para compreender o comportamento organizacional nos dias de hoje é desafiante pois existem muitas variáveis, que garantem a diferenciação, duas delas são: capacidade empresarial de mudança e capacidade lógica e racional de planejamento estratégicos.
As empresas se constituem de líderes, de pessoas, dos comportamentos explícitos e implícitos.O ser humano é que define o sucesso ou fracasso da organização, porém os indivíduos não se comportem apenas como ele mesmo, ma também como membro do grupo na qual são inseridos, dessa forma compreender o trabalho e suas ações é uma necessidade para qualquer gestor, poie é através destes que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica da organização.
O comportamento organizacional pode ser medido de forma qualitativa e quantitativa, sendo por indicações contábeis econômica e financeira. Outro aspectos relevantes são os atributos psicossocias dos indivíduos, manifestados através de comprometimento organizacional, clima no trabalho.
Uma arquitetura corporativa bem sucedida, incentiva seus colaboradores, é de fundamental importância , pois com um projeto bem montado e apropriado, uma empresa pode explorar com sucesso seu ambiente de tecnologia, informação e pessoas estimuladas ao crescimento e a inovação dos negócios .
CAPITULO 1
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A empresa é formada por organizações, na qual é administrada por pessoas, elas são a força de trabalho, elas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade . O comportamento organizacional consiste no estudo do comportamento dos indivíduos dentro das organizações, buscando o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente, ou seja, um campo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Segundo o autor Derek Pugh, define o comportamento organizacional como: “....o estudo da estrutura, do funcionamento e o desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.”
Já para o prof° John Ivancevich o comportamento organizacional estuda o comportamento dos trabalhadores no ambiente organizacional e o efeito deles sobre a organização, para que os leve a sua eficiência eficácia e efetividade.
Essas definições nos leva a uma melhor compreensão sobre comportamento organizacional,ou seja, o indivíduos que atuam em tais organizações é que fazem com que elas sejam efetivamente eficientes, eficazes efetivas. E para um melhor entendimento de comportamento organizacional é necessário estudar as chamadas ciência comportamentais.
SISTEMAS ABERTO E FECHADO
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
O sistema aberto é sempre um complexo de elementos em interação e intercambio continuo com o ambiente. A empresa reage a seu ambiente ajustando-se a ele para sobreviver, e muda seus mercados, produtos, técnicas e estruturas. O sistema abeto tem capacidade de crescimento e mudança.
Já o sistema fechado não apresenta intercambio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso eterno e nada produzem que seja enviado para fora.
CAPITULO 2
CONCEITO DE INOVAÇÃO
Pesquisa: Conceito de Inovação; Realizada com 20 pessoas
QUAL A IMPORTANCIA DO INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO DENTRO DA EMPRESA?
1-Maria Amélia Santos, 22 anos -assistente administrativo
O trabalho se torna mais agradável,mais desafiadores e nos traz novos conhecimentos.
2- José Antunes Camaro, 34 anos - operador de logística
Faz com que funcionários se dediquem mais, visando seu crescimento na empresa.
3- Renato do Amaral, 27 anos – office boy
Com o investimento na empresa, a produção aumenta os lucros e geram novas oportunidades.
4- Alexandre Rodrigues, 20 anos – operador telemarketing
É importante porque a empresa passa a oferecer mais qualidade aos produtos e aos funcionários.
5- Eloisa Guimarães, 23 anos – operadora de telemarketing
Acredito ser importante, pois quando a empresa investe em inovação e obtém sucesso aumento o seu faturamento e ela passa a ter acesso aos novos mercados tendo mais lucros.
6- Walter Quintino Nunes, 42 anos - gerente financeiro
Ela é importante para o desenvolvimento de novos clientes,novos mercados, é uma forma de gerar novos valores se diferenciando de seus
...