TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  2.648 Palavras (11 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

A comunicação não é mais apenas um adendo importante na Teoria das Organizações. Ela é uma ciência a parte uma área de conhecimento independente.

Assim com este trabalho procuraremosbuscar umentendimento mais claro do que significa comunicação e identificar um modelo básico de como ela opera.

A comunicação esta para a organizaçãoassim como a corrente sanguínea esta para o corpo humano.

Concentraremos-nos na visão do físico e filosofo David Bohm no que diz respeito a dialogo e à comunicação e nos quatro elementos fundamentais da comunicação gerencial ou organizacional de Peter Drucker.

Se formos capazes de manter nossas mentes abertas e não ficarmos atrelados a modelos mecanicistas de comunicação, então nos daremos conta de sua complexidade, pois sua grande função é aproximar universos.

Comunicação: Conceito

Popularmente costuma-se dizer que comunicar-se é algo fácil. Afinal todo mundo fala com todo mundo e meios de comunicação, calçados em modernas tecnologias, estão cada vez mais aperfeiçoados, interligando organizações e pessoas de todos os pontos do planeta.

Entretanto isso cria uma falsa impressão. Somente quando concentramos nossa atenção é que percebemos que nosso problema não apenas comunicar-se, mas comunicar-se bem, com eficácia. assim ,podemos definir comunicação como o processo de transferir informação,significado e compreensão ,de um emissor Para um receptor.

A comunicação pressupõe a existência de cinco componentes e quatro ações. As ações abrangem: a codificação da informação, o Ato de enviar, o recebimento e a decodificação da informação.

Os cinco componentes incluem: o emissor da informação, a mensagem, o meio utilizado, o ruído e o receptor.

Um Modelo Básico de Comunicação

O Emissor origina a mensagem ao construí-la. O Emissor envia a mensagem através de um meio. Um Meio corresponde à forma de transmissão. Exemplos: palavras faladas,fax, memorandos, vídeos. O receptor então decodifica a mensagem,isto é,interpreta.Nesse processo é comum que ocorram interferências tais como(telefonemas,reuniões não planejadas, visitas) e que chamamos de ruídos.

Somente através de uma opinião é que o sentido correto pretendido pela mensagem poderá ser restabelecido.

Esse modelo básico de comunicação pode-se dizer que é universal, o que significa afirmar que ele é aplicável sempre que ocorrer um processo de comunicação, independente da cultura ou organização.

Formas de comunicação

A comunicação pode se dar de uma forma verbal ou não verbal. Cada uma dessas formas e suas peculiaridades devemos conhecer bem para evitar possíveis falhas e tirar o máximo de proveito.

Comunicação Oral

Quando falamos em comunicação verbal pensamos no aspecto oralidade, na palavra falada. Entretanto verbal significa o uso da linguagem, seja escrita ou falada.

Comunicação Oral

É a mais comum das interações humanas, em uma relação face-face dificilmente alguém da às costas e deixa o outro falando sozinho. A tendência é que ouça com maior ou menor atenção. Ela tem maior flexibilidade, tanto para o emissor quanto para o receptor pode ser transmitido de formas variadas e interpretado de formas diversas, que não tem nada haver com as intenções do emissor.

Comunicação Escrita

Em linguagem escrita, como: cartas, memorandos, e-mail, a possibilidade de que ocorra uma interpretação errônea por parte do receptor é reduzida.

É lógico que a interpretação pode ser diferente do que o emissor desejava, mas não há nenhum questionamento em relação às palavras e expressões usadas pelo emissor, pois estão gravadas. Entretanto há outros elementos que complicam o processo de comunicação escrita.Por exemplo: sabemos que escrever bem é uma arte que nem todos dominam com proficiência.Assim o grau de flexibilidade e adaptabilidade da comunicação escrita é muito menor se comparada a oral.

Comunicação não verbal

Especialmente nas comunicações interpessoais, diretas, face-face, a comunicação não verbal-istoé, a forma como você veste, diz as palavras, olha para o interlocutor/receptor, a distância que você tem do mesmo, tem um peso expressivo.

A comunicação no contexto organizacional

As organizações apresentam características especificas e que irão afetar como a comunicação ocorre.

Todas as organizações:

• São compostas por indivíduos e grupos;

• São orientadas para busca por objetivos;

• Apresentam funções diferenciadas;

• Dispõem de um coordenador;

• Buscam a perpetuidade

Diante dessas considerações vamos nos concentrar em dois tópicos: as direções dos fluxos de informação na organização eos canais de comunicação.

Direções de fluxo de informação

• Comunicação de cima pra baixo: provinda dos níveis organizacionais mais elevados para a base da organização, dos autos executivos para a gerência intermediária; ou desta para o nível de supervisão ou de operações.

• Comunicação de baixo pra cima: informações ou sugestões que partem da base, dos empregados, para a supervisão e gerência intermediária e desses para o corpo diretivo superior;

• Comunicação lateral: esta se da entre níveis iguais de hierarquia, entre departamentos, entre gerentes das diversas unidades.

A comunicação organizacional descendente normalmente se da em relação à discussão sobre metas, objetivos, estratégias, decisões e opinião. A ascendente focaliza informações,sugestões,questionamentos,problemas e solicitações de esclarecimentos.A comunicação lateral,por sua vez,normalmente esta centrada na troca de informações.

Canais de comunicação

Fundamentalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com