CUSTO DOS CUSTOS DA COMPANHIA PODE SER TOMADO PARA SUA MELHOR ADMINISTRAÇÃO?
Tese: CUSTO DOS CUSTOS DA COMPANHIA PODE SER TOMADO PARA SUA MELHOR ADMINISTRAÇÃO?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evenymelo • 7/4/2014 • Tese • 638 Palavras (3 Páginas) • 456 Visualizações
2 - O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRIBUIR PARA SUA MELHOR GESTÃO?
Como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para a reversão do quadro? O conhecimento é o principal fator de produção do século 21. Consoante a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), o conhecimento gera 55% da riqueza mundial. Segundo Peter Drucker, na Sociedade da Informação, os grandes ganhos de produtividade advirão das melhorias na gestão do conhecimento. O âmbito de atuação da gestão do conhecimento é local, no nível de cada organização. Assim, é essencial que as organizações realizem investimentos continuados em capacitação, mudanças culturais, criação de comunidades de práticas e implantação de programas que contribuam para aproveitar e gerir o conhecimento dos seus colaboradores. Além disso, elas devem criar e desenvolver condições de trabalho favoráveis à aprendizagem organizacional. Essa aprendizagem pode ser facilitada com a realização de ações para a criação, compartilhamento, cooperação e participação dos colaboradores – requisitos que levam à construção de organizações onde o indivíduo pode sentir-se seguro e mobilizado para compartilhar informações e conhecimentos. Vários autores (Brucker, 1993; Davenport et al., 1996; Staples et al., 2001; Holsapple, 2008, etc.) afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
Vantagem competitiva em relação à concorrência
Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
Rápida comercialização de novos produtos
Aumento do valor das ações
Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais
Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações
Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.
3 - CONCEITOS RELACIONADOS AOS TEMAS GECON, ABC E RKW.
Aqui está uma grande diferença entre o ABC e o GECON: enquanto que no primeiro os custos indiretos são distribuídos aos objetos de acumulação (atividades, produtos e clientes são os mais usuais), no GECON o custo da mão-de-obra é considerado fixo e só identificável à área, não sendo apropriado a produtos ou clientes individuais. Para o GECON a utilização dos direcionadores de custos para identificá-los às atividades, no primeiro estágio, e aos produtos e clientes, no segundo estágio, é considerada rateio e, portanto, não deve ser feita.
A seguir mostra-se os passos para a utilização do Custeio ABC, que permitirão o cálculo do custo das atividades e dos
...