Caso Gol
Pesquisas Acadêmicas: Caso Gol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JosiGomes • 10/6/2014 • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 996 Visualizações
Gerência Empresarial
GOL Linhas Aéreas Inteligentes: Comunicação 360 Graus
1 - Dentre as ações de comunicação realizadas pela GOL para construir a marca, qual você acredita ter sido a mais importante. Justifique sua resposta.
Acreditamos que esses são os pontos relevantes para a construção da marca.
Criação da identidade visual da empresa, o nome Gol que foi escolhido pelos dirigentes da companhia, levando-se em conta alguns pontos: deveriam ser simples, curto, fortes e vibrantes foco no modelo de empresa de custos altamente competitivos e a questão da empresa transmitir simplicidade e democratização; equilíbrio entre institucional e varejo, tendo trabalhado com patrocínios e ações sociais.
Temos também que ponderar o ponto de que além do descrito acima tinha que ser um nome totalmente brasileiro e de fácil apelo popular em todas as classes, como brasileiro é apaixonado por futebol a marga Gol seria totalmente aceita pelos brasileiros, alem de demonstrar o interesse da empresa em dar foco a passagens aéreas com baixo custo e qualidade ao mesmo tempo.
2 - Cite outras marcas que invistam em comunicação ‘’360 graus’’ utilizando exemplos.
Em 1902, devido ao enorme sucesso do produto, Bradham resolveu dedicar-se a expansão e desenvolvimento do refrigerante, registrando sua patente e fundando a Pepsi Cola Company oficialmente no dia 24 de dezembro. No mesmo ano, surgiu a primeira nota publicitária no jornal New Bern Weekly. Os jornais da época anunciavam a PEPSI como saborosa, revigorante, não prejudicial e que auxiliava na digestão. A empresa em apenas pouco tempo de operação, conseguiu vender aproximadamente 30 mil litros em casas de refrescos locais. Dois anos depois a empresa mudou-se da pequena farmácia de Brad para uma fábrica maior em conseqüência da alta demanda pelo produto. A nova fábrica passou a concentrar todas as operações de engarrafamento da PEPSI-COLA, que na época era comercializada em garrafas de 177 ml. Em 1905, a PEPSI concedeu a primeira franquia de engarrafamento para a empresa Charlotte and Durham, localizada na Carolina
do Norte. No ano seguinte a empresa já contava com quinze franqueadas nos Estados Unidos, atingindo produção de 150 mil litros de xarope anuais.
-
A PEPSI se tornou uma das primeiras empresas a substituir os veículos de entrega, carroças puxadas a cavalos, por veículos motorizados em 1908, modernizando assim seu sistema de distribuição. A Segunda Guerra Mundial fez com que a empresa vivesse uma situação financeira delicada, estando à beira da falência em 1923, obrigando Bradham a vendê-la por US$ 30 mil dólares para a empresa Craven Holding Corporation. Depois disso, Brad reabriu sua drogaria e voltou a trabalhar como farmacêutico. No ano seguinte, Roy C. Megargel, um corretor de Wall Street, adquiriu após muita negociação a marca PEPSI-COLA por US$ 35 mil, formando assim a Pepsi Cola Corporation. Porém, a troca de comando não adiantou para evitar uma nova crise financeira em 1931, em plena Grande Depressão Americana, quando a empresa foi novamente vendida, desta vez para a Loft Candy Company. O então presidente da nova proprietária, Charles G. Guth, tratou de reformular totalmente a bebida.
Em 1934, além de iniciar a venda de seu produto internacionalmente, começando pelo Canadá, onde a marca estava registrada desde 1906, introduziu no mercado a garrafa de 12 onças por apenas cinco centavos de dólar, o mesmo valor pago por 6 onças que era o padrão da concorrência na época. As vendas iniciaram na
cidade de Baltimore e o produto foi um sucesso instantâneo. Em plena depressão americana as vendas explodiram nacionalmente, ajudando a empresa a enfrentar até com certa tranqüilidade este período tão difícil. Nesse mesmo ano ocorreu a morte de Caleb Bradham, inventor da bebida, aos 66 anos de idade.
No ano de 1938, Walter S. Mack assumiu o comando da empresa e a PEPSI entrou de vez na era do marketing. As operações cresceram rapidamente no início dos anos 50, e a PEPSI lançou novidades como a introdução das garrafas PET (tamanho família), a versão dietética do refrigerante, as latas de alumínio, que estrearam no mercado em 1967, e investiu maciçamente em publicidade, para acabar com a imagem de “cola de cozinha” e o estigma de refrigerante barato visto pelos consumidores. O futuro estava garantido. No final dos anos 70, a marca travou a famosa “Guerra das Colas”, uma disputa que começou publicitariamente entre a PEPSI e a Coca-Cola pela disputa do mercado americano. Nas décadas seguintes, com a forte internacionalização da marca, o refrigerante foi lançado em sabores e versões que se adaptavam à cultura e aos hábitos dos países em que era comercializado. A maior parte dessas versões foram lançadas em forma de edição limitada, isto é, permaneceram no mercado em temporadas que variavam de três a doze meses.
A LINHA DO TEMPO
1964
● Lançamento da Diet Pepsi, primeiro refrigerante dietético americano,
uma nova bebida feita a partir da fórmula original, com baixas calorias, mas de sabor idêntico. O produto passaria por uma total reformulação em 1984, passando a utilizar o adoçante Nutrasweet (aspartame) em sua fórmula.
1970
● Inovou mais uma vez ao lançar a embalagem de 2 litros no mercado.
1975
● Lançamento da Pepsi Light, um refrigerante com pequeno sabor de limão, visando o público que desejava mais opção diet do que somente a DIET PEPSI.
1978
● As embalagens com 12 latas (12-Pack Cans) são introduzidas no mercado.
1982
● Lançamento da Pepsi Free, primeiro refrigerante do mercado sem adição de cafeína. Atualmente o produto é conhecido como Caffeine-Free Diet Pepsi.
1989
● Lançamento da Pepsi Wild Cherry, um refrigerante de cola com sabor de cereja silvestre.
1991
● Lançamento da Pepsi Raging Raspberry, refrigerante com sabor de framboesa.
1992
● Lançamento da Pepsi Crystal, um refrigerante de cola incolor. O produto
...