Comportamento Organizacional
Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: separowic • 21/4/2013 • 810 Palavras (4 Páginas) • 513 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com os conteudos buscados nos livros e sites referente ao assunto. Destaca-se uma comparação com a definição dos autores GERALDO R. CARAVANTES e STEPHEN P. ROBBINS, que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne efetiva, eficiente e eficaz.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione. Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.
CAPITULO 1
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
“É um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (Robbins, 1999, p.6).
O Comportamento Organizacional se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais e tecnológicas. Com foco no estudo do comportamento humano, dando ênfase em ações e atitudes de cada individuo. Visando atingir a cidadania organizacional.
Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação específica, estabelece resultados. Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.
Identifica-se especificamente com estudo de pessoas (grupos) e interações nas estruturas organizacionais. Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a efetividade eficácia e eficiência no trabalho.
A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente e liderança.
Fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoal mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto-chave para a inovação e mudanças.
O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações; o comportamento Organizacional é aplicado supostamente para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, cautela nas palavras e em ações é excepcional. Ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes.
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GERALDO R. CARAVANTES X STEPHEN P. ROBBINS
Segundo o autor Geraldo Caravantes, Comportamento Organizacional é uma área que estuda o comportamento de funcionários dentro de uma empresa, afim de detectar suas ações no ambiente de trabalho.
Deve se preocupar em estudar o comportamento, atitudes e o desempenho do trabalhador, as percepções e sentimentos.
Devemos também estudar o ambiente em si, os recursos humanos e seus objetivos. Os efeitos dos trabalhadores sobre a empresa, na sua eficiência, eficácia e efetividade.
Geraldo Caravantes, também mostra que devemos compreender melhor essa definição, quando a Organização formal, ainda que importante, é apenas uma de suas preocupações, incluindo a forma de estudar seus indivíduos, grupos e o ambiente de trabalho. E que a partie de uma visão sistêmica, procura estudar as inter-relações e interdependências no que já foi citado anteriormente. E se quisermos entender de Comportamento Organizacional, necessitamos estudar com mais atenção as chamadas Ciências Comportamentais, como psicologia, sociologia, antropologia
...