Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lopesilva • 28/5/2014 • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 274 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Tomando-se por base o contexto atual, onde o comportamento organizacional e as técnicas de negociação adequadas contribuem para a permanência de negócios, identificamos um período de constantes mudanças e transformações ao redor do ambiente organizacional em que nos encontramos, onde muitas vezes somos afetados por pressões que muitas vezes chegam a afetar o nosso desempenho.
Compreender o processo de mudança é fundamental para a sobrevivência da organização. Atualmente as empresas vivem em processo de negociações durante seus processos de mudança seja ela a mudança referente a localidade, a novos gestores, a novos clima organizacionais. O fato é que as empresas se envolverão muito com a negociação.
Segundo Berley (1984) a negociação é um processo em que duas ou mais partes com interesses comuns e anatômicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explicita com o objetivo de alcançarem um acordo.
Iremos a partir de agora embargar em um grande desafio, desafio este que vai nos levar para um elevado conhecimento referente a pratica, e ira nos propiciar em como apresentarmos estratégias para uma boa negociação, para que assim consigamos entender os contextos que envolvem o ambiente interno e externo, a comunicação e sua importância na negociação e por fim estarmos aptos para solucionarmos futuros conflitos que encontrarmos no cotidiano.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Mapeamento da Associação de Moradores
Histórico: A Associação de Moradores Belo Campos é uma entidade sem fim lucrativo foi criada no segundo ano após a formação da Cidade Boulevard, no interior de São Paulo. Ela é composta por cinco moradores: Carlos Henrique, presidente; Helena Soeiro, Vice-presidente; Silvana de Souza, secretaria; Valdeci Cunha, tesoureiro e Washington Azevedo, diretor social.
Missão: A Associação tem como missão representar e reivindicar junto á comunidade, através de ofícios suas principais evidencias e necessidades. Atua na melhoria dos instrumentos sociais da comunidade tais como saneamento, saúde, segurança publica, de modo a trabalhar para elevar a qualidade de vida de toda a sua comunidade.
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
2.2 Mapeamento Da Gravadora
Missão e Visão:
Desenvolver negócios eficientes, impulsionando a indústria da musica, de forma criativa, investindo em pessoas, conhecimento relacionamento e tecnologia.
Valores:
Integração- Capacidade de integrar nossos fornecedores, parceiros e ouvintes.
Moral- Moral e Ética com pilares em todas as negociações.
União- A união faz a força. Somos unidos como uma grande família.
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos. Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável.
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2.3 Mapeamento da Prefeitura
A Prefeitura foi criada em 15 de Abril de 2009, desde o inicio da formação da cidade no Interior de São Paulo, ela é a sede do poder executivo. Ela é responsável pela regulação do exercício de ofícios, regulação do comercio e criação de gerencias.
A Prefeitura impôs acompanhar a negociação entre as partes dentro do prazo pré-estabelecido em duas etapas: 20 dias – reunião prévia e 45 dias – negociação final.
Acompanhante- Prefeita Lidiane Albuquerque.
Objetivo: Acompanhar a negociação entre a Associação e a Gravadora.
3 HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
Diante as informações vamos mapear as habilidades essenciais dos negociadores, segundo um modelo bastante conhecido o famoso Modelo de Jung, um dos maiores estudiosos do comportamento humano.
Assim ao mapearmos e definirmos o Estilo de ambos as partes envolvidas será possível entendermos suas possíveis atitudes e impulsos. Oque nos da uma possibilidade de definir melhores táticas para serem utilizadas na negociação. Resultando em uma melhor capacidade de percepção evitando futuros conflitos.
Modelo de Jung: Características e Táticas usadas na negociação
Líder: Carlos Henrique
Estilo: Características: Táticas Usadas na negociação:
Restritivo Não
...