Comportamento Organizacional
Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: escubi • 7/6/2013 • 3.876 Palavras (16 Páginas) • 709 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO............................................................................................................04
1 CAPÍTULO 1 05
2 CAPÍTULO 2.............................................................................................................07
3 CAPÍTULO 3 12
4 CAPÍTULO 4 13
5 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico consiste em mostrar o comportamento organizacional, levando em consideração o material de estudo PLT e dois Autores Chiavenato e Ana Cristina Limongi.
Nas grandes empresas, onde, problemas e a solução dos mesmos se tornaram indispensáveis e consequentemente viraram rotina no dia a dia do colaborador, uma pessoa que resolva o mesmo tem sido sem duvidas indispensável, pessoas que com eficiência e eficácia resolvam os problemas demonstrando liderança entre outras qualidades que os diferenciarão dos demais colaboradores da organização.
Neste trabalho Vamos falar mais sobre as definições de CO e inovação dentro da empresa.
Em um mundo globalizado de competição acirrada nas organizações, tornar-se mais produtivo o tema eficiência e eficácia. E, ao falar em produtividade, inevitavelmente devemos levar em consideração os conceitos mais amplos de eficiência e eficácia. A palavra eficiência tem origem no termo latim efficientĭa e refere-se à capacidade de dispor de alguém ou de algo para conseguir um efeito determinado. O conceito também costuma ser equiparado com o de ação, força ou produção. Por outras palavras, a eficiência é o uso racional dos meios dos quais se dispõe para alcançar um objetivo previamente determinado. Trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certa a coisa, e não fazer a coisa certa. Da capacidade de alcançar os objetivos e as metas programadas com o mínimo de recursos possíveis e tempo, conseguindo desta forma atingindo o seu propósito.
Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo. Como diz o Paulo Sandroni, em 1996, resume bem essa ideia: “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.
CAPITULO 1
1. –(ETAPA 1) Definição de CO
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
Partindo da premissa de que a empresa é um sistema social, formado primariamente por pessoas, sentimentos e motivações, o comportamento organizacional tem como objetivo compreender esse sistema social, denominado organização, do ponto de vista formal e informal, bem como entender os mecanismos que influenciam o comportamento individual e coletivo.
O estudo do comportamento individual ensina que, diante de uma mesma situação, dois indivíduos podem demonstrar comportamentos totalmente diferentes. Para lidar com essa diferença individual, é preciso conhecer os fatores que influenciam o comportamento individual: personalidade, inteligência aptidões, percepção, atitudes e variáveis biográficas.
O comportamento coletivo corresponde ao comportamento dos grupos e das equipes. Além de conhecer os motivos que levam à formação dos grupos, é interessante também entender o processo de formação dos mesmos, a fim de que a empresa possa implantar ações gerenciais que auxiliem na otimização do processo, minimizando os pontos de gargalo e na obtenção de melhores resultados.
1.1 -COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - VISÃO SISTEMICA
1.1.2– Segundo Chiavenato (2010), o estudo do comportamento organizacional retrata a contínua interação entre pessoas e organizações que se influenciam reciprocamente, no sentido de propiciar o crescimento e o desenvolvimento segundo suas potencialidades. Concluindo que para mudar a estrutura organizacional é necessário primeiramente mudar a cultura desta organização, isto é, mudar os sistemas dentro dos quais as pessoas trabalham. Fazendo com que os envolvidos se sintam confiantes dentro da organização, independente do nível hierárquico, além de criar um envolvimento entre nos resultados, metas e objetivos.
1.1.3- Segundo Ana Cristina Limongi-França (2011) o conceito de comportamento organizacional é manter uma visão integrada das pessoas, dentro de suas expectativas em relação ao trabalho desenvolvido, clareza entre o que a pessoa quer da empresa e o que a empresa quer da pessoa, distinguir perfis e grupos de personalidade, equipes e liderança, processos de cooperação, competição e apatia, valores, entre outros. Tais conceitos podem ser tratados de forma integrada aos modelos, processos e práticas da vida nas empresas; daí a importância de conhecer os aspectos comportamentais integrados aos aspectos administrativos.
1.2 - As teorias organizacionais descrevem como funcionam as organizações, e como sintetizar as ideias comuns, entendendo
...