Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LalyssaPH • 20/8/2013 • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 348 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho nos traz um conceito sobre comportamento organizacional, segundo o PLT e o autor Robert Vecchio que comparando as definições sobre comportamento organizacional, pode-se notar a grande atuação do ser humano nas organizações, tornando-a mais eficiente. Dessa forma é possível resolver problemas de acordo com sua eficiência e complexidade sem aniquilar o sistema, ou seja, resolver os problemas, para que tudo funcione.
COMPORTAMENTO ORZANIZACIONAL
As organizações estão ligadas totalmente com as pessoas, é a união com o ser humano que faz uma produção ter um bom desempenho e uma ótima qualidade. É a união dos dois lados, o ser humano e a organização ,é isso que o comportamento organizacional vem buscando ,obtendo-se, um bom relacionamento entre os grupos, tendo um bom atendimento ao cliente, obtendo uma boa produtividade e lucratividade. Um grupo com ações imediatas, dinâmicos e com poder, unindo questões e ideais a serem cumpridos, tornando a empresa ativa nos negócios, na gerencia, vendas e mão de obra. Segundo os autores Robert Vecchio e Wagner e Hollenbeck, o comportamento organizacional esta envolvido com o psicológico, a personalidade de um colaborador é dos principais motivos, que influencia nas decisões dentro de uma organização. A estrutura organizacional de uma empresa é levada em conta ao se analisar uma situação. A preocupação com o ser humano é importante para que uma organização seja mais eficaz. O comportamento organizacional analisa o comportamento do ser humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro de um ambiente empresarial. A estimulação de um indivíduo deve ser com diálogo e ações imediatas para a resolução dos problemas ou mesmo para algumas mudanças consideradas positivas, para que dessa forma não se acarrete um provável stress. Para não interferir no desempenho do profissional. Comparando os autores, o ser humano é a principal preocupação, e com isso pode-se dizer que o diálogo é a resolução dos problemas, sem comprometer o bom desempenho psicológico, gerando o comprometimento do individuo e com isso é claro um bom crescimento da organização.
VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA
Na estrutura organizacional é necessário analisar a visão sistêmica e a questão da mudança, para que a mesma funcione de maneira satisfatória. O ser humano é um sistema, formado por vários subsistemas, e a interdependência é acentuada, pois ao passo que ocorra uma lesão em uma parte do subsistema, poderá ocasionar o não funcionamento do sistema geral. Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema. Visão sistêmica, é a visão de um todo, não envolve apenas um ponto, mas é uma análise geral de uma organização, tanto a estrutura, como também as pessoas que fazem parte dela. Para analisar o comportamento de uma organização e a quem faz parte dela, é importante que se analise primeiro o objetivo do sistema. A visão sistêmica tem que ser global. Os problemas podem sim ser analisados isoladamente, mas, entretanto são problemas sistêmicos, estão interligados. Para esse pensamento há uma finalidade, estudar os problemas por parte, sabendo-se que uns são mais complexos que os outros. Em relação à mudança é preciso ter em mente, que ela está presente em tudo que nos cerca, é da natureza humana mudar, buscar algo novo. Para todo negócio é necessário analisar o que é mais importante para ser modificado, colocar em ordem de prioridade. Existem organizações que inovam, fazem acontecer, mesmo que muitas vezes corram riscos,e há aqueles que se acomodam,preferem não mudar, achando sempre que pode perder, pois vivem de incertezas. Para que ocorra uma mudança é preciso transmitir essa necessidade de inovar, procurar o melhor. Uma das coisas muito importante para a mudança é o diálogo, procurando saber quais os benefícios e as vantagens para mudar. Mas há uma preocupação no processo de transformação, pois a mudança é um enigma, mesmo com um bom planejamento, uma boa comunicação é um risco que se assume. Por isso é muito importante que a organização tenha um equilíbrio e muita cautela na hora de inovar. É preciso também que haja um líder, disposto a assumir as consequências dessa mudança. É importante que esse líder se uma a alguns colaboradores que somem forças e vontade para iniciar seu processo de mudança. Com isso vemos que a sociedade e o mercado são os maiores incentivadores da mudança.
TRABALHO EM EQUIPE E A LIDERANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO
O trabalho em equipe deve ser feito com a união efetiva de todos os indivíduos. Se todos os membros não entrarem em consenso comum, acabará não dando errado,
...