Comportamento Organizacional
Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BRANCO5 • 20/8/2013 • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RA: 440859 AMILTON SILVA LIMA
RA: 440959 PATRICIA F. SILVA
RA: 425394 GREISSON H. S.ALVARENGA
Cuiabá-MT
Abril / 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado ao curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Educacional, com a finalidade de obtenção de nota do 1º bimestre do 1º semestre, sob orientação da tutora presencial Débora de F. M. Mazur.
Cuiabá-MT
Abril / 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................03
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..............................................04
INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL......................................................................................05
TRABALHO EM EQUIPE UMA VANTAGEM COMPETITIVA.......................................08
CONCLUSÃO....................................................................................................................... ..09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................... 10
INTRODUÇÃO
O comportamento organizacional abrange situações em que o indivíduo se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. As empresas costumam se adaptar às diferenças de cada indivíduo, buscando a estabilidade e organização no ambiente de trabalho. Embora, esse comportamento de organização não afete só no núcleo dos negócios como também na vida interpessoal de cada um de seus colaboradores, a perspectiva desse conceito é de que vivemos em constante mudança e inovação, seguindo sempre os avanços do modernismo.
A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os lideres precisam também de habilidades interpessoais, não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão. As organizações não se conduzem por si mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.
O presente trabalho apresentará uma discussão sobre o comportamento organizacional em mudanças e inovações nas organizações.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa, definido como Comportamento Organizacional, segundo Karla Sampaio, no texto sugerido para leitura na montagem da ATPS.
O artigo analisa o contexto sobre o comportamento humano, pontuando as varias situações possíveis para entender as relações de causa e efeito, ou seja, são consideradas as variáveis relacionadas com o ambiente, a personalidade, tecnologia e cultural para entender o comportamento humano no trabalho. Entretanto, há necessidade de uma analise criteriosa, pois pessoas são diferentes, isso revela que administrar uma empresa envolve muito mais que gerenciar. Não sendo, no entanto, o bastante planejar, organizar e controlar, mas também conhecer técnicas que solucionem os problemas já citados que afetam os indivíduos e as equipes na organizações.
Utilizando o PLT Comunicação e Comportamento Organizacional de autoria de Geraldo Caravantes, escolhemos dois autores sobre o assunto Comportamento Organizacional e comparamos as suas definições: Peter Senge definiu o conceito de "Organização de Aprendizagem" (Learning Organization), a qual é composta por um grupo de pessoas que procuram, em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro. Em sua definição, a palavra aprendizagem não significa apenas incorporar informações, mas implica mudar indivíduos para que eles se tornem capazes de realizar aquilo que eles pensam realizar. Peter Senge propõe cinco componentes como integrantes da organização de aprendizagem.
Paulo Freire (1997) aborda a diferença entre treinar e educar, descrevendo que treinar é aprender as técnicas e habilidades necessárias para determinado fim, enquanto que educar é muito mais do que isso, "não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção
...