Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatrizlimeira • 12/9/2013 • 1.939 Palavras (8 Páginas) • 658 Visualizações
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
Administração
Comportamento organizacional
Alunos
Allyne beatriz barros de Souza RA: 423299
Kelly Beatriz Costa dos Anjos Limeira RA: 433856
Marcelo Ferreira dos Santos RA: 407540
Ciencias Contabeis
Antonio Carlos dos Santos Junior RA:406436
Professor EAD
Profª Ma. Yaeko Ozaki
Professor tutor EAD
Ana Patrícia de Lelis Gomes Barbosa
Polo de Apoio Presencial: Icaraíma/Pr
2013
Sumario
Introdução____________________________________________________________1
Capitulo 1____________________________________________________________2
Comportamento organizacional: definições
Peter Drucker & Derek Pugh: Tematica e comparação
Quadro comparativo Sistemas abertos e fechados
Capitulo 2____________________________________________________________4
Conceito da inovação: entrevista e definição
Capitulo 3____________________________________________________________7
Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva
Capitulo 4____________________________________________________________8
Percepção e comunicação
Conclusão____________________________________________________________9
Referencias bibliográficas________________________________________________
Introdução
O comportamento organizacional (CO) é uma área do conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento, esta voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
O conceito de comportamento organizacional destaca no grupo o ético, profissional e pessoal de cada individuo para que o mesmo alcance os objetivos e metas sugeridas pela organização.
Empresas preocupadas com o bem estar de seus colaboradores tende a crescer continuamente, logo, alcançando o seu propósito, ao valorizar sua mão de obra, ganha o individuo como pessoa, a empresa no mercado de trabalho, o país como um lugar para se investir, enfim um todo.
Contudo, podemos afirmar, que uma organização que foca não apenas no seu crescimento, mas em todos, unindo os esforços para fazer-se sólida ganha muito mais do que qualquer outra que não usufrui desse método.
Capitulo 1
Comportamento organizacional: definições
O comportamento organizacional é a área da administração que tem como foco avaliar impacto que indivíduos possuem sobre uma empresa, exerce função significativa na vida das pessoas, influenciam necessidades e motivos num grupo tanto na mesma organização quanto fora dela.
Estão caracterizados pelo seu empenho e complexibilidade, tendo em vista superar desafios e pressões sociais, econômicas, culturais, políticos e tecnológicos. Com objetivo sempre de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e promover cidadania organizacional.
Explicação, previsão e controle de comportamento humano são seus maiores propósitos, referem-se à identificação das causas e razoes que iram determinar fatos, fenômenos e acontecimentos, direcionam foco em alcançar resultados futuros através de ação planejada e específica, e também busca monitorar o comportamento humano implicando no alcance de metas com o propósito de gerar eficácia.
Possuem variáveis, é estas, estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Os principais desafios no uso do comportamento organizacional são os de buscar qualidade dos produtos de uma empresa e aumentar sua produtividade cortando custos, melhoras das habilidades humanas como motivação, liderança, treinamento, comunicação eficiente, entre outros. Oferecendo a esses indivíduos crescimento profissional e maior flexibilidade para que vida profissional e pessoal não se choque, dando estabilidades aos colaboradores, mantendo motivação e competitividade saudável, promovendo à ética estimulando a inovação e a mudança e fortalecendo-os e administrando de forma correta a diversidade num grupo de pessoas.
O profissional carrega a responsabilidade de manter o ambiente de trabalho harmônico para usufruírem de máxima produtividade, que é o fruto do bom uso do sistema de comportamento organizacional.
Peter Drucker & Derek Pugh: Temática e comparação
Peter Drucker define organizações como ficções legais, e, portanto que são os indivíduos que atuam em tais organizações e efetivamente desenvolvem fazendo com que sejam eficazes eficientes e efetivas. Também mostra que para Drucker, organização formal ainda que importante é apenas uma das preocupações, ele inclui entre seus objetos de estudos indivíduos os grupos e os ambientes onde opera a organização, e com uma visão sistêmica procura estudar as inter-relações e inter-dependencia.
Derek Pugh, o estudo da estrutura do funcionamento e ao desempenho das organizações de grupos individuais define a opinião do autor inglês. Antes da proposta de Pugh a definição contempla tanto o campo macro-organizacional quanto micro-organizacional. Dereck busca respostas sempre em níveis diferentes na política da organização, ambiente externo etc.
Resumindo,
...