Comportamento organizacional
Seminário: Comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardosp1989 • 9/11/2013 • Seminário • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 369 Visualizações
ETAPA Nº 1: Comportamento Organizacional
O que vem a ser Comportamento Organizacional?
Hoje ninguém duvida de que as organizações necessitam conhecimentos de finanças, de marketing e produção, só pra exemplificar algumas áreas, para terem êxito em suas atividades. Mas por que Comportamento Organizacional? Qual sua impotância na performace das empresas? Se um empresa tem um produto razoavelmente bom, não será tal produto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha uma força de trabalho muito contente, motivada e realmente engajada no trabalho? A resposta a tal questionamento é: “talvez no curto prazo”. Mas no momento em que pensamos já no médio prazo, é a força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação e uma produção constante de qualidade . E é aí que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta a área coberta pelo que se chama de Comportamento Organizacional.
Conceito de Comportamento Organizacional.
O CO (Comportamento Organizacional) consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Definições de CO.
Derek Pugh: Este conhecido autor ingles desta área define Comportamento Organizacional como: “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.
John Ivancevich: “O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções , sentimento e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficacia e efetividade”.
Contribuições interdisciplinares.
O Comportamento Organizacional trate-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais, como as listadas abaixo:
Psicologia: ajuda os praticantes de CO a compreenderem os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica dos pequenos grupos.
Psicossocial: as teorias psicossociais explicam o comportamento dos grupos, poder, liderança, conflito, o stress no trabalho e a avaliação de desempenho.
Sociologia: a sociologia afeta o CO especialmente no nível macro, o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança.
Antropologia: esta ciência contribui para uma análise culturaldo conflito.
Ciência Política: contribui especialmente para um melhor entendimento do poder; como este de distribui na organização.
Principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos.
-Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa
-Melhoria das habilidades humanas: motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc.
-Administrando a diversidade da força de trabalho: Um dos desafios mais importantes e abrangentes. Diz respeito à raça, etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos, e homossexuais.
-Respondendo à globalização: Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas.
Fortalecendo as pessoas: Emporwement - Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciadas .
-Estimulando a inovação e a mudança: Organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade , ou estarão fadadas à morte.
-Lidando com a “temporariedade” : Os executivos e os funcionários de hoje precisam aprender a lidar com a temporariedade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade, o estudo comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela.
-Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional: Atenuar a confusão entre a vida profissional e a pessoal. teletrabalho, maior flexibilidade para q possam compatibilizar os assuntos
...