Compreender o Comportamento Organizacional
Projeto de pesquisa: Compreender o Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aliciasipauba • 26/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 301 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – POLO TERESINA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
INTEGRANTES:
GILNARA DE ARAUJO SIPAUBA, RA 408240
ANDRÉA DE SOUSA VIEIRA ARAÚJO, RA 430841
MAYARA RODRIGUES REIS, RA 427884
MARLÚCIA SARAIVA SANTIAGO, RA 413268
VAGMA RODRIGUES GONÇALVES, RA 421946
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ORIENTADOR (EAD): Mª.YAEKO OZAKI
TERESINA 19, ABRIL 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO TERESINA
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ORIENTADOR (EAD): Mª.YAEKO OZAKI
TERESINA, 19 ABRIL 2013
Introdução
Compreender o comportamento organizacional é um desafio necessário nos dias atuais.
Comportamento organizacional esta relacionado com um conjunto de conceitos fundamentais que geram em torno da natureza das pessoas e das organizações.
O ser humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concedem vantagens competitivas.
Na administração, existem dois conceitos que são considerados iguais para a maioria das pessoas, mas que possuem significados completamente distintos: Eficiência e Eficácia.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material) possíveis: Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo.
Capítulo 1
• DEFINIÇÃO I • DEFINIÇÃO II
O Comportamento Organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. (Autor: Chiavenato)
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. (Autor: ROBBINS)
HÁ DOIS TIPOS DE SISTEMAS, OS ABERTOS E OS FECHADOS:
ABERTO FECHADO
• È aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. E, como diz Bertalanffy, a organização é um sistema aberto, isto é, um sistema mantido em importação e exportação, em construção e destruição de componentes materiais, em contraste com os sistemas fechados de física convencional, sem intercâmbio de matéria com o meio.
Eqüifinalidade
•
Os sistemas abertos, por sua vez, podem, uma vez pressupostas algumas condições, alcançar um estado constante de equilíbrio, de modo que os processos e o sistema como um todo não chegue a um repouso estático. Ou seja: se em um sistema aberto é alcançado um estado constante independentemente do tempo, esse estado é independente das condições iniciais e depende apenas das condições atuais do sistema. Essa propriedade é denominada de Eqüifinalidade. Desse modo, a eqüifinalidade do sistema significa que certo estado final pode ser atingido de muitas maneiras e de vários pontos de partida diferentes.
• É aquele que não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e morte. Nas teorias anteriores da Administração, a organização era considerada suficientemente independente para que seus problemas fossem analisados em torno de estrutura, tarefas e relações internas formais, sem referência alguma ao ambiente externo, pois as atenções estavam concentradas apenas nas operações internas da organização, adotando se, para isso, enfoques racionalistas.
Entropia
•
Os sistemas fechados devem, de acordo com o segundo princípio da termodinâmica, eventualmente alcançar um estado de equilíbrio em que o sistema permanece constante no tempo e os processos param. O estado de equilíbrio eventualmente alcançado nos sistemas fechados é determinado pelas condições iniciais. Isso significa que a característica principal do sistema fechado é a tendência inerente à movimentação para um equilíbrio estático e à entropia. A entropia, um conceito emprestado da termodinâmica, diz respeito à tendência que todos os sistemas fechados apresentam de passar a um estado caótico ou aleatório, em que não há mais potencial para a transformação de energia ou trabalho. Assim, a organização como sistema fechado tende a aumentar a entropia com o passar do tempo, caminhando para a desordem e conseqüente declínio.
Capítulo 2
Pesquisa sobre o conceito de inovação.
Perguntas elaboradas pela equipe.
1 - Qual o conceito de inovação organizacional?
2 – Quais os objetivos e os efeitos da inovação?
3- De que forma ocorre a inovação?
Respostas
Nome: Gladston Lages
Profissão: R Diretor de controladoria
1- R= Inovação organizacional é o processo que busca desenvolver um novo método organizacional ou de gestão das práticas de negócios de uma empresa. De outra forma, inovação organizacional é busca novas idéias que impliquem em
...