Comtabilidade
Tese: Comtabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MaricotaHMT • 5/11/2013 • Tese • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 257 Visualizações
6. Com relação a “ Gestão do Conhecimento ”, proposta pelos autores Nonaka & Takeuchi, qual a definição de “ Conhecimento Tácito ”e de “ Conhecimento Explícito ”?
Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. Uma das referências teóricas para a noção de conhecimento tácito é Michael Polanyi, este filósofo ajudou a aprofundar a contribuição do saber tácito para a gênese de uma nova compreensão social e científica da pesquisa.
Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas. As formas mais comuns do conhecimento explícito são os manuais, documentos e procedimentos. O conhecimento pode ser também áudio-visual. Trabalhos de arte e desenhos de produtos podem ser vistos como outras formas de conhecimento explícito onde habilidades humanas, motivos e conhecimento são externalizados.
7. Qual o significado de “ Internalização ”, “ Externalização ”, “ Socialização ” e “Combinação ”?
A internalização é a transformação de actividades externas em actividades internas. No entanto, apesar da actividade interna se desenvolver a partir de uma actividade externa, não é a sua fotocópia. Ocorrem sempre mudanças quando o externo se torna interno.A internalização fornece um meio para as pessoas efectuarem interacções potenciais com a realidade através de simulações mentais ou da imaginação sem executarem realmente nenhuma manipulação com objectos reais.
A externalização, por sua vez, transforma actividades internas em externas e é freqüentemente necessária quando uma acção interna necessita de ser “reparada” ou de ser alterada na sua escala. A externalização é também importante quando a colaboração entre algumas pessoas requer que as suas actividades seja realizadas externamente e que essas actividades sejam coordenadas.
A socialização pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, característicos de determinado meio social, do qual os indivíduos e os grupos são alvo, tendo assim como objectivo a integração do individuo na sociedade.
A combinação é uma disposição ordenada de objetos ou elementos: combinação de letras, números, cores. Conjunto de providências tomadas para assegurar o êxito de um empreendimento político ou social: as combinações são usuais em política.
8.Quais são as principais características do processo de comunicação?
As principais características do processo de comunicação são:
1 - Emissor: é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem.
a) Conceito: corresponde à idéia, ao significado que o emissor deseja comunicar.
b) Codificação: é constituído pelo mecanismo vocal para decifrar a mensagem.
2 - Mensagem: é a idéia em que o emissor deseja comunicar.
a) Canal: também chamado de veículo, é o espaço situado entre o emissor e o receptor.
b) Ruído: é a perturbação dentro do processo de comunicação.
3 - Receptor: é a etapa que recebe a mensagem, a quem é destinada.
a) Descodificação: é estabelecido pelo mecanismo auditivo para decifrar a mensagem, para que o receptor a compreenda.
b) Compreensão: é o entendimento da mensagem pelo receptor.
c) Reação: o receptor confirmar a mensagem recebida do emissor representa a volta da mensagem enviada pelo emissor (Feedback).
9. Qual o significado de “Barreiras” na comunicação?
O significado de barreiras na comunicação é para que as organizações melhorem o processo de comunicação.
10. Comente sobre as principais barreiras presente no emissor.
BARREIRAS QUE PODEM SER ENCONTRADAS NO EMISSOR:
1. Dificuldades de expressão: Muitas vezes, por não usar palavras adequadas, ou por não saber como transmitir sua idéia, a pessoa não consegue passar a mensagem. Essa dificuldade pode resultar também de diferenças culturais ou sociais – é o caso de uma pessoa que se expressa muito bem em seu grupo e encontra problemas dentro de outro grupo.
2. Timidez/Medo de expressar suas opiniões: A vergonha, o receio de falar “bobagens”, o medo de falar errado e não ser aceito, impedem a comunicação.
3. Falta de carisma: O carisma do emissor pode afetar a maneira como a mensagem é recebida. Uma pessoa com características de líder pode fazer a mais banal das mensagens parecer muito importante. Inversamente, algumas pessoas, mesmo tendo algo importante e original a dizer, não conseguem prender a atenção do receptor.
4. Escolha inadequada do receptor: Isso ocorre quando a mensagem não deveria ser dirigida àquela pessoa (por não ser a responsável ou por não estar envolvida com o assunto em questão, ou ainda por não ter como resolver ou não poder esclarecer situações, etc.).
5. Escolha inadequada do momento ou do local: O emissor atento percebe quando outro momento ou outro lugar seria mais indicado para a aceitação da mensagem.
6. Escolha inadequada do meio: Muitas vezes, a mensagem é melhor transmitida pelo telefone. Outras situações exigem uma mensagem escrita ou transmitida pessoalmente.
7. Suposições: Quando uma pessoa inicia a conversa a partir do que supõe que a outra pessoa pensa, conhece ou sabe, omitindo quaisquer preliminares, a comunicação corre o risco de não se completar.
8. Excesso de intermediários: Se o emissor não transmite a mensagem diretamente ao receptor final, as pessoas que vão dar continuidade ao processo de comunicação podem deturpar a mensagem, até de forma inconsciente.
11. Comente sobre as principais barreiras presentes no receptor.
BARREIRAS QUE PODEM SER ENCONTRADAS NO RECEPTOR:
1. Atitude de pouco interesse pelo que o outro tem a dizer: Isso leva o emissor a abreviar o assunto
...