Comunicação: Comportamento Organizacional
Artigo: Comunicação: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandobastiani • 17/12/2014 • 954 Palavras (4 Páginas) • 413 Visualizações
A comunicação é uma competência muito importante para quaisquer que seja a atividade em grupo. Sem ela, o grupo não existe e com isso, para comunicação eficaz, a informação comunicada por um indivíduo deve ser entendida pelos outros do grupo.
A comunicação possui quatro funções básicas dentro de um grupo ou organização.
A primeira é o controle do comportamento, que ocorre de maneira formal, por exemplo, normas de conduta e desempenho na empresa, ou informal, quando, por exemplo, o grupo se queixa de um membro pelo seu comportamento agressivo, fazendo com que o mesmo se modifique.
A segunda função é a motivação, pois a comunicação a favorece por esclarecer a qualidade de seu desempenho e o que fazem para melhorá-lo, informando ao funcionário as diretrizes da empresa fazendo com que o mesmo se sinta participativo no processo.
A terceira é a expressão emocional, que se refere a sentimentos e satisfação das necessidades sociais, interação social.
A quarta e última é a função de informação, pois a comunicação auxilia na tomada de decisão fornecendo as informações necessárias para a ação do grupo.
Vale ressaltar que dentro das organizações, as quatro funções apresentam o mesmo grau de importância.
A comunicação pode apresentar três direções: a Descendente, a Ascendente e a Lateral. A Descendente diz respeito à comunicação realizada dos níveis mais altos para os níveis mais baixos, por exemplo, a empresa manda para a casa dos funcionários uma carta informando sobre a nova política de licença médica da empresa. A Ascendente é a que se dirige aos níveis mais altos do grupo ou da organização, por exemplo, ideias de funcionários aos executivos sobre possíveis melhorias dentro da empresa. A Lateral ocorre quando a comunicação ocorre entre membros de um grupo no mesmo nível hierárquico.
Existem três métodos básicos para a comunicação interpessoal dentro de um grupo: a comunicação escrita, a oral e a não verbal.
A comunicação oral é o principal método para a transmissão de mensagens. A principal vantagem da comunicação oral é a rapidez e o feedback. Porém as mensagens desse método, ao serem passadas por várias pessoas dentro de um grupo, podem sofrer distorções, prejudicando o sentido real da mensagem.
A comunicação escrita engloba memorandos, carta, e-mails, fax, jornais internos, entre várias outras formas que transmita a mensagens em linguagem escrita ou em códigos/símbolos. As vantagens da comunicação escrita é que as mensagens podem ficar armazenadas por muito tempo, e por isso, são melhores elaboradas, de forma lógica e clara. Porém a desvantagem está no fato de consumir mais tempo e no fato de não possuir feedback.
A comunicação não verbal consiste na comunicação através de expressões corporais, ou seja, gestos, olhares, mimicas, entre outros. É importante que o receptor desse tipo de mensagem esteja sempre atento, a fim de buscar indícios do verdadeiro sentido da mensagem. Alguns pensamentos só são percebidos através da comunicação não verbal, pois através dela, o indivíduo expressa o que não está falando.
Focando a comunicação interpessoal para as organizações, criam-se alguns métodos para facilitar a comunicação, como as redes formais, as redes de rumores e os meios eletrônicos.
As redes formais ocorrem por várias pessoas de diferentes níveis hierárquicos. Esse tipo de rede geralmente é encontrado em grupos auto gerenciais, nas quais todos os membros do grupo têm liberdade para contribuir e ninguém assume o papel de líder.
A rede de rumores é considerada, apesar de ser informal, a fonte de informações mais confiável. A rede de rumores pode ser mais bem explicada como um fator que impulsiona a fofocas entre os membros de um grupo, o que pode acarretar em algo negativo, mas que não deve ser descartada
...