Comunicação E Comportamento Organizacional PLT
Trabalho Universitário: Comunicação E Comportamento Organizacional PLT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: httl • 21/10/2014 • 542 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
Capítulo 6
O novo contexto e o indivíduo: novos conhecimentos como formas de sobrevivência.
Leia, responda a 1° pergunta e formule mais duas:
1) Por que muitos jovens interpretam a escola como uma experiência fracassada?
Porque eles acreditam que a escola não prepara a pessoa para o mundo, sentem-se incapazes de enfrenatrar situações cotididianas, e também existe a questão da escola nem sempre oferecer o que os jovens querem fazer de verdade, não ensina-se a pensar, passa-se anos aprendendo apenas a decorar.
2) Defina o trabalhador do conhecimento.
É um termo usado hoje para pessoas que são valorizadas por sua capacidade de atuar sobre o conhecimento de uma dada área e comunicá-lo. É frequente que eles avancem o conhecimento geral sobre aquele assunto através de sua atividade muito focada, que inclui análise, projeto e/ou desenvolvimento. Eles usam sua capacidade de pesquisa para definir problemas e identificar alternativas. Motivados por sua especialização e experiência, eles trabalham para resolver esses problemas, no esforço para influenciar as decisões, prioridades e estratégias da companhia.
3) O que é teoria do sistema e de que forma ela colabora na aquisição de novos conheciementos?
A teoria de sistemas estuda, de modo interdisciplinar, a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação e configuração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição. O surgimento de uma teoria capaz de conceptualizar os fenômenos de uma forma mais global, tem permitido a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezs, de natureza diferente.
Capítulo 7
Personalidade e comportamento
Leia, responda a 1° pergunta e formule mais duas.
1) Você concorda com Drucker de que tanto faz ser um gerente extrovertido ou reservado? Quais as implicações de um e de outro para a atividade organizacional?
Concordo. Os estilos de liderança, sejam introvertidos, sejam extrovertidos, podem ser igualmente eficazes, contanto que estejam à frente de diferentes grupos de funcionários.
O gerente introvertido, é mais aberto às sugestões e estimula o esforço dos funcionários que se empenham em ser mais proativos. O gerente extrovertido é aquele que faz de si o centro das atenções: ele é desinibido, autoconfiante, ousado, gosta de falar e de dominar. A vantagem disso é que ele comunica uma estrutura clara de autoridade e direção, o que é muito eficaz com funcionários passivos. Entretanto, colocar um líder extrovertido para dirigir empregados dotados de iniciativa, que dizem o que pensam, pode acabar em atrito; ao passo que colocar o mesmo grupo sob o comando de um líder introvertido pode dar certo.
2) Quais os tipos psicologicos propostos por Carl Jung?
As pessoas têm diferentes características
...