TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo Sobre O 5S

Artigo: Conhecendo Sobre O 5S. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

Conhecendo sobre o "5S"

Existem cinco atividades, nomeadas em japonês, que são responsáveis pela denominação "5S". Isso porque todas elas iniciam-se pela letra "S", são elas: "SEIRI" (Classificação), "SEITON" (Ordem), "SEISO" (Limpeza), "SEIKETSU" (Normalização) e "SHITSUKE" (Manutenção).

Existem especulações sobre a origem do 5S, porém nada definitivo. Uma delas, é de que o Engenheiro Químico japonês Dr. Kaoru Ishikawa (conhecido por ser um pregador dos conceitos de qualidade total em seu país), foi o responsável por sua criação. Como o Professor Ishikawa era responsável pela criação do CCQ (Círculo de Controle da Qualidade), que popularizava conceitos de estatística aplicada à qualidade (funcionários de níveis operacionais faziam parte de seus grupos de trabalho), sua "fama" como criador do 5S foi fortalecida, mesmo não existindo nada que descreva sobre isso em seus livros.

O Japão, na década de 50, reerguia-se após a derrota na Segunda Grande, por este motivo, uma das prioridades era competir no mercado na Europa e Estados Unidos, com produtos de qualidade e preço justo. Neste momento, o 5S surgiu como uma das soluções, que tem como por objetivo promover motivação dos funcionários e otimizar o ambiente de trabalho, e como consequência, a produtividade cresce.

O Japão tornou-se uma grande potência econômica e por esta razão, atraindo organizações curiosas de outros países, que desejavam conhecer suas ferramentas gerenciais, responsáveis pelos grandes ganhos de produtividade (Qualidade Total, Sistema de Produção Just-In-Time – JIT; Manutenção Produtiva Total – TPM; Círculos de Controle de Qualidade – CCQ; o princípio de melhoria contínua – KAIZEN).

A questão é que as organizações japonesas afirmam que o 5S é a base física e comportamental para o sucesso destas ferramentas gerenciais. Assim, o 5S, tornou-se um pré-requisito de modelos de gestão por organizações de todo o mundo.

Alguns consultores ampliam o conceito do 5S para 8S e 9S, para atender organizações e profissionais que valorizam os modismos. Nem sempre as três atividades adicionais de cada metodologia coincidem, para isso, surge a de mais 7 “S”: "SHIKARI-YARO" (Determinação e União – comprometer a alta direção na implantação do 5S); "SHIDO" (Treinamento – capacitar funcionários de todos os níveis nos conceitos do 5S); "SETSUYAKU" (Economia - combate aos desperdícios); "SEISAN" (Eliminação de perdas – envolver funcionários de todos os níveis e áreas para eliminar todotipo de perda); "SEKININ" (Responsabilidade – fazer com que cada um torne-se responsável por seu local de trabalho); "SHITSUKOKU" (Persistência – ter constância de propósito, não se limitando a fazer o 5S somente no lançamento ou em vésperas de auditorias); "SHUKAN" (Hábito – praticar o 5S como um hábito, independente da carga de trabalho ou de cobranças).

Bibliografia

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/qual-a-origem-do-5s/28464/

http://www.ensinonacional.com.br/curso-de-programa-5s/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com